.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 7 de março de 2017

Insistir e perseverar com fé, na oração-Helena Serpa

09/03/2017  – 5ª. Feira I semana da Quaresma -  Ester   4, 17– “ em tempos de deserto e humilhação ”  
Podemos seguir o exemplo da rainha Ester quando também experimentarmos a orfandade e estivermos precisando enfrentar os leões que pretendem nos devorar. Os leões são as nossas dificuldades e tribulações, o medo, o desânimo, a crise financeira, as perdas, a violência, a enfermidade, as injustiças e todas as barreiras que precisamos vencer na nossa caminhada aqui na terra. Esses, são tempos de deserto, de humilhação, de incapacidade, de impotência. Ester representa para nós todo homem e toda mulher que se sente órfão (ã) no mundo, sujeitos às injustiças e à maldade, mas confia no Senhor. Sentimo-nos na orfandade quando os inimigos nos atacam e eles estão muitas vezes dentro de nós mesmos (as): o medo, a revolta, a ira, a inveja, o ressentimento, as feridas da nossa vida, das quais nós nem temos conhecimento. Somos muitas vezes responsáveis pelas coisas que acontecem erradamente. O que dá errado pode ser uma consequência do que ainda não compreendemos e que foge aos nossos padrões de vida, às nossas expectativas. Só o Senhor poderá nos alinhar no caminho certo. Quando diante Dele nos ajoelhamos e suplicamos o Seu auxílio, Ele nos coloca na boca um discurso atraente, a fim de que possamos enfrentar os “leões” que nos apavoram. O Senhor nos ensina através da Sua Palavra, dos Seus ensinamentos, do Seu Evangelho a vencer as barreiras que teimam em nos atrapalhar. Ao invés, então de seguirmos a cartilha do mundo nós aprendemos na Cartilha de Deus que é o Livro da Vida e os nossos inimigos vão caindo e o nosso luto se transforma em alegria. Prostrar-se por terra, reconhecendo a nossa limitação e o nosso pecado será o melhor que poderemos fazer, pois “eu mesma me expus ao perigo”.    Prostrar-se significa: humilhar-se, render-se, entregar-se.  – O que você faz quando tem que enfrentar “os leões” da vida? - Você reconhece a sua orfandade, sua limitação? Quem pode ajudá-lo (a)? – Você ainda se sente na orfandade?   – Faça você também como Ester a sua oração ao Senhor. Ele é o Rei que irá escutá-lo (a).

Salmo 137 – “ Naquele dia em que gritei, / vós me escutaste, ó Senhor!”
O Senhor realmente aumenta a potência da nossa alma quando gritamos o Seu Nome e suplicamos a Sua proteção. O amor e a verdade de Deus estão expressos para nós nas Suas promessas de vida nova. Por isso nós damos graças a Deus, de coração e cantamos Seus louvores perante os Seus anjos, ainda aqui na terra. Por isso, o nosso coração se prostra para que o Pai complete em nós a obra que Ele começou a fazer.

 Evangelho -  Mateus 7, 7-12   “insistir e perseverar com fé, na oração”

As três ações a que Jesus se refere neste Evangelho, pedir, procurar e bater expressam os nossos desejos e os nossos anseios interiores. Quem pede quer receber, quem procura quer encontrar e quem bate à porta, espera que lhe seja aberta. São também as “ações” que podem permear o teor da nossa oração junto ao Pai. São motivações para que possamos nos prostrar diante do Pai, confiantes na Sua misericórdia e no Seu auxílio. Pedi, procurai e batei, porque assim vos será dado, achado e aberto, nos recomenda Jesus. Com estas palavras de ordem e estas promessas Jesus nos dá a garantia de que os nossos pedidos têm valia diante de Deus. Portanto, pedi, procurai e batei, não são apenas uma sugestão de Jesus, mas, um imperativo! Pedir, procurar e bater é o mesmo que insistir e perseverar com fé, na oração. A fé é quem move a nossa oração nesta ação de pedir, buscar e bater. De acordo com o grau da nossa fé também alimentamos a esperança de que as coisas acontecerão no momento certo. Atrelada ao nosso pedido, à nossa busca, e à nossa insistência, precisa estar, porém, a nossa paciência e abandono em Deus. Muitas vezes não temos muita consciência do que pedimos, a quem buscamos e onde batemos e entendemos que, só o fato de pedirmos com fé já é suficiente para recebermos do Senhor tudo o que reivindicamos. Não paramos para refletir se, de fato, o que estamos pedindo, procurando e batendo com insistência é ou não um benefício para nós. Somente o Senhor sabe precisamente quais são as nossas reais necessidades. Muitas vezes, não recebemos, não encontramos e não alcançamos o que pleiteamos porque estamos pedindo para o mal. Podemos estar pedindo a Ele  algo que na nossa maneira de entender é pão, mas na concepção divina é como uma pedra que irá nos machucar. Ou então, achamos que pedimos peixe e não recebemos nada, porque, na realidade, estamos pleiteando uma cobra para nos picar. Somos mestres em desejar coisas que nos machucam ou situações das quais sairemos feridos (as), porém, Deus nunca nos dará nada que não seja bom para nós. Ele só deseja nos conceder graças e bênçãos para a nossa felicidade.  Na realidade o que o Pai almeja nos dar é o Seu Espírito Santo, e com Ele, todas as bênçãos que estão reservadas para nós. O Senhor deseja nos dar a vida em abundância que somente o Espírito Santo pode nos garantir. Portanto, pedir o Espírito Santo e desejar que a vontade de Deus se realize na nossa vida é o melhor que  podemos pleitear para nós. Não seremos decepcionados (as), pelo contrário, iremos entender que o Senhor tem os planos certos para realizar na nossa vida, nas horas certas. - Você tem pedido ao Senhor que realize os seus sonhos?  - Atualmente qual é o seu grande sonho?     Será que você tem sonhado e pedido a Deus o que é justo para sua vida? – É disso mesmo que você precisa?  - Você tem pedido o Espírito Santo? - Experimente fazer isto e veja os seus sonhos acontecerem!

3 comentários:

  1. Jose Maria Nascimento9 de março de 2017 às 05:07

    Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  3. NOSSO DEUS E NOSSO PAI PERDAO POR MEUS PECADOS E PELOS PECADOS DO MUNDO ,OBRIGADO POR TUDO QUE SOU POR TUDO QUE TENHO,IRMAOS E IRMAS QUE A PAZ ESTEJA COM TODO,VINDE EXPIRITO SANTO ILUMINAI NOSSAS MENTES AMEM

    ResponderExcluir