.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

-VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO!-JOSÉ SALVIANO

5º DOMINGO TEMPO COMUM

Ano A
Dia 05 de fevereiro de 2017

Evangelho - Mt 5,13-16

         Prezadas irmãs, prezados irmãos.  Neste Evangelho, Jesus nos compara com o tempero que se coloca na comida, ou seja, o sal. Todos sabemos, que uma comida totalmente sem sal, não tem gosto de nada. Um churrasco então, nem se fala!  O sal levou a fama de ser o vilão da pressão alta, mas na verdade, o que mais faz a nossa pressão subir é a obstrução das veias e artérias, causada principalmente pelo queijo amarelo, e demais comidas gordurosas, além da vida sedentária e falta de exercício.  E em vez de comer berinjela que é uma opção barata para queimar o colesterol e desobstruir os vasos, os cardíacos tomam medicamentos vasodilatadores, ou afinadores do sangue com muitos efeitos colaterais, como a tontura e desequilíbrio do corpo e mal-estar. O melhor afinador do sangue é o limão.
         Mas por que Jesus nos compara com o sal da Terra?  É que nós, cristãos embebidos da graça de Deus pela eucaristia, vamos salgar a convivência humana, ou seja, vamos dar um melhor sabor na conversa, e em todo relacionamento por onde andamos.  Neste mundo cheio de malícia, de maldade, de desconfiança, de falsidade, o cristão é aquele que carrega consigo a presença de Cristo por onde passa.  Em outras palavras, o cristão é fonte de bom exemplo, de verdade e vida, onde quer que esteja. Mas para isso precisamos estar na amizade com Deus.
         Vós sois o sal da terra, porém se este sal estiver estragado, não servirá para mais nada a não ser para se jogar fora e ser pisado pelos homens.  O que estraga o poder que temos de salgar o mundo, é exatamente o pecado. O pecado nos tira o sabor, nos desfalece, nos enfraquece e tira totalmente a nossa alegria de viver. Assim, não temos mais a qualidade de antes, de transformar o convívio social por onde andamos ou passamos. 
         Jesus disse que somos a luz do mundo.  Na verdade, a nossa luz é fraca, para não dizer, nula. O que acontece, é que uma vez que estamos em estado de graça, vamos refletir a luz divina no mundo.
         E da mesma forma que não se coloca uma luz embaixo da mesa, mas sim no alto para que ela ilumine todo o ambiente, a nossa luz não deve ficar oculta, mas sim, deve ser vista por todos.   Jesus não está nos autorizando a fazer as coisas com o objetivo de aparecer.  Veja que Ele disse:  "...para que vejam as vossas boas obras  e louvem o vosso Pai que está nos céus.  Isso equivale a dizer, que por meio das nossas obras, acontecerá a conversão das pessoas que cruzam o nosso caminho.
         Em outra oportunidade, Jesus disse que a fé sem obras é uma fé morta.  Sabemos que nem todos têm o dom da palavra para catequizar. Mas todos podem e devem dar bons exemplos, praticar boas obras principalmente de caridade, para modificar o ambiente em que frequenta.
         Caríssimos. As nossas boas obras, o nosso correto comportamento na sociedade, surte efeito positivo-modificador diante das pessoas. O exemplo fala muito mais alto do que mil palavras ditas da boca para fora, ou com falsidade.  E mesmo aqueles e aquelas que catequizam através da palavra, todos esperam deles o seu bom exemplo. Nada mais decepcionante do que o mau exemplo de um cristão que depois de fazer uma palestra, uma homilia, ao sair daquele local atende mal, com grosserias, com falta de caridade, a uma pessoa que muito espera da sua conduta. Pois afinal, ele acabou de pronunciar palavras tão ricas de verdade, explicou tão bem o Evangelho, e depois, em seguida, ou mesmo outro dia, não viveu na prática aquilo que saiu da sua própria boca.
         Prezados leitores. Seja um cristão de palavra e de atos, principalmente em sua casa.  Aliás, na nossa casa, principalmente com os adolescentes, só podemos evangelizar mesmo com o testemunho.  Pois somos santos de casa, e na idade da rebeldia, os jovens não aceitam sermões, e se acham os tais, dispensando qualquer tipo de orientação. Eles estão convencidos que são o máximo, que os adultos e principalmente os velhos são todos ultrapassados, e eles é que são da hora. Eles é que estão totalmente certos.   Mas não fiquemos tristes, nem desanimemos. Rezemos por eles diariamente, e os entreguemos nas mãos de Deus. Continuemos com o nosso exemplo, e com o nosso testemunho. Vamos à missa, rezamos na frente deles, não dizemos palavrões, façamos as nossas leituras, ouvimos as nossas músicas do Padre Marcelo Rossi, enfim. Façamos a nossa parte. E um dia, com certeza, após passar a idade da turbulência, quando a poeira da idade assentar, eles vão caindo na realidade, e aos poucos vão mudando, vão se lembrando da nossa presença que foi religiosamente marcante, e se Deus quiser, irão voltar a rezar, a comungar, a irem à missa, e tudo mais.
         Caríssimos. Se em sua família está acontecendo coisa parecida, não se desespere! É assim mesmo. Tenha confiança em Deus, muita oração, e esteja certo que o Pai não nos abandona.
         O mais importante é que não desanimemos, e continuemos tentando ser agradáveis nas conversas, nunca participando de fofocas, piadas picantes, críticas dos incrédulos contra a Igreja e os padres, maledicências, falsidades, mentiras, mal-querências, etc. Pelo contrário, sejamos agradáveis porém sinceros, sorridentes, ou bem humorados, sempre disposto a cooperar com o irmão, caridoso, humilde, fraterno, franco, honestos, etc.  E assim estamos sendo ou tentando ser: SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO.

Tenha um bom e santo domingo.   José Salviano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário