.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 20 de março de 2017

A lei de Deus é perfeita para a nossa alma e para a nossa vida-Helena Serpa

22/03/2017 – 4a. Feira III semana da Quaresma – Deuteronômio 4,1.5-9  -   “  ensinamentos de vida nova”
No meio de tantos infortúnios, de tantas contradições e de tanta desventura, os ensinamentos de Moisés são para nós, hoje, uma verdadeira catequese. Para enfrentarmos os desafios do mundo atual, podemos fazer toda a diferença, se usarmos os decretos do Senhor como princípios que regem a nossa vida. Assim como prometeu aos antigos uma terra em que corria leite e mel Deus nos promete uma terra diferente para a nossa existência, vivendo uma nova vida.  As leis e os decretos do Senhor são para nós normas que nos ajudam na vivência da felicidade aqui na terra. Se refletirmos bem no conselho de Moisés, iremos entender que, quando praticamos os ensinamentos do Senhor, aqui, na terra em que estamos vivendo, ela então, tornar-se para nós, a terra prometida. Para que isto aconteça, precisamos, porém, ouvi-Lo, escutá-lo, isto é, estar de coração aberto. A terra prometida é um estado de espírito, resultado da nossa vivência dentro dos mandamentos da Lei de Deus os quais estão gravados dentro de nós e são para as outras pessoas uma prova da nossa inteligência e sabedoria, que significam felicidade e paz. Esse estado de espírito nós o observamos nas pessoas que vivem dentro da vontade de Deus e são sinais de que podemos também atravessar o vale escuro como se fosse um dia claro. Nesta terra nós teremos sabedoria, inteligência e chamaremos atenção para que outros queiram nela   também entrar. Este é o reino de Deus e que devemos ensiná-lo a filhos e netos. - Você já se sente vivendo numa “terra diferente” ou ainda está à sua espera? – Como você tem vivido o ensinamento do Senhor? – Qual o resultado da vida que você tem vivido? – Você tem despertado a atenção de alguém pelo seu modo de viver? - O que seria para você esta terra prometida por Deus? -  Você é feliz?

Salmo 147 – “Glorifica o Senhor, Jerusalém!”
O Senhor envia suas ordens para a terra por meio da Sua Palavra que nós anunciamos. Do céu Ele faz cair proteção e abrigo para aqueles que confiam nas Suas promessas, pois escutam e praticam a Sua Palavra, Seus Preceitos e Suas Leis. Os preceitos do Senhor nos são dados com carinho, por isso, somos chamados a, como Jerusalém, glorificar o Senhor com a nossa vida, nosso louvor e nossas ações.

Evangelho – Mateus 5, 17-19  -  “A lei de Deus é perfeita para a nossa alma e para a nossa vida”
Não penseis que vim abolir a lei e os profetas“vim para dar-lhe pleno cumprimento”. Nestes tempos em que se propaga a ideia de que a Igreja deve se modernizar para seguir a evolução da mentalidade do mundo na sua pretensão de satisfazer a vontade da nossa carne humana, este Evangelho nos é providencial. A Palavra de Jesus, então, é perfeita para que façamos uma reflexão do que acontece dentro do nosso coração.  O ser humano precisa hoje, como sempre, dos valores que a Lei do Senhor propõe, pois nada dentro de nós mudou. A lei de Deus, portanto, é perfeita para a nossa alma e para a nossa vida e corresponde fielmente aos anseios mais profundos do nosso ser que foi criado à imagem e semelhança de Deus. Deus não mudou o Seu Plano para cada um dos Seus filhos, por isso, o que era é e sempre será.  As leis e os mandamentos do Senhor não mudam, porém, muda o nosso entendimento de acordo com o sabor dos ventos.  Hoje, neste Evangelho, Jesus nos esclarece que veio ao mundo, também, para dar cumprimento à Lei de Deus que está sendo deturpada por cada um de nós que desejamos um evangelho pessoal de acordo com as nossas conveniências. Jesus nos lembra de que é grande no reino dos céus quem pratica e também ensina os Seus mandamentos. Muitas vezes, nos apegamos à Lei de uma forma desvirtuada e nos prendemos apenas aos acessórios, por isso nos equivocamos e esquecemo-nos do que é essencial. Assim sendo, não podemos ficar nos confundindo hoje com as falsas ideias de que isto e aquilo são coisas do passado, que o mundo é outro e que os valores também mudaram. Jesus veio dar uma nova roupagem à lei que os antigos pregavam. Deus trabalha com a nossa humanidade. Ele é paciente e espera as nossas resoluções, no entanto, a essência da lei e do direcionamento de Deus tem sempre o mesmo objetivo: a vivência do amor que concede ao homem, feito à Sua imagem e semelhança, a oportunidade de ser feliz e fazer feliz também o seu semelhante. Praticar os mandamentos e ensiná-los aos outros, dar-nos-á uma qualidade de vida superior à que tem os que não os praticam.  Não nos iludamos pensando que Deus irá mudar a Sua Palavra para nos agradar e corresponder aos nossos interesses. Se assim o fizesse Ele estaria rompendo dentro de nós tudo o que Ele já assinalou desde que soprou sobre nós o hálito da vida. – O que você acha que mudou no coração do homem? - Você é daqueles (as) que acham que certos valores já eram?  – Qual é o conceito que você tem da Lei de Deus? – Como você acha que Deus o (a) considera: menor ou maior no reino dos céus?


3 comentários:

  1. NOSSO DEUS E NOSSO PAI PERDAO POR MEUS PECADOS E PELOS PECADOS DO MUNDO,OBRIGADO POR TUDO QUE SOU POR TUDO QUE TENHO,IRMAOS E IRMAS QUE A PAZ ESTEJJA COM TODOS.O QUE DEVE SER MUDADO SAO NOSSOS PENSAMENTOS ERRADOS AMEM

    ResponderExcluir
  2. Jose Maria Nascimento22 de março de 2017 às 04:51

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir