.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

- Um profeta só não é estimado em sua pátria-José Salviano

Dia 01 de fevereiro
4ª semana comum –Ano A
Evangelho - Mc 6,1-6

PRIMEIRA LEITURA
Irmãos. Nós ainda não damos tudo de nós, na luta contra o pecado. Ainda não resistimos até o sangue.
Neste texto, aprendemos que O Senhor corrige a quem Ele ama. É para o nosso próprio bem que sofremos. Porque Deus é o nosso Pai, e qual é o pai que não corrige o seu filho?
No momento da correção, ficamos tristes ou mesmo indignado, pois o sofrer não nos agrada nem um pouco. Porém, depois que tudo passa, desfrutamos da paz, que é fruto da purificação.
A nossa vida termina de dois modos. Para uns a morte chega de repente. Enquanto para outros, ela acontece lentamente, durando por vezes alguns meses, em que o cristão fica em uma cama meio morto meio vivo, dependendo dos demais para tudo.
Parece que isso tem muito a ver com o tipo de vida que levamos, com o tipo de pessoa.  Os caridosos, ou que não tiveram o hábito de falar mal dos outros, de prejudica-los, a morte chega de repente, sem sofrimentos prolongados.
Já para aqueles que não foram caridosos durante a sua vida, muito pelo contrário, prejudicou e maltratou as pessoas, eles precisam de um período de purificação maior, um período de sofrimento letárgico, no qual ficam num estado vegetativo, até o momento último. É uma espécie de PURGATÓRIO em plena vida. É um AVC, geralmente isquêmico, ou outra enfermidade, a qual deixa o indivíduo por uns tempo paralisado em um leito de morte!
Caríssimas e caríssimos. Aceitemos pois o sofrimento, certos de que  com ele, seremos purificados dos nosso muitos pecados, e nos tornemos merecedores do prêmio eterno!

EVANGELHO
O povo estava admirado com a sabedoria de Jesus. Ele não cursou nenhuma faculdade, e no entanto, sabia tudo sobre tudo.
Jesus fez uma visita a sua terra natal. A vila de Nazaré, onde Ele passou sua infância, naquele vilarejo sem importância política nem econômica. Era realmente, um lugar humilde.
E Jesus vai a Sinagoga, e como era de costume, Ele faz a leitura das escrituras e em seguida fez um excelente comentário, uma excelente homilia ou como queira, um belo sermão. E todos ficaram de boca aberta, admirados com a sabedoria de Jesus, principalmente por Ele ser apenas o filho do carpinteiro, e portanto, não teria condições de falar daquele jeito, demonstrando uma sabedoria excepcional. Todos ali sabiam que Jesus não teria estudado as escrituras, muito menos ter feito nenhum curso aprofundado como os doutores da Lei.
Mal sabiam eles que Jesus era o próprio Filho de Deus feito homem, e por isso sabia de tudo.

Muitos ficaram admirados com a sabedoria de Jesus, principalmente os fariseus e doutores da Lei, pois não podiam se conformar com o que estavam presenciando. Ninguém poderia saber mais do que eles! E dessa forma, Jesus estava incomodando muito pois sendo o próprio Deus, Ele sabia tudo. 
        
Jesus, apesar de não ser aceito e autorizado pelos líderes judaicos, os quais o consideravam um impostor, continuava a fazer o seu trabalho pelos ensinamentos da verdade, ensinamentos esses que não conferiam com os ensinamentos dos mestres judaicos. Pelo contrário, volta e meia Jesus rebatia aquela prática injusta da Lei de Moisés, vivida pela elite religiosa. Muitos daquele lugar, por causa disso já começavam a olhar Jesus com outros olhos, e foi aí que o Filho de Deus se proclamou  Profeta, dizendo: "Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares".
        
As pessoas ali presentes na Sinagoga não se conformavam. E perguntaram: Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria? No nosso meio também acontecem coisas parecidas. Quando um jovem bem nascido, da classe média ou mesmo da alta, se manifesta com um excelente desempenho, todos do seu nível acham normal. Porém, se um nordestino esforçado após muito estudo fizer uma demonstração de competência, de sabedoria, uma proeza, todos vão questionar: Ei! o que é isso? Quem ele pensa que é? Ele não é apenas um baiano? Não é o filho daquele que veio do Norte a pé? kkk...
Caríssimos. Não fiquem tristes, nem desapontados quando vocês tentar semear a palavra de Deus em sua família e aí encontrar a maior resistência que se manifestará através de chacota, risos, e um ar de quem está pensando: Olha só quem está falando isso".  Não ligue, e pense em Jesus, aquele que tem todo o poder no Céu e na Terra, mais que foi ignorado em sua cidadezinha natal, pelos amigos e familiares.
Infelizmente é assim mesmo que funciona. Neste caso, pega a sua viola e vá cantar em outro lugar. Mas nunca desanime. Viu?

Tenha um bom dia. José Salviano


Nenhum comentário:

Postar um comentário