.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 23 de março de 2017

SE NOS É OFERECIDO A LUZ, PORQUE VIVER NAS TREVAS? - Olívia Coutinho


4º DOMINGO DA QUARESMA
 
DIA 26 de Março de 2017
 
Evangelho - Jo 9,1-41
 
Neste quarto domingo da quaresma, já podemos alargar um pouco mais os nossos passos, pois já temos uma visão clara do caminho que temos que percorrer, se quisermos de fato, chegarmos  a Páscoa do Senhor Jesus, renovados, revestidos de uma nova roupagem: da graça de Deus!
Aprendemos muito nesta nossa caminhada  de preparação para a Páscoa, mas ainda há muito que aprender, afinal temos uma missão desafiadora  pela frente: dar continuidade à missão de  Jesus que não foi interrompida com a sua volta para o Pai!
 A realização plena do homem foi e continua sendo a prioridade de Deus, Ele provou isso, ao investir alto no resgate  deste bem que lhe é precioso, permitindo  que  seu  Filho pagasse com a vida  o preço da nossa liberdade.
Aproveitemos  pois,  estes dias que nos separa da grande Festa da vida, para revisar o quanto há de luz e  sombra em nossa vida, pois ainda há tempo de abandonarmos tudo que nos impede de aproximarmos da Luz!
No evangelho do domingo passado, Jesus, no encontro com uma samaritana, se  apresenta como a água viva que sacia a nossa sede. Neste domingo, Ele se apresenta como  a luz libertadora, devolvendo a visão a um cego de nascença!
Enquanto caminhava com seus discípulos, Jesus vê um cego de nascença e se compadece dele. E como naquela época, a ideia religiosa dominante, induzia o povo a acreditar que a doença era castigo de Deus,  consequência do pecado, os discípulos ficaram curiosos, querendo saber quem havia pecado, já que aquele homem era  cego de nascença. Jesus,  que gostava de aproveitar todas as oportunidades para passar um grandes ensinamentos, corrige esse modo errôneo  de pensar. 
Pensar que Deus castiga seus filhos com  doenças, é negá-Lo como Pai, um pai nunca quer sofrimento para o filho.  Deus é puro amor, Ele não castiga ninguém, a  doença, faz parte da fragilidade humana, não vem de Deus.
Ao libertar o cego  das correntes que o aprisionava, a cegueira, como também as correntes do preconceito,  Jesus nos mostra o para quê Ele veio ao mundo! Ele veio trazer vida e não a morte! Jesus quer que todos tenham vida, que caminhe com suas próprias pernas, que enxergue mais além,  que lutem pelos os seu direitos, o direito a uma vida digna. 
Jesus não  veio ao mundo com finalidade de realizar milagres, os milagres que Ele realizava, era  devido a sua sensibilidade diante os sofredores.  Jesus veio nos encorajar, mostrar a nossa força, nos  libertar das amarras que nos impede de caminhar...
 A presença de Jesus em nossa vida é  transformadora,  quebra as correntes que nos aprisiona, tira-nos da escuridão das trevas, com Ele  adquirimos força, ânimo para seguir em frente. Com Jesus, nossa vida ganha um significado novo, sua presença iluminadora nos faz enxergar além do que os olhos humanos alcançam!
Nada justifica  vivermos na escuridão se temos  um “interruptor” bem ao nosso alcance, basta-nos um pequeno movimento  para que a Luz de  Cristo incendeie a nossa vida! 
As nossas dores, o nosso sofrimento, não  nos impede de aproximarmos  da luz, pelo contrário, são nestes momentos que somos cobertos pela Luz de Cristo, é essa Luz, que  nos faz enxergar novos horizontes!
O episódio que marcou a cura de um cego de nascença,  vem nos acordar para uma realidade bem próxima de nós: os  muitos irmãos  que vivem nas trevas, uns, porque ainda não conheceram a Luz, outros, porque rejeitam a Luz, porque  preferem as trevas para esconder as suas más ações.
O cego de nascença,  representa  todos aqueles que vivem na escuridão, que são os  prisioneiros de tantas  cadeias que os impede de ser eles mesmos .
E nós, como estamos vivendo? Estamos à caminho da "piscina" de “Siloé” com o propósito de retirar a "lama" dos nossos olhos? Ou preferimos  continuar  tateando por aí, com os nossos olhos vendados, correndo o risco de cairmos em "piscinas" vazias e nos machucar  seriamente?
Qual é o Jesus que  queremos enxergar? Um Jesus bonzinho, quietinho lá no céu, sem nos “incomodar”? Se assim for, perdemos a oportunidade   de fazer a experiência do Jesus verdadeiro, o Jesus próximo de nós, que nos incomoda, que nos desinstala, que  quer nos ver á caminho, carregando a nossa cruz,  estendendo as  nossas mãos para   os “cegos” que a sociedade vive  jogando  à beira do caminho! 
 Não podemos viver na incerteza, como aquele povo que questionou a cura do cego, que alegou  ser uma infração  contra à  lei, por aquela ação misericordiosa de Jesus ter sido realizada em  dia de sábado, como se para fazer o bem houvesse dia e hora.
 Que possamos neste tempo Quaresmal, nos banhar por inteiros, na piscina de "Siloé" e de lá, sairmos limpos, renovados, prontos para assumirmos a nossa missão.
Jesus, a luz libertadora, nos convida a renunciar tudo o que gera “trevas”.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário