.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 2 de maio de 2017

-EU SOU A PORTA DAS OVELHAS-José Salviano

4º DOMINGO DA PÁSCOA


7 de Maio de 2017
Cor: Branco
Evangelho - Jo 10,1-10


Naquele tempo, disse Jesus:
1'Em verdade, em verdade vos digo,
quem não entra no redil das ovelhas pela porta,
mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante.
2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas.
3A esse o porteiro abre,
e as ovelhas escutam a sua voz;
ele chama as ovelhas pelo nome
e as conduz para fora.
4E, depois de fazer sair todas as que são suas,
caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem,
porque conhecem a sua voz.
5Mas não seguem um estranho,
antes fogem dele,
porque não conhecem a voz dos estranhos.'
6Jesus contou-lhes esta parábola,
mas eles não entenderam o que ele queria dizer.
7Então Jesus continuou:
'Em verdade, em verdade vos digo,
eu sou a porta das ovelhas.
8Todos aqueles que vieram antes de mim
são ladrões e assaltantes,
mas as ovelhas não os escutaram.
9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo;
entrará e sairá e encontrará pastagem.
10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir.
Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Palavra da Salvação.

Jesus disse que quem não entra pela porta principal, mas sim pelos fundos, é ladrão e assaltante. Mas quem entra pela porta principal, é o verdadeiro pastor, que tem a porta aberta pelo porteiro.
Nós somos as ovelhas que escutamos a voz. Não só escutamos, como seguimos. Pelo menos tentamos seguir, pois como vimos ontem, são palavras duras.
O Pastor conhece a cada um de nós, com nossas qualidades e defeitos, nos conhece pelo nome, e sabe tudo de nós mesmo antes de nascermos.
Jesus caminha a nossa frente e nós o seguiremos até o fim dos nossos dias. O seguimos porque conhecemos a sua voz. Não seguimos outras vozes, pois são como vírus, são vozes que nos conduzem aos buracos e penhascos da  estrada. São vozes que começam nos mostrando coisas maravilhosas, porém são coisas falsas, mentirosas.
Não sigamos, pois, as vozes dos estranhos, senão acabaremos muito mal, acabaremos chegando ao um lugar horrível onde há muito choro e ranger de dentes!
Jesus disse que Ele é a porta das ovelhas. E quem entrar por esta porta será salvo.
Não entremos por outras portas falsas. Não devemos ouvir outras vozes, pois são de ladrões e assaltantes, que roubam a nossa paz de espírito, a nossa santidade, e assaltam a nossa alma, e a jogam no penhasco dos infernos.
Ouçamos, pois, a voz daquele que tem palavra de vida eterna.  Aquele que veio para que tenhamos vida. E vida em abundância. Vida em estado de graça, vida com muita paz de espírito, paz conosco, a paz com as irmãs e irmãos, a paz que só teremos quando vivemos na presença de Deus, quando fugimos do pecado e buscamos seguir o Evangelho, a verdadeira paz.  A paz de Cristo, Aquele que deseja que vivamos uma vida em paz. Aquele que disse: A PAZ ESTEJA CONVOSCO!
Minhas irmãs e meus irmãos. Só Cristo é a porta legítima e verdadeira. E essa porta é a Igreja fundada pelo próprio Jesus. "Pedro, tu és pedra, e sobre esta pedra, edificarei a minha Igreja..."
              
No tempo de Jesus já havia ladrões.   Predadores semelhantes ao que acontece na natureza. Animais que se alimentam de outros animais. Estamos cercados de ladrões por todos os lados... Ladrões que nos tira o sustento e nos matam e não são punidos.  Desde pequenos ladrões de celulares,  até os grandes  ladrões de colarinhos brancos.  Nenhum deles são punidos como deveriam.  E continuam soltos, nos ameaçando...
              
Que Jesus  nos proteja pois estamos a mercê de muita injustiça!... 
              
Outro dia  fui suavemente criticado por uma pessoa muito santa pelo fato de botar sempre o dedo na ferida, pelo fato de criticar os absurdos da nossa sociedade.
Mas eu pergunto. O que fez Jesus quando esteve aqui?  Por acaso Jesus passou a mão nas cabeças dos doutores da Lei, dos anciãos, dos sumos sacerdotes, dos escribas e fariseus? Ou Ele os denunciou com toda a coragem?
              
Alguém precisa também denunciar.  Por que não basta anunciar (o Evangelho) passando por cima de toda essa injustiça que nos sufoca e nos aterroriza. Injustiça essa, causada pela inércia daqueles que deveriam tomar medidas eficientes para cortar o mal pela raiz, e não o fazem.
              
Nós, cristãos engajados nas comunidades eclesiais, devemos fazer algumas coisas. Devemos nos esforçar no sentido de construir para nosso país, um exemplo de convivência na qual consigamos unir a liberdade responsável com solidariedade, a autoridade com o serviço. Precisamos planejar formas de organizações sociais com infraestruturas de participação CAPAZES DE PRODUZIR UM TIPO MAIS HUMANO DE SOCIEDADE.  A nossa catequese precisa ser mais atuante e abrangente também com relação às decisões que norteiam os caminhos dos processos sociais.  Ou seja, nossas comunidades eclesiais de base devem testemunhar acima de tudo, que sem uma comunhão com Deus por Jesus, toda e qualquer organização puramente social ou humana, acaba se tornando incapaz de sustentar-se, e termina fatalmente se voltando contra o próprio homem. É o que está acontecendo. É o que estamos vendo aí. Porque  sem Deus não somos nada!     
              
A força do rebanho de Cristo, a força  das  comunidades de base  procede do fato delas serem a própria  Igreja. E a Igreja é inseparável de Cristo.  Nós, cristãos, temos consciência de que a presença de Jesus na História é inseparável da presença da Igreja que evangeliza. Então de fato, a Igreja é inseparável da pessoa de Cristo. Ele a fundou sobre a pessoa de Pedro, designando-o cabeça dos onze, tornando a Igreja sacramento universal indispensável a nossa salvação.  O gesto de Jesus foi uma ação direta de Deus convocando não só a Pedro mas todos os discípulos  para continuar a sua missão, para a qual outorgou plenos poderes, e prometeu a assistência contínua e direta do Espírito Santo.  Desse modo, A IGREJA SE TRATA DE UMA INSTITUIÇÃO DIVINA E NÃO UMA EMPRESA CRIADA PELO HOMEM COM FINS LUCRATIVOS!  Portando quem aceita Cristo mas não aceita a sua Igreja, está demonstrando que não faz parte do Evangelho, EMBORA VIVA ANUNCIANDO-O.  Pois a Igreja é depositária e anunciadora da mensagem de Cristo, e prolongadora  da ação evangelizadora do Filho de Deus enviado ao mundo para sua salvação.  A IGREJA É A PRESENÇA DE DEUS NO MUNDO. Mas infelizmente, os dirigentes da sociedade a ignora. E é exatamente por isso que estamos sofrendo.
              
O bom Pastor salva as suas ovelhas.  Deus, por meio de Jesus, pastor nosso,  elaborou um plano para a nossa salvação por meio da sua Igreja. Portanto, a missão da  Igreja é salvar.  Mas para isso nós precisamos aceitá-la, e  unirmos a ela.  A Igreja nasceu dos primeiros frutos dos acontecimentos pascais, através do ressuscitado. Ela foi enviada ao mundo com a missão de salvar, e por isso É SINAL DE CRISTO ENTRE OS HOMENS.  A Igreja é meio indispensável e necessário de salvação entre os homens e as mulheres,  a Igreja expressa e realiza o encontro entre o DIVINO  e o humano.  Entre Deus e os homens e as mulheres. Para tal, a Igreja é a única porta de salvação presente no meio de nós, iluminada,  guiada e protegida pelo Espírito Santo, através da palavra, dos sacramentos e dos ministérios, é ela a porta para chegarmos até Deus! Jesus é o único acesso pelo qual chegaremos à salvação.

Tenha um bom domingo. José Salviano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário