.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

O CORDEIRO JESUS TIRA O PECADO DO MUNDO – Maria de Lourdes Cury Macedo.


Domingo, 15 de janeiro de 2017.
Evangelho de São João 1, 29-34.

João Batista, o precursor do Messias, dá testemunho de Jesus: reconhece-o como o Cordeiro de Deus; fala que é sobre Jesus, que o Espírito Santo desce e permanece; e afirma que Jesus é o verdadeiro Filho de Deus.
Jesus saiu da Galileia e foi ao Rio Jordão encontrar-se com João, a fim de ser batizado por ele. João ao vê-lo se aproximar, se surpreende e o aponta dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
João ao falar “Cordeiro de Deus” se referia à profecia de Isaías que dizia do Messias ser o “servo sofredor”, mas completa, aquele que tira “o pecado do mundo”. Tirar o pecado é levar embora, extinguir o mal. Jesus oferece o perdão dos pecados e tira o pecado do mundo. Esse “pecado do mundo” se refere a todos os pecados. Jesus deu sua vida como um cordeiro manso para reparar nossas faltas, pois “o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido” (Mt 18,11),“lavou os nossos pecados no seu sangue” (Ap1,5). Tirar o pecado é levar embora a incredulidade dos homens em relação a Jesus. Jesus não só perdoa o pecado, mas tira o mal que nos domina como a injustiça, o desamor, a falta de fé, de compromisso.
Crer em Jesus implica em seguir seus passos, em trabalhar para que o mundo se liberte do pecado que desfigura a pessoa humana criada por Deus a sua imagem e semelhança. O pecado desumaniza o ser humano. O pecado faz a pessoa virar as costas para Deus, dizer não para Deus e para os irmãos. O pecado faz a pessoa fechar-se em si mesmo e recusar a comunhão com Deus e com o irmão.
João era pleno do Espírito Santo desde o ventre materno. João escuta a voz de Deus, ele tem experiência de comunhão com Deus. Ele afirma que não conhecia Jesus, mas professa sua fé nele, identifica-o quando Jesus vem para ser batizado, dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”, ele afirma “eu vi o Espírito Santo descer, como pomba, e permanecer sobre ele”, e “ele é o Filho de Deus”.
João Batista escuta a Palavra de Deus e ela é promessa que se realiza. Se ouvirmos a Palavra de Deus veremos sua promessa se realizar. No nosso batismo recebemos o dom da fé e ela nos convida a ouvir a Palavra e constatar as maravilhas que Deus opera na vida de cada um de nós e na comunidade. Vivemos a fé, vivemos o nosso batismo quando estamos a serviço do Reino de Deus, quando usamos o avental do serviço aos irmãos, levando-os ao conhecimento da beleza, bondade, misericórdia de Deus. Não basta dizer que tem fé, ela tem que ser viva, forte, atuante e cheia de obras de amor, de justiça, de misericórdia, de generosidade. Assim podemos nos considerar precursores de Jesus como foi João Batista.
A fé de João faz com que ele se coloque no seu lugar, “eu não sou o Messias”, eu batizo com água, porém aquele que é maior do que eu batizará com água e no Espírito Santo.  O batismo de João era um mergulho purificador nas águas do Jordão, uma proposta de mudança de vida para melhor, uma mudança cheia de esperança. O batismo de Jesus é um mergulho no Espírito Santo, é um encharcar-se no Espírito Santo vivificador, que nos leva a amar a Deus e aos irmãos. Que nos leva a seguir a Palavra de Deus e anunciar Jesus a todos. Que nos leva a batalhar pela situação de vida e combater a situação de morte.
O Espírito Santo é o Espírito da Verdade que nos leva a conhecer, a amar a Jesus e a testemunhar a todos que Jesus é Deus, junto com o Pai e o Espírito Santo. Se amamos e seguimos Jesus é porque o Espírito Santo nos conduziu para isso. Quem nos santifica é Cristo, porque nos mergulha no Espírito Santo, e esse nos leva a buscarmos a santidade, assim vamos realizar o que Jesus nos pede, “Sede santos como o vosso Pai do céu é Santo”! O Filho de Deus, Jesus, pelo seu Espírito, santifica todos os que creem e seguem a sua Palavra.
Podemos nos perguntar, eu caminho na santidade? Como vivo a experiência do perdão? Toda vez que perdoo e peço perdão com o coração sincero e contrito, estou caminhando para a santidade. Eu percebo o Espírito da vida, da Verdade, do Amor, da Santidade agindo em mim e na minha comunidade?
O nosso batismo deriva do batismo de Cristo. Ser batizado é ser enxertado em Cristo, é receber o Espírito Santo, é aceitar os desafios provenientes do anúncio do Evangelho. Ser testemunha de Cristo como João Batista é reconhecer que ele é o Filho de Deus. Ser imerso na água do batismo é aceitar morrer ao pecado. Aquele que recebe a água do batismo nasce para a ressurreição e para a vida eterna (Rm 6, 4-5).
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vamos viver a nossa vida cristã coerente com os nossos compromissos de contínua conversão e de testemunho de nossa fé.

Abraços em Cristo!!!
Maria de Lourdes





Nenhum comentário:

Postar um comentário