.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 15 de março de 2017

“PODEIS BEBER O CÁLICE QUE EU VOU BEBER?”- Olivia Coutinho.

 
Dia 15 de Março de 2017
 
Evangelho de Mt20,17-28 
 
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir,diz, que enquanto  Jesus subia para Jerusalém, Ele revela aos  discípulos o que estava por vir: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue ao sumos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e os entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagela-lo e crucifica-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará.”
Enquanto Jesus revela o desfecho de sua trajetória terrena, que culminaria com a sua morte, Tiago e João  sonham com o poder e honrarias. Vislumbrados com essa possibilidade, eles nem se deram conta do sofrimento de Jesus. 
A  mãe de Tiago e João, que também caminhava com eles,  percebe, que aquele  momento seria oportuno para garantir um lugar privilegiado para os seus filhos. Equivocada,  ela faz o seguinte pedido a  Jesus: “Manda que estes meus dois filhos, (Tiago e João) se sentem no teu Reino, um a tua direita e o outro à tua esquerda .” É a mãe quem faz o pedido, mas é aos filhos que Jesus dá a resposta, uma resposta,  que valeria também para os outros dez discípulos,  pois todos  tinham o desejo de ocupar  lugares de destaque no Reino glorioso que seria instaurado por Jesus e que eles não sabiam desassociar dos reinos do mundo.
Jesus responde aquele pedido com outra pergunta: “ Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” "Eles responderam: podemos." Mesmo afirmando que poderiam beber do cálice que Jesus iria beber,  os discípulos ainda não haviam entendido a profundidade deste “Beber do Cálice.” Eles ainda não tinham uma consciência clara, de que para estar na gloria com Jesus, primeiro, eles teriam que percorrer o caminho que Jesus percorreu. Não compreenderam de que aquele cálice, simbolizava o  sofrimento que antecederia a glória de Jesus.
Jesus  não contesta  a resposta de Tiago e João, pois Ele sabia, que mesmo respondendo sem entender,  eles,  mais tarde, beberiam  de fato do  cálice que Jesus bebeu, o cálice sofrimento,  o que de aconteceu tempos depois.  Tiago, foi o  primeiro dos apóstolos  a  se tornar mártires (At12)  o mesmo acontecendo com João.
A narrativa  chama a nossa atenção  sobre o risco que corremos quando deixamos nos levar por interesses pessoais. E aí que entra em nós, a  vaidade, o egoísmo a ambição, grandes inimigos  que estraga a nossa vida, que nos  distancia  do projeto  Deus!
Com a sua vida, Jesus  nos ensina, que o caminho que nos leva ao  Pai, perpassa pela a doação de vida, pela humildade,  pelo o amor a Ele, transformado em serviço!
Ao se inclinar para lavar os  pés dos apóstolos, Jesus nos deixou um grande exemplo de humildade e de serviço.
 “Sendo Ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo” (Fl 2, 6-7).
“O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos” (Mc 10,45).
Façamos  um questionamento a nós mesmos: que direção estamos dando a nossa existência? Estamos de fato servindo ao reino de Deus, ou estamos querendo nos servir dele para nos promover?
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir