.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 7 de março de 2017

Precisamos fazer parte de uma nova geração-Helena Serpa



08/03/2017 - 4ª. Feira I semana da Quaresma -  Jonas 3, 1-10  -  “enviados à Nínive!”  
Na nossa caminhada quaresmal o Livro de Jonas é um auxílio para o nosso crescimento, humano e espiritual porque nos revela o propósito de Deus quando nos submete a provas penitenciais com o único objetivo de nos fazer assumir uma vida nova. Assim, podemos perceber numa só experiência, o chamado que Deus nos faz para ir em busca daqueles (as) a quem deseja salvar, e ao mesmo tempo como Ele age para que possamos retornar à vida plena que preparou para cada um dos Seus filhos e filhas. 
Porque não deseja a morte e sim a vida para todos nós, Seus filhos, o Senhor, ainda hoje, conta com cada um de nós, para assumir o papel de Jonas. Como ele também somos enviados por para abrir os olhos e os ouvidos, assim como tocar o coração das pessoas, por meio da Sua Palavra e do nosso testemunho.  De certa forma somos também responsáveis pelo crescimento de alguém e, por essa razão, muita coisa depende de nosso testemunho e da nossa decisão de mudar e de voltar atrás nas nossas concepções. Nínive, o local para onde o Senhor nos envia, poderá ser a nossa casa, o nosso trabalho ou mesmo a nossa comunidade. Neste tempo de Quaresma, precisamos estar atentos ao chamado do Senhor que nos manda levantar para tomar atitudes de conversão.  Na leitura vemos como o povo escutou e acreditou nas admoestações de Jonas, inclusive o próprio rei! Quando o rei, aquele que está à frente de um povo, atende e vive a Palavra de Deus os seus seguidores são salvos.     A leitura nos revela que Deus arrependeu-se do mal que resolvera fazer-lhes, e não o executou. Será que Deus volta atrás? Para nós voltar atrás é algo muito difícil. Existe em nós um orgulho exacerbado que nos leva à obstinação, por isso, quando afirmamos algo, geralmente pretendemos sustentar até o fim, mesmo que o mundo mude e as coisas se transformem. Nós sempre temos a razão! Como Deus age diferentemente de nós! Ele quer apenas a conversão do pecador: o voltar atrás de Deus está condicionado ao nosso voltar atrás. É tempo de conversão, tempo de mudanças e o Senhor nos diz: “enquanto há vida, há esperança”, portanto, ainda há tempo! – Como você tem recebido a exortação do Senhor por meio dos “Jonas” que vêm até você? – Qual é o seu propósito de conversão nessa quaresma? – Em que o Senhor tem lhe pedido para que mude?

Salmo  50   - Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!”
O amor de Deus nos purifica do nosso pecado e apaga completamente a nossa culpa. Clamar por misericórdia é apossar-se do amor infinito do Pai que nos criou para uma vida plena. O salmista pede a Deus que crie nele um coração que seja puro e que lhe dê de novo um espírito decidido. É disso que também nós precisamos: de um coração puro, um espírito decidido e de uma alma penitente. E é isso também que agrada ao Senhor.

Evangelho -  Lucas 11, 29-32   -  “precisamos fazer parte de uma nova geração”

Assim como Jesus falou, nós também podemos fazer parte de uma geração má, quando vivemos pedindo ao Pai sinais e motivos para assumir a vida nova que Ele nos propõe. É a geração daqueles (as) que querem um sinal para acreditar, que precisam ver para crer e por isso, não enxergam o que está um pouco além da mesma vidinha medíocre e sem objetivo do ter, do prazer, do poder, do divertir-se, do amealhar. Muitas vezes colocamos como condição para a nossa conversão, os milagres que precisam acontecer na nossa vida e limitamos o poder de Deus às nossas necessidades e interesses pessoais. Os ninivitas se arrependeram e se converteram somente com a pregação de Jonas. A rainha do sul (rainha de Sabá) limitou-se a seguir os conselhos de Salomão, e todos foram salvos. E nós?   A quem devemos ouvir para não fazermos parte dessa geração que caminha para o mal? Jesus veio como um sinal do Pai para a humanidade. Ele é, portanto, a grande manifestação do Amor do Pai por cada um de nós. É maior do que Jonas e maior que Salomão que atraiu para si reis, pela sua sabedoria. Nós precisamos fazer parte de uma nova geração, que tenha Jesus como único sinal, por isso, não necessitamos de outros sinais para acreditar na força e no poder de Deus. Nós temos hoje a Palavra de Deus como Sinal da Sua presença no meio de nós. Ela é a bússola de Deus para nós. Hoje, a geração má é aquela que é constituída de uma multidão de pessoas que não crê na Palavra de Deus e não segue os Seus ensinamentos esperando por alguma coisa que venha a acontecer e que seja visível aos seus olhos e sensível ao toque. Olhemos para Jesus: Ele é o grande sinal do Pai para nós e nos quer dar salvação e vida abundante.  – Você faz parte da geração boa ou má? – Faça uma reflexão da sua vida e pense se há alguma mensagem do Evangelho que você não acredita e por isso não tenta viver como Jesus ensinou. - Você ainda espera algum outro sinal a não ser o sinal da Cruz? – A palavra de Deus lhe basta para que volte atrás e se arrependa e tenha vida nova?  


2 comentários: