.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 5 de fevereiro de 2017

“DE NADA ADIANTA O CULTO QUE ME PRESTAM...” – Olivia Coutinho.


Dia 07 de Fevereiro de 2017

Evangelho de Mc7, 1-13

Temos a tendência de observar o outro, pena que esta nossa observância se direciona mais para os pontos fracos das pessoas!  Buscando somente o negativo do outro, não enxergamos o que ela tem  de bom no seu interior! 
Com esta nossa postura, vamos perdendo a capacidade de enxergar além das aparências, de ter uma percepção profunda dos fatos, das pessoas, porque nos falta um olhar de contemplação, um olhar que não somente vê, mas que enxerga  além do que os olhos físicos alcançam!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, diz, que os  fariseus e alguns mestres da lei, se reuniram em torno de Jesus, não para escutar as suas palavras, mas para observá-lo.
 Estes fariseus e mestres da lei, haviam vindo de Jerusalém  com um único objetivo: descobrir que tipo de ensinamento Jesus estava passando para os seus discípulos, eles queriam saber se Jesus estava incitando o povo a não observância das Leis. Pelo o que havia chegado ao conhecimento deles, os ensinamentos de Jesus não  enquadravam com os padrões religiosos estabelecidos por eles. Para eles, religião, era observar as tradições antigas, era cumprir preceitos, normas, rituais que nada acrescentam ao ser humano, como lavar as mãos antes de comer, quando chegar da rua não comer sem tomar banho, a maneira correta de lavar copos, jarras, vasilhas... Eles observavam rigorosamente estes preceitos, mas deixavam de lado o principal; o cuidado para com a vida. Os fariseus e mestres da lei, não viviam o amor, não agiam com misericórdia, suas atitudes eram totalmente contrária a vida, atrás de uma aparente pureza, eles  escondiam a dureza de seus corações!
O texto chama a nossa atenção sobre o perigo de nos tornarmos parecidos com esses fariseus, quando ficamos no superficial da fé, nos submetendo a normas, a rituais vazios que nada acrescentam em nossas vidas, que  não nos levam a Deus!
Quando  ficamos  preso na observância exagerada de normas, não conseguimos captar a mensagem principal de Jesus, que é um convite a vivermos no amor! Enquanto estamos presos em pormenores, não tomamos posse da nossa vida, vida, que pertence a Deus, mas que por assim ser, deve ser cuidada como  um bem precioso. 
É importante termos em mente: podemos enganar aos homens, mas a Deus ninguém engana, Deus conhece o nosso interior, sabe quais são as nossas intensões.
 Deixemo-nos inundar pelo o amor de Jesus, o amor que liberta, que inclui, que nos torna sinal vivo da sua presença na vida do outro.
De nada adianta os nossos atos externos se eles não retratam o que na verdade somos interiormente! Aos olhos de Deus, a prática exterior, só tem sentido, quando ela é expressão do que realmente se crê e do que realmente se vive, do contrário, não passam de práticas vazias que nada significam, pois mostram o que na verdade não se é, e não se vive!
Perguntemos a nós mesmos: Estamos presos em pormenores, ou estamos vivendo de fato a nossa fé? Existe coerência entre o que falamos e o que vivemos?


FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:




Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir