.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

--Deixai vir a mim as crianças-José Salviano

25 de Fevereiro de 2017
Cor: Verde
Evangelho - Mc 10,13-16


Quem não receber o Reino de Deus como uma criança,
não entrará nele.


Naquele tempo:
13Traziam crianças para que Jesus as tocasse.
Mas os discípulos as repreendiam.
14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse:
'Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais,
porque o Reino de Deus é dos que são como elas.
15Em verdade vos digo:
quem não receber o Reino de Deus como uma criança,
não entrará nele.'
16Ele abraçava as crianças
e as abençoava, impondo-lhes as mãos.
Palavra da Salvação.(CNBB)

Jesus nos pede para que deixemos as crianças irem até Ele. Não deixemos, mas sim as levemos à igreja, à missa e principalmente para a CATEQUESE. Eduque um menino e não será preciso depois prender um homem. Eduque-o principalmente, de acordo com o Evangelho!
A  criança não tem maldade, nem malícia, nem falsidade. Todos os seus pensamentos são puros, pois ainda não foi infectada ou contaminada pelo mal do mundo. Sua mente está aberta para a aprendizagem. E é exatamente aí que entramos com a nossa ação formadora do caráter, da iniciação na fé, e devemos fazer isso principalmente pelo exemplo. Rezemos diante dos nossos filhos. Levemo-nos à igreja, à missa. E, repito, para a catequese.
É na infância que devemos semear na mente das nossas crianças a palavra de Deus. Antes que a televisão, a internet, e o cinema cheguem primeiro. Nesta faixa etária, a criança está receptiva aos ensinamentos e a obediência às autoridades dos adultos. Tanto é que os pais são os seus heróis. É essa a hora de ensiná-las a rezar, de rezar na frente delas, de não brigar nem discutir na sua presença, pois as brigas e separações dos pais nesta idade traumatizam por demais.   Suas mentes estão receptivas aos valores. Comparadas a uma página em branco esperando que nela escrevamos os ensinamentos que devem nortear as suas vidas. Mas não nos esqueçamos de escrever com palavras e exemplos. Os exemplos falam mais que as palavras. Mais as palavras também são indispensáveis. Coloque seus filhos no catecismo nesta idade. Não espere a adolescência chegar, porque não irá dar certo. Na idade da rebeldia, elas não vão aceitar os mandamentos.
           
O Evangelho de ontem nos falou do casamento o qual deve ser indissolúvel, principalmente para não traumatizar os filhos, deixando-os desamparados em tão tenra idade.
           
Hoje Jesus nos fala da importância de deixarmos que as crianças se aproximarem d'Ele. Não só deixar, como principalmente, conduzi-las para o caminho de Deus.

Quando os padres jesuítas começaram o seu gigantesco trabalho missionário no  início da colonização do imenso território brasileiro, eles primeiro tentaram converter os índios adultos, porém isso não deu certo, pois eles já tinham sua opinião formada, suas crenças religiosas, baseadas na natureza. Então, o que fizeram os inspirados padres da Companhia de Jesus? Voltaram-se  para as crianças. Começaram a catequizar os filhos dos índios, os chamados curumins. E foram eles os fundadores do teatro no Brasil, pois inventavam dinâmicas que envolviam cenas do dia a dia daquelas crianças. Numa dessas dinâmicas, os jesuítas colocavam na frente dos demais indiozinhos, três crianças, meninas ou meninos. O do meio era puxado pela mão ora pelo curumim da direita, ora pelo curumim da esquerda. Feito isso os padres missionários aproveitavam para explicar em sua catequese inspirada pelo Espírito de Deus, que dentro de cada um de nós existem duas forças. Uma que nos puxa para a direita, portanto para Deus, e outra força que nos puxa para a esquerda, ou seja, para o diabo.     
Hoje estamos vivendo uma situação parecida com a daqueles tempos idos. Os nossos adultos estão com as suas mentes formadas, ou melhor, deformadas pelas enxurradas de desvalores morais, que durante 24 horas são injetados em suas mentes pelos meios de comunicação.
           
Apesar dessa competição ser desleal, pois nós os catequistas, jesuítas modernos, temos de enfrentar a mídia que diariamente lava a mente dos nossos jovens, retirando os valores de Deus, e colocando os valores de satanás, nós contamos com o poder daquele que venceu a morte. Daquele que nos prometeu estar conosco, que prometeu nos enviar o Espírito Santo que nos ilumina, nos protege e nos dá coragem.
           
Prezado, prezada catequista. Animados com essa poderosa e infinita força de Deus que nos foi dada por Jesus, vamos fazer igual aos padres Jesuítas e Franciscanos fizeram no início da colonização do Brasil. Vamos juntos colocar na mente das nossas crianças os valores ensinados por Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo: A importância da família para a paz e para a felicidade da sociedade, a importância da FÉ, da CARIDADE, etc. Vamos mostrar para os nossos jovens que tudo isso é para que sejamos felizes. Que tudo isso é um presente de Jesus. Aproveitando para convencê-los de que os valores ou desvalores mostrado pelo mundo atual são puras enganações, que acabam nos levando à infelicidade e à morte da espiritualidade e do corpo.      


Tenha um bom dia. José Salviano





Nenhum comentário:

Postar um comentário