.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

O amor é essencial-Helena Serpa


17/01/2017 - 3ª. Feira – II semana comum - Hebreus 6, 10-20 – “ a esperança é a âncora da vida!”
 “Eu te cumularei de bênçãos e te multiplicarei em grande número”! Abraão tornou-se herdeiro da promessa de Deus e a alcançou, por meio da fé e perseverança. Por isso, a leitura de hoje nos exorta a prosseguirmos com perseverança, apoiados (as) na esperança de que Deus não é injusto e nos cumulará de bênçãos na medida em que NELE esperarmos.  Enquanto caminhamos firmados (as) nas Suas promessas há no coração de Deus, para nós, um segredo que vai aos poucos se revelando. Porém, tudo acontece no devido tempo e conforme os Seus desígnios. No mundo, os homens não põem em dúvida o juramento de pessoas que são muito importantes e poderosas, as promessas Deus e o seu juramento, no entanto, são ainda mais confiáveis, pois, são irrevogáveis. A Palavra de Deus é muito mais valiosa e poderosa do que qualquer palavra de um ser humano. Podemos, pois, manter firme a esperança, que é a âncora da nossa vida, isto é, o sustento para as nossas aspirações. Ter esperança é esperar com confiança em Deus e nele buscar alento e auxilio para as necessidades do tempo presente vislumbrando um futuro promissor. A esperança nos leva mais além das nossas previsões e dos nossos cálculos e nos garante tudo o que não conseguimos ainda enxergar ou tocar. – Você é uma pessoa esperançosa? -  Você vive o presente como um presente de Deus ou fica olhando para o passado que já foi presente, mas não volta mais? – Como você tem projetado a sua vida?


Salmo 110 – “ O Senhor se lembra sempre da aliança!”
Este salmo nos leva a ser agradecidos (as) a Deus pela Sua providência na nossa vida. Precisamos, pois, de estar firmes nesta verdade: as obras do Senhor merecem todo o amor e admiração!  A aliança que Deus fez conosco é eterna, como eterno é o Seu amor, portanto, ela não se desfaz apesar da nossa crueldade. Deus sempre nos dará a chance, para, reconhecendo a nossa limitação, colocá-Lo como centro da nossa vida. Aí então estaremos libertos da impiedade e alcançaremos o prêmio da bem-aventurança, isto é, da felicidade.

Evangelho Marcos 2, 23-28 – “o amor é essencial”
A Lei de Deus é o AMOR! Jesus, neste Evangelho, nos conscientiza a pôr o amor como lei essencial para as ações da nossa vida. No mundo e até mesmo dentro da Igreja, já nos acostumamos às normas e às regras e não percebemos que, muitas vezes, estamos sendo injustos e infratores da Lei de Deus. Tudo o que o Pai criou, Ele o fez em favor do homem, objeto do Seu Amor, portanto, dizer que “o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado” significa que a nossa sobrevivência e a caridade conosco mesmos (as) estão acima das normas que, apesar de estabelecidas para direcionar a vida do homem, quando mal aplicadas, se voltam contra ele próprio. Por isso, o Evangelho nos revela como os homens de Deus agiram na hora em que tiveram fome e precisaram de alimento. Nunca podemos nos esquecer de que a nossa vida e a nossa sobrevivência estão em primeiro lugar na escala de prioridades.    Como poderemos amar ao nosso próximo se não amarmos a nós mesmos (as)? Como poderemos alimentar o nosso próximo se não tivermos o alimento para dar?  Não poderemos dar força aos nossos irmãos e irmãs se nós mesmos (as) estivermos fracos (as). Por isso, sabiamente Jesus permitiu aos seus discípulos que arrancassem “espigas” em dia de sábado e infringissem a lei a fim de matar a sua fome. - Você também é como os fariseus que punham as regras acima do amor? – Você se admira quando vê alguém quebrando o protocolo para ajudar a si mesmo ou a alguém?  – O que você aprendeu mais com este Evangelho?


3 comentários:

  1. NOSSO DEUS E NOSSO PAI PERDAO POR MEUS PECADOS E PELOS PECADOS DO MUNDO,IRMAOS E IRMAS QUE A PAZ ESTEJA COM TODOS,OBRIGADO SENHOR POR TUDO QUE SOU POR TUDO QUE TENHO,QUE NAO TENHAMOS DUVIDAS DO AMOR QUE O PAI TEM POR NOS,POR ISSO NAO ESQUEÇAMOS NUNCA DE AMARMOS OS NOSSOS AMEM

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  3. José Maria Nascimento17 de janeiro de 2017 às 05:49

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir