.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 6 de março de 2017

--Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão-José Salviano

10 de Março de 2017
Cor: Roxo
Evangelho - Mt 5,20-26


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
20Se a vossa justiça não for maior
que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus,
vós não entrareis no Reino dos Céus.
21Vósouvistes o que foi dito aos antigos:
'Não matarás!
Quem matar será condenado pelo tribunal'.
22Eu, porém, vos digo:
todo aquele que se encoleriza com seu irmão
será réu em juízo;
quem disser ao seu irmão: 'patife!'
será condenado pelo tribunal;
quem chamar o irmão de 'tolo'
será condenado ao fogo do inferno.
23Portanto, quando tu estiveres levando
a tua oferta para o altar, e ali te lembrares
que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
24deixa a tua oferta ali diante do altar,
e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.
Só então vai apresentar a tua oferta.
25Procura reconciliar-te com teu adversário,
enquanto caminha contigo para o tribunal.
Senão o adversário te entregará ao juiz,
o juiz te entregará ao oficial de justiça,
e tu serás jogado na prisão.
26Em verdade eu te digo: dali não sairás,
enquanto não pagares o último centavo.
Palavra da Salvação.(CNBB)


Jesus nos avisa que devemos resolver as nossas desavenças com os nossos irmãos e irmãs, enquanto estamos nesta vida, enquanto estamos conscientes, enquanto temos a oportunidade de reconciliar-nos com os nossos adversários enquanto é tempo. “Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão”.
Jesus nos diz que a nossa justiça tem de ser maior, ou melhor do que a justiça dos fariseus. A nossa justiça deve ser para todos. Ricos e pobres. E não apenas para os nossos parentes, Para aqueles do nosso nível, nossos associados, aqueles do nosso partido, etc.
Justiça é dar a cada um o que ele merece. Não podemos se justos apenas quem nos interessa. O pobre também precisa de justiça, do mesmo modo que o rico.
Os nossos atritos acontecem geralmente por que alguém agiu em desacordo com a justiça. Ou seja, alguém agiu injustamente com outro. Aí começa o confronto. Sendo assim, não se sinta culpado se precisar dizer umas verdades a alguém que está agindo errado. Isso faz parte da correção fraterna.
Do mesmo modo, nem sempre a culpa de uma briga é de sua inteira responsabilidade. Em muitos casos, pode ser que você é a vítima, você está sendo perseguida, ou traído, ou sofrendo uma agressão por inveja, ou fizeram uma trama contra você por uma questão de competição. Então, se o confronto entre você se seu irmão se trata de uma injustiça, a sua REAÇÃO deve ser de autodefesa, porém, nunca se esqueça da CARIDADE. Não é pelo fato de estar sendo injustiçado (a) que você tem o direito de ofender, de maltratar, de fazer justiça com as próprias mãos. Seja comedido (a) e acima de tudo, reza, mais reze muito pelo seu agressor! Nunca deseje o mal para quem lhe maltrata! Pelo contrário, peça a Deus por ele, pela sua conversão.
Então. Em primeiro lugar vamos contar com a misericórdia de Deus, e em segundo lugar vamos rever os nossos relacionamentos com os nossos familiares, vizinhos e amigos. Veremos que muitas desavenças podem ser evitadas, contornadas, podemos dizer a verdade aos nossos colegas de trabalho, de outro jeito. Podemos corrigir os nossos filhos com palavras mais moderadas, embasadas de muito amor. Podemos mostrar os erros do esposo e da esposa, sem os ofender pelo menos tanto. Ou melhor, podemos e devemos fazer a correção fraterna de um jeito que não magoe as pessoas: Empregados, filhos pais, colegas, etc. podemos falar de outro jeito. Do jeito que Jesus diria. Do modo como Jesus agiria. Esse é o modo certo.
O nosso relacionamento com os irmãos pode se transformar em uma faca de dois gumes?  Porque temos o dever de corrigir os que eram! Principalmente: alunos, filhos, empregados, e mesmo nossos colegas...
Vamos parar e pensar. Como jesus resolveria essa parada? Como Jesus faria num caso desses?
Jesus deu uma dura nos fariseus hipócritas. Lembra? Ele não deixou barato, não fez vistas grossas diante das injustiças dos escribas, fariseus e mestres da Lei. Jesus denunciou mesmo!
Então peçamos sempre ao Espírito Santo que nos oriente a cada dia como devemos agir diante dos nossos alunos, filhos pais, esposa esposo, colegas, no momento em que precisamos ser justos, fraternos, e acima de tudo quando precisamos ser cristãs e cristãos autênticos que ANUNCIA ( a palavra), mas também DENUNCIA ( as injustiças).

Procuremos fazer tudo com amor e por amor a Deus e ao próximo como a nós mesmos. Isso, para que não tenhamos de deixar a nossa oferta no altar, e voltar lá para pedir desculpas a nossa esposa, ao nosso marido, a nossa filha, ao nosso pai, isso para que não fiquemos com a consciência pesada ou em dúvida na hora de nos levantar do banco e nos dirigir para A FILA DA COMUNHÃO...

Tenha um bom dia. José Salviano



Nenhum comentário:

Postar um comentário