.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 20 de março de 2017

O pecado nos deforma e nos deixa na ignorância e na escuridão-Helena Serpa


26/03/2017 - IV Domingo da Quaresma  1ª. Leitura 1 Samuel 16, 1.6-7.10-13 – “precisamos esperar o tempo de Deus”
Humanamente falando nunca poderemos entender o modo de Deus agir, porque difere completamente do nosso modo de escolher. Aquele, porém, que tem sintonia com o Senhor e está muito atento aos Seus sinais e moções poderá entender as Suas escolhas. As deliberações de Deus, muitas vezes, são inconcebíveis aos nossos olhos.  As nossas eleições são feitas de acordo com a nossa empatia ou no melhor dos casos, a partir da capacidade que nós julgamos que a pessoa tenha. O Senhor, no entanto, “olha o coração” e vê claramente o que é essencial na pessoa para a missão que lhe será outorgada. O Senhor conhece aqueles (as) a quem Ele capacita de acordo com os Seus desígnios. Samuel, homem de Deus, a princípio foi traído pela sua humanidade, no entanto, teve paciência e esperou a confirmação do Senhor para ungir o rei que lhe seria apresentado. Assim, ele esperou pacientemente e, mesmo diante da perspectiva de não ter mais opções, ele foi mais além e fez uma pergunta meio sem propósito: “Estão aqui todos os teus filhos?”  Jessé respondeu de uma maneira muito simplória: “Resta ainda o mais novo, que está apascentando as ovelhas”. E no momento certo, não duvidou e ungiu David como rei de Israel. Com certeza, o pai de Davi nunca imaginara que o mais novo dos seus filhos, simples pastor de ovelhas seria o escolhido de Deus. Com este fato nós aprendemos que precisamos esperar o tempo de Deus para que não atropelemos as Suas resoluções pela pressa e falta de discernimento. Na nossa vida o Senhor também nos motiva a fazer escolhas segundo o Seu coração e precisamos de muita prudência para não sermos enganados (as) pela aparência, das pessoas, das coisas e dos fatos que nos atraem à primeira vista. – Você tem tido paciência para fazer as suas opções de vida? – Você espera algum sinal de Deus para decidir as suas escolhas? – Você já perdeu a esperança de encontrar aquele (a) que você espera? – Talvez seja alguém que você nunca imagina, pois, aos seus olhos, é uma pessoa muito simples e sem expressão! Já pensou nisso?
Salmo 22 – “O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma”
Por isso mesmo é que somente Ele, o Senhor, pode fazer as escolhas corretas para a nossa vida. A Sua mão é segura  e firme e a Sua sabedoria extrapola as nossas conveniências. Confiando nisso, nós temos a perspectiva de caminhar com esperança pois nunca nos faltará coisa alguma, tudo será providenciado, no tempo certo.
2ª. Leitura  Efésios 5, 8-14 “ A luz de Cristo nos tira da ignorância,!”
São Paulo nos conscientiza da nossa condição de filhos da Luz, chamados a refletir a luz que emana de Jesus Cristo.  Assim ele nos convoca a sair da mornidão e da morte pelo pecado, para viver como filhos de Deus batizados em Nome de Jesus. Para que isso aconteça precisamos nos colocar sob Seu senhorio a fim de dar frutos de bondade, de justiça e de verdade, oferecendo ao mundo o testemunho das grandes obras de Deus na nossa vida. Tudo isso irá se refletir na nossa vivência humana e espiritual, pois aprenderemos a discernir o que agrada a Deus e fugiremos das obras do mal. Assim fazendo, as trevas não terão mais poder sobre nós e as nossas obras serão vistas por todos. A luz de Cristo nos tira da ignorância, da injustiça e da maldade e nos fará resplandecer de esperança diante de todos. – Você tem sabido refletir a luz de Cristo no mundo? – As suas ações dão testemunho da manifestação do amor de Deus em você? – Você já despertou para perceber que, diante de Deus você é responsável pelas pessoas com quem você convive?

Evangelho – João 9, 1-41 – “o pecado nos deforma e nos deixa na ignorância e na escuridão.”


Diante dos fariseus, que desconfiavam Dele por causa da cura de um cego de nascença, Jesus pronuncia palavras que abrem a nossa consciência para enxergar a nossa cegueira espiritual diante dos mistérios de Deus. “Eu vim a este mundo para exercer um julgamento, a fim de que os que não veem vejam e os que veem se tornem cegos”.  Enquanto não nos deixarmos curar por Jesus e ser invadidos pelo Seu Espírito, nós seremos sempre cegos e viveremos nas trevas. Somente a experiência pessoal com Jesus ressuscitado nos faz enxergar as coisas que antes não enxergávamos apesar de nos considerarmos pessoas esclarecidas. As coisas mais expressivas e essenciais à nossa felicidade estão escondidas dentro de nós e só o Amor misericordioso de Deus fá-las-á vir à tona. Foi isso que Jesus veio fazer. A história do cego de nascença vem nos mostrar que o pecado nos deforma e nos deixa na ignorância e na escuridão. Porém, a ação da graça e da bênção de Deus sobre nós revela ao mundo as Suas obras de libertação das nossas deficiências.  Enquanto aqui estamos é o tempo em que podemos usufruir de tudo o que o Senhor tem para nos dar. As nossas dificuldades e tribulações são como cegueiras e doenças incuráveis aos nossos olhos, porém o poder amoroso de Jesus por meio do Seu Espírito Santo, nos toca, nos harmoniza e nos faz superá-las, embora que as outras pessoas do mundo nunca entendam como isto pode acontecer. O Senhor nos cura e nos liberta para que, livres do pecado, possamos garantir que ninguém é um caso sem solução, porque Jesus Cristo veio salvar a todos.  – Você admite que em  ainda existam cegueiras que podem trazer para a sua vida, dificuldades e problemas? – Você já se expôs a ação do Espírito que santifica e purifica o coração, a fim de que seja curado (a? – Peça que Jesus toque nas suas “cegueiras”! Exponha as suas dificuldades e deixe-se, hoje, ser curado (a), para glória de Deus!


Um comentário:

  1. Deus a abençõe nesta magnifica reflexão. Que o Espírito Santo continue iluminando e dando muita sabedoria

    ResponderExcluir