.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Soluções rápidas-Alexandre Soledade

20- Segunda - Evangelho - Mc 9,14-29


Bom dia!
“(…) Todos nós queremos dar soluções rápidas para todos os problemas e, por isso, podemos ser surpreendidos porque não conseguimos revolvê-los de forma satisfatória ou eles voltam a acontecer. Isso acontece principalmente porque não paramos para refletir sobre o problema e não buscamos todos os meios necessários para a sua superação. Jesus, antes de realizar o exorcismo, conversou com o pai da criança e exigiu dele uma postura de fé. Depois, chamou a atenção dos discípulos sobre a necessidade da oração. DEVEMOS CONHECER PROFUNDAMENTE OS DESAFIOS QUE NOS SÃO COLOCADOS NO TRABALHO EVANGELIZADOR E NOS PREPARAR EM TODOS OS SENTIDOS PARA A SUA SUPERAÇÃO”. (Reflexão proposta pela CNBB)
Outro ponto de reflexão…
Jesus interpelava os discípulos que talvez “disputavam” com os mestres da lei sobre as verdades. Conseguem imaginar uma cena possível: Os mestres da lei tentando provar suas “teses” e os discípulos tentando convencê-los através da voz e dos milagres.
Uma cena provável e bem comum nos nossos dias… Pessoas sobre a “batuta” de cristãos tentando provar que Deus esta aqui e não ali, e às vezes cobrando financeiramente seus fieis, através da voz e dos milagres. Quantas aglomerações acontecem em templos e “igrejas” que se especializaram em “curar” pessoas de todos os males, visto que estes, na visão deles, são obra única do inimigo de Deus.
Esse “desencapetamento” (riso) é comum ser visto em igrejas neo pentecostais (pois não vemos isso nas igrejas evangélicas sérias). Ritos recheados de muita gritaria e cenas teatrais. Mas por que as pessoas procuram essas aglomerações? Por que essa prática tem chegado também a alguns segmentos católicos? Fácil de entender: Por que não gera compromisso!
A cura advém do compromisso e não somente da fala ou da esperança de um milagre. Sim! O milagre é obra de Deus, mas a fé é que move a insistência em continuar. Moisés, em Gênese, poderia “entregar os pontos” quando não viu o corvo voltar ou quando a pomba regressou sem novidades, mas ele insiste e é agraciado.
“(…) Passados quarenta dias, Noé abriu a janela, que tinha feito na arca, e soltou um corvo, que ficou revoando, até que secassem as águas sobre a terra. Soltou, também, uma pomba para ver se as águas tinham baixado sobre a face da terra. Mas a pomba, não achando onde pousar, voltou para junto dele na arca; porque as águas ainda cobriam a superfície de toda a terra. Noé estendeu a mão para fora, apanhou a pomba e recolheu-a na arca. Esperou, então, mais sete dias e soltou de novo a pomba. Pela tardinha, ela voltou, e eis que trazia no bico um ramo de oliveira com as folhas verdes. Assim, Noé compreendeu que as águas tinham cessado de cobrir a terra“. (Gênesis 8, 6-11)
As pessoas que têm problemas que parecem sem solução têm dois convites: um a soltar novamente a pomba, ou seja, insistir e outro a buscar um “jeitinho”. Claro que não recrimino aquele que esta desesperado, mas mesmo no desespero é preciso continuar acreditando.
Nós que ajudamos a orientar os confusos, não podemos alimentar a esperança sem semear a fé, pois não esta sob nossa batuta a realização do milagre. Gerar expectativa sem alimentar com a fé pode gerar desanimo e incredulidade e conseqüentemente o afastamento das pessoas: “vou procurar uma igreja que resolva meu problema!”.
Jesus nos pergunta: Tens fé!?? “(…) Tudo é possível para quem tem fé”.
A nossa resposta deve ser bem parecida com o homem da narrativa desse evangelho
“(…) Eu tenho fé! Ajude-me a ter mais fé ainda”!
Deus nos concedeu talentos, dons e carismas e dentre eles anunciar a cura ao doente, mas antes disso é preciso semear a Boa Nova, para que ele (a) compreenda de fato de onde vem o poder de mudar sua vida. Conseguimos então entender a raiz da primeira leitura de hoje.
“(…) Toda sabedoria vem do Senhor Deus. Ela esteve e está sempre com Ele. Quem pode contar a areia do mar, as gotas de chuva, os dias do tempo? Quem poderá medir a altura do céu, a extensão da terra, a profundeza do abismo? Antes de todas as coisas foi criada a sabedoria, a inteligência prudente vem da eternidade. Fonte da sabedoria é a palavra de Deus no mais alto dos céus“. (Eclesiástico 1, 1-5)
Um imenso abraço fraterno!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário