.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 20 de março de 2017

Ouvir faz parte do primeiro de todos os mandamentos-Helena Serpa


24/03/2017 - 6a. Feira III semana da Quaresma – Oséias 14,2-10 – “ Voltar”! 
Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus”!  Se, atendermos ao chamado do Senhor e voltarmos para Ele o nosso coração cansado de perambular como mendigos famintos, por causa do nosso pecado todos nós poderemos nos inserir nesta profecia de Oséias.  A “palavra-chave” que o profeta nos revela para que possamos regressar para o Senhor quando estivermos caídos no pecado é “Voltar”!  Oséias nos convida a reconhecer como são falsos os deuses nos quais colocamos a nossa confiança e que nos afastam do amor de Deus. Voltamos para Deus quando reconhecemos que somos pecadores (as) e necessitados (as) da Sua misericórdia. Quando deixamos de viver em função dos produtos que fazem as nossas próprias mãos e dos julgamentos que partem da nossa humanidade decaída pelo pecado.  Os “produtos de nossas mãos” são os nossos desejos humanos, nossos planos equivocados que não procedem do coração de Deus, no entanto, muitas vezes os colocamos como prioridade na nossa vida. O Senhor nos promete restauração e nos acena com maravilhas que podem acontecer na depois que voltarmos para  perto Dele. Floresceremos como o lírio e lançaremos raízes como as plantas, isto é, teremos uma vida frutuosa, atrairemos as pessoas para Deus, exalaremos no mundo o perfume do Seu amor. O homem que é sábio e bom entendedor confia nas promessas que Deus lhe faz pela boca dos profetas, por isso os seus caminhos são retos. Resta-nos, portanto, firmarmo-nos nas Suas promessas e acolhermos o Seu chamado, para que tenhamos a nossa vida restaurada e um novo tempo possa despontar, para nós e nossos descendentes. – O que você considera como justiça de Deus para a sua vida?  - Você tem se apropriado da justiça de Deus para si?  - Você tem acolhido as promessas de restauração que Deus lhe tem feito? – Você já tem percebido o cumprimento dessas promessas? - Quais são os frutos que você tem produzido por estar perto de Deus?

  
Salmo 80 – “Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!”
Você já imaginou que a voz do Senhor parece uma súplica para nós? A todo o momento o Senhor nos pede para ouvi-Lo! A voz de Deus quer fazer-se conhecida por nós; o Senhor tem desejo de nos falar, de nos ensinar, de nos exortar, de nos consolar e nós teimamos em não prestar atenção aos Seus apelos e nos voltamos para deuses desconhecidos, só porque os podemos tocar enxergá-los com os olhos físicos.

Evangelho – Marcos 12, 28-34 – “ Ouvir faz parte do primeiro de todos os mandamentos”
 “Ouve, ó Israel!“O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda  a  tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!”  O fundamento da Lei de Deus é o AMOR, portanto, Amar a Deus, a si mesmo e ao próximo é o resumo de todo o ensinamento divino. No entanto, só poderemos praticar o primeiro mandamento, se primeiramente, ouvirmos a Deus quando se manifesta na Sua Palavra  e nos ensina a fazer todas as coisas. Como poderemos amar a Deus e aos irmãos se não soubermos como agir para entrar em comunhão com eles?  Ouvir o Senhor, escutá-Lo e atendê-Lo de todo o coração, alma e entendimento, é o mesmo que amá-Lo com toda a nossa força.  Todo aquele (a) que entende de coração essa verdade não está longe do Reino de Deus, foi isto que Jesus disse àquele escriba. Portanto, poderemos ter a certeza de que estamos vivendo o reino dos céus aqui na terra, se estivermos ouvindo a Deus e acolhendo o mandamento do Seu amor, tendo-O como único Deus e Senhor dos nossos relacionamentos. É com o Amor de Deus que conseguiremos amar ao próximo, como a nós mesmos (as). A Palavra nos garante que Deus nos amou primeiro, e é por meio dela que o Amor de Deus penetra no nosso coração e nos toca dando-nos o entendimento do amor que devemos ter para com os nossos irmãos e irmãs.  Quando nos amamos, nós nos aceitamos e praticamos o amor ao próximo por amor a Deus. Ai, então, podemos ter a plena consciência de que estamos realizando a vontade do Pai. Maior que todos os holocaustos e sacrifícios, são o zelo, o cuidado e o carinho que dedicamos às pessoas em Nome de Deus.   Não precisaremos mais fazer perguntas quando assim estivermos agindo porque o próprio amor que vivermos será a resposta certa para as nossas dúvidas e inquietações.  “Ouve, ó Israel”, este é o apelo que o Senhor nos faz, hoje, quando tantas vozes se confundem ao nosso redor. Se entendermos isso, se escutarmos e colocarmos em prática os ensinamentos do Senhor vivenciaremos desde já o reino dos céus aqui na terra. - Você  tem ouvido o Senhor lhe falar? – O que Ele tem lhe dito?  Você sabe qual  é a diferença entre gostar e amar? - Você ama a você mesmo (a)? - O que você deseja ao seu vizinho (a) é o mesmo que você deseja para si?  - Você tem dificuldade em aceitar-se a si mesmo (a)? E aos outros? – Para você o que é amar a Deus?

2 comentários:

  1. NOSSO DEUS E NOSSO PAI PERDAO POR MEUS PECADOS E PELOS PECADOS DO MUNDO ,OBRIGADO POR TUDO QUE SOU POR TUDO QUE TENHO,IRMAOS E IRMAS QUE A PAZ ESTEJA COM TODOS,QUANDO CONSEGUIRMOS OUVIR A VOZ DE DEUS QUE A TODO MOMENTO,ESTA SENDO TRANSMITIDA PELA VOZ DE NOSSOS PROFETA NOSSAS VIDAS MUDARA,QUA NDO NAO FICAREMOS PATINANDO E NAO IREMOS A LUGAR ALGUM.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir