.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

“...PODES VOLTAR PARA CASA..." – Olivia Coutinho

 
Dia 09 de Fevereiro de 2017
 
Evangelho de Mc7,24-30
 
Tudo que Deus mais quer, é estar conosco, principalmente nos nossos   momentos de  dificuldades. Porém, Ele respeita a nossa liberdade, só entra na nossa vida, quando clamamos por Ele! Só não recebe o auxílio de Deus quem não recorre  a Ele! E só vive a alegria de sentir-se amado por Deus, quem acolhe o dom da  fé e  desenvolve este dom. Quem tem fé, nunca perde a esperança e nem se deixa abater diante às dificuldades, pois carrega consigo a certeza de que em Jesus, está o seu porto seguro! Sozinhos, somos frágeis, mas em Jesus nos tornamos  fortes!
O Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos mostra mais uma vez, através do testemunho de mulher pagã, que não é pela religião que se dá testemunho de fé, e sim, pela confiança no poder misericordioso de Deus, manifestado em Jesus.
A narrativa nos diz, que Jesus  foi para a região de Tiro e Sidônia, entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse que Ele estava ali. Mas a fé de uma mulher pagã o encontrou! Certamente, aquela mulher,  já havia  ouvido falar de Jesus, razão pela qual, ela não queria perder aquela  oportunidade de aproximar-se Dele. Para ela, somente Jesus poderia dar fim ao sofrimento de sua filha, uma cruz, que ela abraçou como sendo dela.
Movida pela a fé, aquela mulher estrangeira, vence todos os obstáculos para chegar à Jesus e com grande humildade  prostra-se diante Dele suplicando  insistentemente para que Jesus  libertasse a sua filha do mal terrível que a atormentava. Jesus responde: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-los aos cachorrinhos”. Estas palavras de Jesus, dirigidas a aquela mãe, tomada pelo o sofrimento, a princípio,  pode nos  parecer duras demais, mas se meditarmos com mais profundidade no texto,  vamos perceber  que a intensão  de Jesus, não era de humilhá-la,  e sim, provocá-la, no sentido de  arrancar dela  um testemunho de fé, testemunho,  que mudaria a mentalidade dos discípulos, que insistiam na exclusão dos estrangeiros.
“É verdade Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa dos seus donos.” Este belíssimo testemunho de fé, encantou Jesus e serviu de lição para os discípulos que insistiam na exclusão dos estrangeiros, vistos por eles como impuros.
Ao colocar um aparente obstáculo mediante ao pedido daquela mulher pagã, que recorre a Ele em favor da filha, Jesus acabou arrancando dela, um grande testemunho de fé, mostrando,  não somente aos discípulos, como  também a nós,  que a fé não tem fronteiras que a salvação trazida por Jesus, não é privilégio de um só povo, a  misericórdia de Deus é para todos.
Hoje, Jesus continua nos provocando, talvez, a  espera de um  nosso testemunho de fé como o testemunho da mulher Cananéia.
Quando Jesus demora a atender  algum  de nossos pedidos,  pode ser que Ele  esteja testando  o grau da  nossa fé!  Fé, não deve ser condicionada aos favores de Deus! A fé que agrada  a Jesus,  é aquela que assemelha ao amor Deus por nós: incondicional! Assim como Deus ama, quem  responde e quem  não responde ao seu amor, a nossa fé, deve se manter viva e atuante independente de sermos ou não sermos respondidos em nossos pedidos! É bom lembrarmos:Fé, quando é verdadeira, não diminui  mediante  a uma aparente negativa de Jesus.
 Exercitemos, pois, a nossa fé, através da oração, do conhecimento da palavra, da vivencia em comunidade, da  Eucaristia...
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Olivia!
    a cada reflexão que leio, a minha fé, amor e gratidão a Jesus, aumenta cada vez mais. parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Olivia!
    a cada reflexão que leio, a minha fé, amor e gratidão a Jesus, aumenta cada vez mais. parabéns!

    ResponderExcluir