.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 15 de janeiro de 2017

"O SÁBADO FOI FEITO PARA O HOMEM...!" Olivia Coutinho

 
Dia 17 de Janeiro de 2017
 
Evangelho de Mc2,23-28

O medo do castigo, a observância exagerada de tantos preceitos, impede muitas pessoas de uma proximidade maior com Deus!
Ao invés de conduzir o povo para o convívio com o Pai, muitos líderes religiosos, querendo formar um grupo  fechado, acabam criando barreiras, impedindo as pessoas  de vivenciarem uma intimidade de filho (a) com o Pai!
Todo aquele que se ocupa com pormenores, que fica preso na observância exagerada de normas, não consegue captar a mensagem principal de Jesus, que é um convite a vivermos o amor na sua totalidade! Quem fica preso em pormenores, não enxerga novas possibilidades, não vive o belo da vida!
Sem uma intimidade profunda com Deus, não tem como viver as alegrias da fé! E são muitos, os irmãos que não vivem esta alegria por estarem submetidos a radicalidade religiosa imposta pelos os seus líderes, que ao contrário do líder Maior, escraviza as pessoas.  São  muitas as religiões que só impõem, que ao invés de motivar as pessoas a um relacionamento maior com Deus e com o irmãos, só fazem proibições, passando  para o povo a imagem de um Deus vingativo, de um Deus que está sempre a espreita, pronto para pegar alguém  em alguma falha!
Não podemos esquecer nunca, de que Deus é só amor, que Ele só quer nos amar e nunca nos castigar!
A verdadeira religião é aquela que apresenta valores, que leva as pessoas à maturidade em todos os sentidos, possibilitando-as a fazerem livremente a sua opção por Deus.
O evangelho que a liturgia de  hoje nos convida a refletir, nos fala de mais um conflito entre os  fariseus e Jesus a respeito da observância do sábado!
Embora conhecedores das Escrituras, os fariseus, na prática, estavam bem distante do amor propagado por Jesus: o amor que gera vida!
As autoridades religiosas do tempo de Jesus, não tinham o compromisso com a vida, colocavam pesados fardos nos ombros das pessoas, leis, rituais que deveriam ser cumpridas rigorosamente como o Jejum, ritos de purificação, observância do sábado e tantas outras regras que eles mesmos criavam e que na verdade, tinham como pano de fundo, cegar o povo diante aos seus direitos.
A narrativa deixa claro, que os fariseus queriam pegar Jesus num casuísmo legal, já que o fato dos discípulos estarem apanhando espigas de trigo para saciar a fome, não lhes poderia ser atribuído como roubo.
Determinados a escandalizar Jesus, os fariseus procuraram,  outra forma de incriminá-lo, alegando que os seus discípulos estavam infligindo as leis que proibiam o trabalho em dia de sábado, desconsiderando assim, a necessidade da sobrevivência deles.
Ao ser criticado pelos Fariseus em nome da Sagrada escritura, Jesus responde estas criticas se baseando também na escritura: “Por acaso nunca lestes nas escrituras o que Davi e seus companheiros fizeram quando passara necessidade e tiveram fome?...”Mc 2,25-26
Não é difícil perceber, que até nos dias de hoje, presenciamos situações semelhantes, na realidade, o legalismo é um instrumento de alienação e opressão, que tem como objetivo desviar a atenção do povo. Enquanto o povo fica se ocupando  com os pormenores, com a observância rigorosa de tantas leis, os donos do poder sentem-se livres para as suas práticas ilícitas.
As leis de organização social e religiosas só podem ter sentido, se forem elaboradas em favor da vida. E Jesus veio para libertar e fazer desabrochar a vida. Em todos os seus ensinamentos Ele sempre deixava claro que a vida tem que estar em primeiro lugar, acima de tudo, portanto, a necessidade de sobrevivência está acima de toda e qualquer lei!
Foi apanhando espigas de trigo em dia de sábado para matar a fome, que os discípulos, apoiados por Jesus, começaram a abrir caminho para uma nova mentalidade.
A única  lei que nunca deve ser descumprida,  é a lei do amor! 

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Ótima reflexão, Deus continue te iluminando e que você nunca se canse de divulgar o amor de Deus por nós. Amém!

    ResponderExcluir
  3. Que Deus te ilumine sempre nessa missão. Aquidabã Sergipe

    ResponderExcluir