.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Os últimos serão os primeiros!-Helena Serpa


21/02/2017 - 3ª. Feira -  VII Semana comum – Eclesiástico 2, 1-13 – “Quem espera no Senhor não será desiludido! ”
O homem ou a mulher que dedicam sua vida no serviço do reino, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não estão isentos de passar por provas, sofrimentos e humilhação. Nesta leitura o Autor Sagrado nos motiva a refletir acerca da nossa condição de servos tementes ao Senhor e confiantes na Sua misericórdia e na Sua proteção. A contrariedade e a perseguição fazem parte da rotina de todos os que são tementes a Deus.  No entanto, a diferença que há é que a confiança e o abandono em Deus nos fazem ter esperança e firmeza nos nossos propósitos. Quem espera no Senhor não será desiludido e quem permanece firme nos Seus mandamentos nunca será desprezado. Sofrer as demoras de Deus é esperar pacientemente o novo dia depois de uma noite tortuosa, é nunca desesperar no hoje, porque a Palavra de Deus é a avalista da alegria do amanhã. Assim como o ouro e a prata são provados no fogo, os homens que são agradáveis a Deus são purificados na humilhação e nas experiências dolorosas da vida. A fé e a confiança de que Deus cuida de nós, que a sua recompensa não nos faltará nos faz esperar coisas boas, alegria e misericórdia.  O nosso destino é a salvação e tudo o que nos acontece é providencial para o nosso crescimento espiritual e para nos configurar cada vez mais a Cristo! –  Você tem suportado as demoras de Deus? – Você conhece alguém que tenha confiado no Senhor e desiludiu-se? Você tem o seu coração firme no Senhor? – Você se revolta quando passa por alguma provação? – Você tem crescido com as experiências dolorosas da sua vida?

Salmo 36 – “Entrega teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará!”
O Senhor jamais abandona os seus amigos, é o que nos garante o salmo. Quem será então amigo (a) do Senhor? Quem coloca Nele a sua alegria e a sua confiança, aquele (a) que se afasta do mal e faz o bem. A todos esses o salmista anuncia a promessa da proteção e da assistência de Deus e ainda mais a segurança em habitar na terra, porque é o Senhor quem cuida da vida dos homens e dá a eles uma herança eterna. Somos amigos de Deus?
Evangelho – Marcos 9, 30-37 – “os últimos serão os primeiros!”
Caminhando pela Galiléia com os Seus discípulos, Jesus tentava abrir-lhes os olhos para os desafios que eles teriam que enfrentar, pois faziam parte da Sua Missão. Apesar de Jesus tentar ensiná-los e conscientizá-los, eles tinham outras intenções e fugiam do assunto quando eram abordados sobre o sofrimento, a morte e a perseguição. Os discípulos não entendiam e não queriam admitir que o Messias, Enviado de Deus pudesse sofrer perseguição, pois esperavam alguém poderoso que pudesse libertá-los do jugo das nações. Jesus, no entanto, sabia que a Sua missão era outra e insistia para que eles compreendessem o plano de Deus. Na nossa percepção humana, deturpada, nós também entendemos que o discípulo que segue os ensinamentos do Mestre nunca deverá sofrer dificuldades. Com efeito, não admitimos a dificuldade, a luta, o esforço querendo logo conquistar a vitória e ter a recompensa pelo nosso trabalho.  Jesus, porém, não nos quer enganar e assim também Ele quer instruir a cada um de nós que nos propomos a ser Seu discípulo (a). Para que sejamos verdadeiros discípulos (as) de Jesus precisamos seguir os passos do Mestre, em tudo.  Devemos aceitar as dificuldades próprias do nosso ministério com humildade sem querer, por isso, ser diferenciado (a) e ocupar postos mais elevados.  Muitas vezes, nós também, como os apóstolos, porque caminhamos com Jesus, queremos ter autoridade sobre as outras pessoas. Achamos que assim como podemos esconder as coisas dos homens, podemos também nos esconder de Deus. Queremos ser o primeiro em tudo, queremos ser grande, ter sucesso aqui na terra e também no céu, mas, Ele sonda o nosso pensamento e bem conhece a verdade do nosso coração e Ele mesmo nos ensina: “se alguém quiser ser o primeiro que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” Para que sejamos grandes no céu e os maiores diante de Deus, nós temos que ser pequenos e humildes na terra, como uma criança que depende da força do Pai para caminhar. 

– Você aceita ser discípulo (a) de Jesus? – Você admite passar por perseguição e dificuldade? – Você se sente maior que alguém? – Por quê? - Como você poderá ser pequeno na terra e voltar a ser criança? 

6 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  3. NOSSO DEUS E NOSSO PAI PERDAO POR MEUS PECADOS ,OBRIGADO POR TUDO QUE SOU PPOR TUDO QUE TENHO,IRMAOS E IRMAS QUE A PAZ ESTEJA COM TODOS,TEMOS QUE PENSAR E REPENSAR AS ATIDUDES ERRADAS QUE AS VEZES TOMAMOS,AMEM

    ResponderExcluir
  4. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  5. Como são lindos os ensinamentos de DEUS,para sermos mas humanos basta servirmos sem esperar gratidão,DEUS se faz tão pequeno entre os homens e nós queremos cada dia ser melhor que o outro,senhor tende misericórdia de cada um de nós.Amém

    ResponderExcluir
  6. Como são lindos os ensinamentos de DEUS,para sermos mas humanos basta servirmos sem esperar gratidão,DEUS se faz tão pequeno entre os homens e nós queremos cada dia ser melhor que o outro,senhor tende misericórdia de cada um de nós.Amém

    ResponderExcluir