.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

“SE QUERES TENS O PODER DE CURAR- ME.”- Olivia Coutinho

 
Dia 12 de Janeiro de 2017
 
Evangelho de Mc1,40-45 
 
O ponto fundamental  dos ensinamentos de Jesus era o amor! Jesus era movido pelo o amor, por onde Ele passava a sua presença exalava amor, todas as suas ações se convergiam para o bem das pessoas, principalmente para o bem daqueles que o mundo desprezava!
Como continuadores da sua missão aqui na terra, não podemos ficar indiferentes ao sofrimento dos nossos irmãos e nem deixar que eles desconheçam a verdade que liberta!
Podemos até ter fé, mas se não aplicarmos na nossa vida, os ditos e feitos de Jesus, não daremos testemunho Dele no mundo, portanto, o reino de Deus não acontecerá através de nós! O Reino de Deus, só acontece através de nós, quando nos tornamos fonte de libertação para o outro, quando reabilitamos os marginalizados, eliminando as trevas de sua vida!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, continua narrando as ações vivificantes de Jesus, nos mostrando a sua compaixão para com os sofredores! Desta vez, o  beneficiado da ação libertadora de Jesus, é um homem acometido por uma doença que não somente lhe causava feridas no corpo, como também feridas profundas na alma: a lepra.
A lepra, hoje conhecida com hanseníase, era uma doença incurável, quem contraia esta doença, era considerado impuro, condenado ao isolamento, a viver fora do convívio social, religioso e familiar e quando alguém se livrava deste mal, a sua cura era considerada como obra exclusiva de Deus. E para que a pessoa curada,  pudesse voltar ao convívio social, religioso e familiar, era preciso que essa cura fosse comprovada pelos sacerdotes.  
Aquele leproso, enxergou em Jesus, a sua única possibilidade de cura, por isso ele não hesitou em infringir as leis para chegar até a Ele. Prostrado a seus pés, o leproso, movido pela fé, disse a Jesus: “Se queres, tens o poder de curar-me.” E Contrariando as leis que proibia qualquer contato com os leprosos, Jesus, não somente permite que aquele leproso se  aproxime Dele, como também toca nele dizendo: “Eu quero: fica curado!”
Ao ser curado, aquele homem, antes excluído, sente abraçado por Deus, experimentando  no corpo e na alma a ação libertadora de Jesus! A partir de então, ele recobra para além da sua vida física, a sua vida social, familiar  e religiosa.
Superada toda marginalização, e completamente revestido da graça de Deus, aquele homem vê surgir diante de si, novas perspectivas! E mesmo sendo recomendado por Jesus para não espalhar o acontecido, ele não consegue guardar para si, tamanha alegria! Ao se ver livre da lepra, ele proclama com veemência o nome de Jesus, dando testemunho da sua cura.
Esta narrativa nos mostra, que pela fé, é possível vencer todos os obstáculos que nos impede de aproximarmos de Jesus, de sermos tocados por Ele! A fé abre caminhos, nos coloca diante de Jesus, como colocou aquele leproso.
Para absorvermos melhor a mensagem que este evangelho quer nos passar, é importante nos colocarmos dentro do contexto, sentir a mesma alegria de quem é libertado por Jesus, é esta alegria que vai nos motivar a sermos continuadores e multiplicadores das ações libertadores de Jesus.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

2 comentários: