.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Faltam profetas-Alexandre Soledade

22 de Fevereiro - Quarta -Evangelho - Mt 16,13-19


Bom dia!
De antemão gostaria de pedir desculpas pela dureza nas palavras de hoje, mas serão necessárias para construirmos pessoas ainda melhores. OK?
Gostaria de aproveitar o contexto que vivemos na campanha da fraternidade, “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”, e lançar esse questionamento de Jesus que ainda é muito atual: “(…) E vocês? Quem vocês dizem que eu sou?”.
Professor Felipe Aquino cita São Basílio Magno:
“(…) O grande São Basílio Magno (329-379), bispo e doutor da Igreja, ensina em seus escritos que há três formas de amar a Deus: A PRIMEIRA É COMO O MERCENÁRIO, que espera a retribuição; A SEGUNDA, É COMO ESCRAVO QUE OBEDECE POR MEDO DO CHICOTE, o castigo de Deus; e o TERCEIRO É O AMOR FILIAL, daquele que obedece porque de fato ama o Pai. É assim que devemos amar a Deus; e, a melhor forma de amá-lo é repudiando todo pecado“. (Blog Canção Nova)
E nós, quem dizemos que Ele é?
Ninguém vai aceitar que alguém diga ou insinue que vemos Deus da primeira ou da segunda forma, mas isso não cabe a ninguém falar, precisamos fazer uma reflexão intima dos nossos atos, falas e pensamentos.
Faça uma reflexão silenciosa…
Volto mais para Deus quando passo por um problema? Sou fiel à medida que sou afligido? Quando estou “forte” me afasto da comunidade? Vigio meus atos apenas nos dias que estou “a serviço”? Justifico meus atos equivocados, como padre Zezinho diz, com “palavras sorteadas” ou interpretações que me favoreçam? Mesmo crendo em Deus ainda tenho elefantinhos virados para a porta de entrada da casa? Costumo ir à igreja para pedir antes mesmo de louvar? Dou dez imaginando que receberei o dobro? Funções na igreja são vistas como “cargos” que dão “status”? Na missa, no grupo, na reunião, canto, prego, coordena “com” ou “para” a comunidade?
Nós não aceitamos bem os dedos a nos apontar, mas de certa forma SÃO NECESSÁRIOS ou pensamos que estamos além do bem ou do mal em nossas atitudes? Ou é bonito ver na TV um senhor levar até o topo de um monte um garrafão de água nas costas, demonstrando sofrimento, angústia, nitidamente para ser visto enquanto o profeta Joel diz: “(…) RASGAI VOSSOS CORAÇÕES E NÃO VOSSAS VESTES; VOLTAI AO SENHOR VOSSO DEUS”? (Joel 2, 13)
Sim! Faltam dedos, faltam operários, faltam profetas para denunciar nossas mazelas. Falsos pastores, que denigrem a imagem dos verdadeiros evangélicos, como nós cristãos, que só conseguem ter essa expressão toda, pois no fim, muitos vêm Deus como no primeiro caso apresentado por São Basílio.
Nem sempre os dedos que nos apontam desejam nosso mal, e se assim o vemos, precisamos nos curar, pois ao viver “imaginando” que só querem nosso mal, talvez se esconda por trás disso, aquilo que não desejamos que fosse visto. Ou será que o povo que “aprontava” enquanto Moisés esperava a direção de Deus estava certo e ele errado?
Podemos nos desvencilhar ou fugir dos questionamentos ou das correções fraternas que por ventura receberemos; sermos habilidosos em omitir nossas fragilidades, mas nunca poderemos nos esconder dos olhos de Deus, e é para refletir com Ele que esse tempo é tão propício.
Não dá pra viver uma coisa e sermos outra. Ninguém gosta de amigos que só nos procuram pra pedir e nos respeitam por que querem algo. Gostamos de amigos que possamos trazer em nossa casa, partilhar nossas alegrias e tristezas, que nos visitam, que nos trazem conforto, e não os que tem amizade conosco, muitas vezes, com  temos com Deus. (hunf!).
“(…) Que diz ela, afinal? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração (Dt 30,14). Essa é a palavra da fé, que pregamos. Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. É CRENDO DE CORAÇÃO QUE SE OBTÉM A JUSTIÇA, E É PROFESSANDO COM PALAVRAS QUE SE CHEGA À SALVAÇÃO. A Escritura diz: Todo o que nele crer não será confundido (Is 28,16)”. (Romanos 10, 8-11)
Um imenso abraço fraterno!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário