.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 20 de março de 2017

Não podemos abusar da compaixão de Deus-Helena Serpa


21/03/2017 - 3ª. Feira III semana da Quaresma – Daniel 3, 25.34-43 – “somos convidados a nos curvar diante do Senho” 
 Daniel pedia clemência ao Senhor pelos desmandos do seu povo que passava por humilhação no exílio, dizendo: “estamos reduzidos ao menor de todos os povos... por causa de nossos pecados”!   Neste tempo de quaresma, todos somos convidados a nos curvar diante do Senhor e, de “alma contrita e espírito de humildade”, fazer como Azarias (Daniel), e seus companheiros, quando se achavam na fornalha ardente. Por causa dos nossos pecados e das nossas transgressões, nós também sofremos na carne a insanidade da violência, da miséria, da prostituição, da corrupção, do adultério, da promiscuidade. Somos também, muitas vezes, jogados na fornalha ardente, quando não queremos seguir a onda do mundo e nos recusamos a adorar os “deuses” que nos são apresentados.  Sabemos que todos os sofrimentos pelos quais passamos, são decorrentes do exílio em que vivemos, longe de Deus. Precisamos também nós, de “alma contrita e em espírito de humildade, de todo o coração” ter confiança na misericórdia de Deus, admitindo o fato de que somos coniventes com a maldade que impera no mundo!  Nunca queremos assumir também o pecado coletivo que causa tantas consequências na sociedade! Entendemos que em tudo agimos corretamente entendemos que somos bons e nunca somos culpados de nada. No entanto, as sequelas das nossas pequenas faltas também contribuem para que sejamos provados, enquanto caminhamos aqui na terra.  A fornalha ardente significa para nós a hora da provação, do sofrimento, da grande dificuldade, do beco sem saída, quando não temos a quem recorrer. O fogo são as angústias, as aflições, as incertezas, o abandono, as decepções que temos experimentado na vida. Nestas horas quantos de nós ao invés de nos apegarmos a Deus, praguejamos e nos rebelamos, só piorando a nossa situação! Como eles, nós também às vezes nos sentimos solitários (as), desamparados (as), sem “chefes, sem profetas, sem guias”, mas o Senhor continua atento às nossas preces e ao louvor que brota de dentro de nosso coração. Louvar no meio da dificuldade é a maior experiência que a nossa alma humana pode vivenciar. Não há quem tenha feito essa prova alguma vez na vida, que possa esquecer o momento da graça do Senhor que nos faz louvá-Lo e Nele confiar. Nessas horas tudo o que nos acontecer será o melhor, pois estará centrado na vontade de Deus para nós. - Até que ponto você se acha responsável pelas coisas ruins que acontecem no mundo? E na sua família, na comunidade? – Como é a sua reação nos momentos de fogo: humildade ou revolta? – Você já experimentou louvar a Deus “no meio do fogo”, da dificuldade, do sofrimento? 

Salmo 24 – “Recordai, Senhor a vossa compaixão!”
Nos momentos de dificuldades e de penúria devemos pedir ao Senhor que nos mostre o Seu caminho. A estrada de Deus é a mais segura para nós e a verdade da nossa vida está na Sua Palavra que nos orienta e nos conduz. Somente quem tem experiência com a Palavra de Deus pode provar da Sua compaixão porque nela encontra conforto, sabedoria e ânimo para prosseguir caminhando protegido (a).

Evangelho – Mateus 18, 21-35 – “não podemos abusar da compaixão de Deus”
Esta parábola do servo cruel nos leva a refletir sobre a metodologia de Deus diante das nossas dívidas e ao mesmo tempo testa a nossa fidelidade aos Seus ensinamentos. Deus é amor e nos criou para vivenciarmos o amor com Ele e com os irmãos. O amor de Deus é o referencial para as nossas ações, pois é misericórdia e justiça e é assim que Ele nos trata.  Quando Jesus responde a Pedro que precisamos perdoar não apenas sete vezes, mas setenta vezes sete, nós intuímos que a misericórdia é a chave que o Senhor usa para com as nossas dívidas. Deus sempre nos perdoa, não só uma vez nem dez, mas sempre, porém, espera que também perdoemos aos nossos devedores, sempre. O homem da parábola, no entanto, não entendeu que o método usado pelo rei ao perdoar-lhe uma grande soma deveria ser o mesmo adotado por ele em relação àqueles que também lhe deviam alguma coisa. Assim, não usando de misericórdia ele colocou na prisão o companheiro que lhe devia pouco. Precisamos ter consciência de que Deus é misericordioso, mas é justo, por isso, não podemos abusar da Sua compaixão. Somos devedores uns dos outros aqui nesta terra. E a melhor maneira para que sejamos também justos é usarmos de misericórdia e compaixão para com os nossos devedores. Mas precisamos fazer isto, desde já. Ainda estamos vivendo dentro do prazo que o Senhor nos dá para que possamos pagar a “dívida” que assumimos diante do mundo em consequência das nossas más ações ou da má aplicação dos bens que Dele recebemos. E esta dívida, nós podemos pagá-la não apenas rezando muito ou indo muito à missa, ou apenas confessando aos pés do padre a nossa culpa, mas vivenciando o Evangelho de Jesus que nos manda perdoar àqueles que nos têm ofendido da mesma maneira como Deus nos perdoa. Nós prestamos contas com Ele quando   também damos aos nossos devedores a oportunidade para que paguem os seus débitos para conosco. Isto acontece concretamente, quando temos paciência com o próximo, quando também aceitamos as suas reivindicações ou compreendemos as suas razões, quando finalmente, também sabemos perdoar até setenta vezes sete, isto é, sempre. – Você usa de misericórdia com o próximo da mesma forma que alcança a misericórdia de Deus? – Você é justo para com o próximo? – Como você age com as pessoas que lhe devem alguma coisa? – Você dá alguma chance a elas ou prefere revanche? – Você perdoa?                                                                                                                       
 

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  2. NOSSO DEUS E NOSSO PAI PERDAO POR MEUS PECADOS E PELOS PECADOS DO MUNDO,OBRIGADO POR TUDO QUE SOU POR TUDO QUE TENHO;IRMAOS E IRMAS QUE A PAZ ESTEJA COM TODOS,FIQUEMOS ATENTOS,POIS E SERIO NAO BRIQUEMOS AMEM

    ResponderExcluir