.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 26 de março de 2017

“QUERES FICAR CURADO?” – Olivia Coutinho

 
Dia 28 de Março de 2017
 
Evangelho de Jo5,1-16
 
Ao longo deste tempo Quaresmal em que buscamos uma proximidade maior com Deus aprofundando-nos no Mistério do seu amor, podemos dizer que muitas coisas já mudou em nós.
A riqueza da liturgia deste tempo especial, nos fez chegar a uma feliz conclusão: Não podemos viver de qualquer jeito!  Precisamos viver do jeito de Jesus, sem fugirmos das cruzes, sem buscarmos atalhos pra encurtar o caminho!
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus, ao curar um paralítico, nos ensina uma forma simples de nos aproximarmos de Deus, que é aproximando do irmão que sofre!
narrativa confirma a preferência de Jesus pelos os excluídos. Curando um paralítico, Ele deixa transparecer mais uma vez,  a imensidão do seu amor e da sua compaixão para com os sofredores! 
O episódio aconteceu, em Jerusalém, numa festa dos judeus. Jesus, não subiu ao templo, Ele preferiu  ficar  no meio dos excluídos, os coxos, os paralíticos, os cegos, um povo sem voz e sem vez que buscava através de uma crença, a cura de seus males.  Era um  povo sofrido, que ficava amontoado ao redor de uma piscina, a espera, de que um anjo viesse movimentar a água da piscina. Eles acreditavam que depois do borbulhar da água, o primeiro doente que entrasse na piscina, cuja água, eles atribuíam ter um poder sobrenatural, ficaria curado.
Ao contrário dos fariseus, que estavam preocupados somente em guardar o sábado, Jesus permaneceu no meio daquele povo excluído e  o seu olhar pairou sobre um paralítico, um excluído dos excluídos que estava ali há 38 anos, (o que significa uma vida inteira) a espera do milagre. Jesus aproxima-se dele e pergunta-o: “Queres ficar curado?” O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente.” Jesus disse: “Levanta-te, pega sua cama e anda”. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a sua  cama e começou a andar. 
Podemos nos perguntar: se Jesus, já sabia que aquele paralítico, estava ali há tantos anos a espera de um milagre, porque perguntar-lhe: “queres ficar curado?” Ao fazer esta pergunta ao paralítico, Jesus, dá a entender, que a sua intenção, não era somente fazê-lo andar fisicamente, mas também despertá-lo para a “vida”, é como se Ele quisesse dizer: acorde para a vida, não fique preso a  deficiências físicas, não fique esperando  pelo o movimento de alguém, se esforce, movimente você mesmo, o que ele poderia fazer dali pra frente.
O paralítico, que ficou 38 anos a espera de uma cura, simboliza  todos aqueles que se acomodam, que ficam presos nas suas deficiências, que não lutam, que não buscam alternativas para movimentar a sua vida.
O texto nos chama a atenção também, para a nossa falta de solidariedade, quantos de nós,  ainda não aprendemos a enxergar o outro com olhar de Jesus, um olhar que não apenas constata a sua necessidade, mas que nos leve a ajudá-lo!
As águas que borbulhavam vez por outro na piscina, simboliza a imagem de um falso deus, um deus que lembra de vez em quando do seu povo, diferente do nosso Deus, um Deus que é Pai! O nosso “Deus” é um Deus verdadeiro, um Deus presente, que nos ama, que nunca nos abandona! Somos nós, que muitas vezes o abandonamos, que não correspondemos ao seu amor, principalmente quando somos indiferentes ao sofrimento do nosso irmão! 
Não esqueçamos: Atrás de uma doença física do nosso irmão, pode estar escondida uma ferida na alma, são essas feridas na alma que impede muitas pessoas de lutar, de enxergar novos horizontes. Quem sabe, não está em nossas mãos, a cura dessas feridas que paralisa tantos irmãos? 
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir