.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 2 de março de 2017

A EXEMPLO DE JESUS, NÓS TAMBÉM PODEMOS VENCER AS TENTAÇÕES – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 5 de Março de 2017.
Evangelho de  Mt 4, 1-11.

Depois que Jesus foi batizado o Espírito Santo o conduziu para o deserto, lá Ele passou 40 dias se preparando para assumir publicamente que é o Filho de Deus, a fim de assumir a sua missão de instalar no mundo o Reino de Deus e de iniciar sua vida pública. No deserto Jesus jejuou, rezou muito, se aproximou do Pai, se fortaleceu, foi tentado pelo demônio. Jesus venceu as tentações recorrendo à força da Palavra de Deus, não se desviou da sua missão, escolheu o Reino que valoriza o serviço, a partilha, a justiça, enfim o cumprimento da vontade de Deus Pai. Devemos seguir o exemplo de Jesus.
As tentações que o Filho de Deus teve de enfrentar no deserto são as tentações fundamentais da vida, que todos nós passamos: o TER, o PRAZER e o PODER.  Ninguém passa por este mundo sem o desejo de possuir, pela ambição de mandar no outro, e até pela pretensão de manipular a própria religião.
         1ª tentação: Jesus é tentado a realizar a justiça do Reino mediante a abundância do Ter. Tentação do “pão”, que se identifica com a tentação da posse ou tentação do “TER”.
         Também nós somos tentados a TER mais do que o necessário para viver, acumulando bens com muita ganância. Esta tentação se manifesta em querer tudo para si, sendo escravo dos bens materiais. É bom lembrar que, se o ser humano não vive só de pão, também não pode viver sem ele. A exigência evangélica não consiste em renunciar ao pão material, mas em estabelecer a primazia do Pão da Palavra sobre o pão do corpo; a excelência do “ser” sobre o “ter”, pois nós somos para a eternidade, não apenas para o tempo...
         O que é “ser”? Ser responsável, honesto, verdadeiro, fiel, misericordioso, amigo, bondoso, amável, perdão, bom, melhor, justo, etc. Ser é ter valores do Evangelho, ser bonito por dentro.
Como podemos vencer hoje essa tentação?  Na nossa vida hoje somos capazes de vencer a tentação da ganância do Ter muito, do egoísmo e de acumular nossas coisas, vivendo a partilha que a Palavra de Deus nos ensina, para que todos tenham pão e vida. Ao invés de acumular, partilhar. Assim nós construiremos o Reino e a sua justiça.
         2ª tentação: Jesus é tentado a realizar a justiça do Reino mediante o PRAZER: o prestígio, a vaidade, o orgulho.
         Também nós somos tentados a pensar só no prestígio e conforto pessoal, exagerando na comida, na bebida, no sexo. A tentação do prazer se manifesta na busca egoísta de querer ser feliz sem levar em conta a felicidade dos outros, e deixar-se dominar pelo gozo momentâneo e inconsequente. Tentação de colocar Deus a serviço de si próprio, querendo que Deus o atenda na hora e naquilo que deseja. E ainda a tentação de manipular a própria religião e a própria fé, fabricando um deus à sua imagem e semelhança, esquecidos de que o ser humano é que foi feito à imagem e semelhança de Deus...
Hoje na nossa vida somos capazes de vencer a tentação da vaidade, do orgulho, de querer ser importante, de querer ter prestígio porque somos Filhos de Deus, tentando Deus a nos servir. Aqui aprendemos que apesar de filhos amados de Deus devemos ser humildes e não querer colocar Deus a nosso serviço e sim nos colocarmos a disposição de Deus, sendo humildes e obedientes à Palavra dele, para realizarmos hoje a justiça do Reino.
3ª tentação: Jesus é tentado a realizar a justiça do Reino mediante o Poder, a ambição e riqueza. A tentação do poder se manifesta no desejo de estar acima dos outros.
         Também nós somos tentados a querer Poder demais, dominando os outros e tirar proveito egoísta e pessoal. Mandar nos outros, fazer-se “deus” do próprio semelhante; querer ser dono dos outros; decidir pelo outro; transformar o outro; transformar o outro em “objeto” ou em joguete, e que fique sempre de prontidão para nos servir... (a pessoa quer como o diabo ser adorado).
Hoje, na nossa vida, nós somos capazes de vencer a tentação da ambição de termos poder, riquezas e dominarmos os outros, ao invés de servir. Só a Deus devemos adorar e somente a Ele servir. Servimos a Deus quando servimos o irmão. Através do nosso serviço realizaremos a justiça do Reino.
Jesus quis nos indicar as armas que devemos empregar contra a tentação. Essas armas são o jejum, a oração e a meditação da Palavra de Deus. Ele nos adverte de que os que procuram servir a Deus sempre estão expostos à inveja do demônio e às suas ciladas. Contudo, triunfarão sempre, se confiarem na luz divina.
A Partilha, a obediência, a humildade e o serviço são as ferramentas com as quais Jesus irá realizar a justiça que provoca o surgimento do Reino. As coisas opostas: acúmulo, prestígio e poder provocam o nascimento da “justiça dos poderosos”.
Nós também hoje podemos vencer a três tentações seguindo o exemplo de Jesus: partilhar ao invés de acumular; obediência e humildade ao invés de querer prestígio; serviço ao invés de poder e dominação.       
A exemplo de Jesus, devemos recorrer à oração, ao jejum, à esmola e à escuta da Palavra. A oração nos aproxima de Deus e escutar a Palavra é viver a Palavra de Deus transformando a si próprio e ao mundo. A oração e o jejum não nos livram das tentações, mas são meios de que devemos usar para vencê-las. Assim:
- Jejum para encontrar-me comigo mesmo e aprender a dominar a minha vontade.
- Oração para encontrar-me com Deus e sentir a sua presença em minha vida.
- Esmola para encontrar-me com o outro que sofre, com o necessitado, com o empobrecido.

Abraços em Cristo!

Maria de Lourdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário