.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 4 de abril de 2017

A Palavra de Deus diviniza a nossa humanidade-Helena Serpa

07/04/2017 - 6ª. feira V semana da quaresma – Jeremias 20, 10-13 – “o homem justo é provado porque é um instrumento de Deus!”
Enganamo-nos, às vezes, pensando que o homem justo nunca é provado e que a falta de perseguição é uma prova da proteção de Deus. Precisamos entender, porém, de que o homem justo é provado justamente porque é um instrumento de Deus para a salvação do mundo e o mundo foi entregue àquele que é injusto. Os justos estão aqui como prova de que justo para Deus é que todos sejam como ele. A diferença, porém, está em que o homem justo confia no auxílio de Deus para libertá-lo das mãos do inimigo; “Mas o Senhor está ao meu lado como forte guerreiro; por isso os que me perseguem cairão vencidos!” A injustiça nunca prevalecerá na vida da pessoa que espera no Senhor! Deus vê os sentimentos do nosso coração, conhece as nossas intenções e só nos prova até o ponto em que podemos suportar a provação, para o nosso fortalecimento e crescimento espiritual. A certeza de que Ele está do nosso lado como forte guerreiro, nos fará também, como fez a Jeremias, ficar de pé e confiar em que todos os que nos perseguem serão vencidos. De diversas formas, durante a nossa vida e no decorrer da nossa peregrinação aqui na terra nós podemos ser perseguidos (as) .  Em algumas ocasiões, sofremos os efeitos da infâmia, da maledicência e, por isso somos condenados (as) injustamente. Em outras, o que nos persegue não são propriamente as pessoas, mas os nossos sentimentos maus, os nossos pensamentos, os nossos desejos carnais que nos impedem de sentir a presença do Senhor, forte guerreiro que está sempre do nosso lado.  Da mesma forma acontece sermos perseguidos quando nos propomos a levar uma vida justa de acordo com a vontade de Deus, e por isso há sempre alguém que não nos entende e nos observa para nos ver cair em alguma falta  nos denunciando, apontando os erros, por isso, mesmo vivendo a justiça, nós somos perseguidos.   – Você também tem sido provado (a) pelo mundo injusto? – Em quem você tem colocado a sua confiança? – Em que você tem contribuído em razão de um mundo mais justo e mais fraterno? – Você também pode estar sendo perseguido (a) pelos seus sentimentos?

Salmo 17 – “Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e ele escutou a minha voz!”
O salmista abre o seu coração a Deus e faz uma declaração de amor e de reconhecimento à ação do Senhor na sua vida. Força, refúgio e salvação, escudo e proteção. A cada momento nós precisamos também desfilar diante de nós as obras de Deus na nossa vida e reconhecer as maravilhas que Ele tem nos proporcionado. Os nossos perseguidores estão dentro de nós mesmos (as) e o Senhor os (as) conhece como ninguém. Por isso, é a Ele que nós devemos invocar e por Ele clamar na hora em que somos tentados (as) e perseguidos (as).

Evangelho – João 10, 31-42 – “a Palavra de Deus diviniza a nossa humanidade”
As pessoas invejosas não admitiam que as obras de Jesus testemunhavam o poder de Deus e alegavam que Ele blasfemava dizendo ser o Enviado e Filho de Deus.  Por isso, pegavam em pedras para apedrejá-Lo. No entanto, Jesus, se referindo a própria Escritura afirmava “serem deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus”!  Ora, se Ele realizava as boas obras do Pai, se Ele fazia prodígios e milagres em Nome do Pai, por que não acreditar que Ele era Deus? Se, até aos homens, a Escritura se refere como sendo deuses aqueles que escutam a Palavra de Deus, imagine Aquele que faz as obras de Deus!  As coisas de Deus são difíceis de ser acolhidas com a mentalidade humana. O homem se apega ao que é aparente e efêmero e não assimila a mensagem que vem do céu, porque é limitado e pecador. Por isso, precisamos nos conscientizar de que a Palavra de Deus diviniza a nossa humanidade e nos motiva a também realizar as obras do Pai. Isto acontece na nossa vida quando nos propomos a fazer algo de bom e estamos a serviço do reino de Deus sendo guiados pela Sua Palavra e vivenciando o Evangelho que Jesus veio nos transmitir. Nestas circunstâncias  as pessoas também não nos olham pelo que fazemos de bom, mas pelo que parecemos ser, isto é, nos julgam pelas aparências. Em razão disso, despertamos a inveja e o despeito daqueles que não compreendem o verdadeiro sentido daquilo que empreendemos.  Precisamos, então ter cuidado para não nos deter em coisas superficiais, não assumindo Jesus como Senhor da nossa vida.  Quando nós nos agarramos apenas no superficial e esquecemo-nos do essencial perdemos o foco de que Jesus veio a terra para nos salvar e nos trazer vida nova, por isso, continuamos na mesmice. Entretanto, aqueles que acreditam e assumem Jesus como o Enviado e Filho de Deus  têm a sua vida transformada. – E você, costuma se apegar aos detalhes e esquece o que é essencial? – Você se considera realmente imagem e semelhança de Deus? – Qual é a faceta de Jesus que você pode dizer que tem? – Você sabia que Deus quer ver em nós, refletida, a imagem do Seu Filho Jesus?

3 comentários:

  1. NOSSO DEUS E NOSSO PAI PERDAO POR MEUS PECADOS E PELOS PECADOS DO MUNDO,OBRIGADO POR TUDO QUE SOU POR TUDO QUE TENHO,IRMAOS E IRMAS QUE A PAZ ESTEJA COM TODOS ,QUE ACORDEMO,NOS E GUARDEMOS A PALAVRA DE DEUS.

    ResponderExcluir
  2. O perfeito Amor de Deus nos faz caminhar na sua palavra e guiados pela sua mão somos conduzidos ao aprendizado do que é santo.

    ResponderExcluir
  3. Jose Maria Nascimento7 de abril de 2017 às 06:01

    Obrigado senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir