.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

“QUEM ACOLHER EM MEU NOME UMA DESTAS CRIANÇAS É A MIM QUE ESTARÁ ACOLHENDO. ”– Olívia Coutinho


Dia  21 de Fevereiro de 2017

Evangelho de Mc 9, 30-37

Vivemos numa sociedade materialista, que ignora o ser, que tem parâmetro o ter. Uma sociedade fixada na ideia da competitividade, que insiste em nos convencer de que o errado é que é o certo.
 Contaminados por esta mentalidade contrária ao evangelho, muitos vão desvirtuando dos bens eternos, chegando a assimilar a falta de esperteza, como  causa  do seu  não êxito na vida.
Em meio a tantos adversários do projeto de Deus, Jesus vem nos trazer algo novo, uma proposta de vida nova, que ao contrário do mundo, prioriza o ser!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vem  nos alertar  sobre um risco muito grande que corremos, quando desconectamos de Jesus.
Quando nos desconectamos de Jesus entramos na onda do mundo, as coisas de Deus vão ficando ultrapassadas.
A narrativa nos diz que Jesus distanciou-se temporariamente do povo, para estar a sós com os discípulos, era preciso orientá-los para a caminhada, que em pouco tempo, seria sem a sua presença física.
 Conhecedor das fraquezas humanas, Jesus tinha um cuidado muito especial para com aqueles que dariam continuidade a sua missão aqui na terra, após a sua volta para o Pai. Além de capacitá-los bem, Jesus estava sempre os alertando quanto ao perigo deles se deixarem levar pela autossuficiência, pela a vaidade e assim pôr a perder o projeto de Deus que deveria ser desenvolvido por eles.
Os discípulos tinham muitas dificuldades em entender o messianismo de  Jesus  e mais dificuldades tiveram, quando Ele  fala sobre  o desfecho de sua trajetória terrena, da sua morte de cruz, faltava-lhes ainda, uma sintonia mais profunda com Jesus!
Mesmo estando juntos do Mestre, os discípulos ainda não haviam entrado na dinâmica do Reino, continuavam presos a mentalidade do mundo. Enquanto Jesus falava de sua morte e ressurreição, eles estavam em outra sintonia, estavam  preocupados em se autopromoverem, querendo  saber quem seria o maior entre eles, ou seja, quem ocuparia o lugar de Jesus após a sua morte.
Jesus, pacientemente,  adverte os discípulos: “Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último, aquele que serve a todos”. E para mostrar o modelo de grandeza que agrada a Deus, Ele  toma consigo uma criança e a coloca no meio deles dizendo:  “Quem acolher em  meu nome uma destas crianças, estará acolhendo a mim mesmo”. Naquele momento, Jesus convidou os discípulos e também a nós, a fazermos a diferença no mundo, a despirmos do nosso orgulho da nossa  vaidade,  para nos  tornarmos  puros, puros como  uma criança.
Aquela criança que Jesus colocou no meio dos discípulos, representa todos aqueles, que têm um coração puro, um coração que não  guarda rancores, um coração isento da  vaidade! A criança é o símbolo da pureza, da simplicidade...
Jesus nos deixa um grande ensinamento no dia de hoje, nos alertando, sobre a importância de cultivarmos  a humildade e a simplicidade. As suas palavras nos convidam a  eliminarmos tudo que o  nos distancia do projeto de Deus. 
Se queremos de fato, seguir Jesus, precisamos  desapegar das coisas do mundo, para nos tornarmos dependentes do Pai, assim como a  criança é dependente dos seus Pais!
A nossa preocupação primeira, não deve ser com a nossa promoção pessoal e sim, com a promoção da vida,  da vida em toda a sua dimensão.
A chave que abre a porta do céu para nós, são os pequenos, não somente a criança, mas todos aqueles que estão às margens desta sociedade. Estes, que são os últimos aos olhos do mundo, são  os primeiros aos olhos de Deus, estando do lado deles, estamos em Deus!

Jesus, em sua permanência física aqui na terra  nos deixou um grande exemplo de humildade; mesmo sendo o Filho de  Deus, Ele se fez pequeno, a sua grandeza, estava em se sentir-se  Filho! Um Filho totalmente dependente do Pai! 

Coloquemos este exemplo no nosso viver  e com certeza seremos muito felizes!


FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook


3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Olivia Coutinho por tamanha reflexão nesse lindo evangelho,que o Senhor nosso Deus sempre nos torne pequeno diante dos homens para que possamos ser grande um dia na morada do nosso Pai Celestial,Amém

    ResponderExcluir