.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

O ESPÍRITO DÁ VIDA – Maria de Lourdes Cury Macedo.


Domingo, 21 de maio de 2017.
Evangelho de Jo, 14, 15-21


O Evangelho de hoje faz parte do discurso de despedida pronunciado por Jesus na última Ceia. É o testamento que Jesus, antes de partir, deixa para sua comunidade. Os discípulos entendem que Jesus está prestes a deixá-los, por isso estão tristes. Também Jesus já tinha lhes falado que um deles iria negá-lo e que outro o trairia ainda naquela noite.
É nesse clima de tristeza, de despedida que Jesus promete não deixá-los sós, órfãos, desamparados. Promete permanecer com eles para sempre através de seu Espírito.
Mas quem poderá receber esse Espírito? Jesus esclarece: os que amam, os que observam os seus mandamentos e os que praticam o amor ao irmão, como Ele ensinou.
Portanto, esse texto que lemos nos fala claro do amor e do Espírito Santo que Ele enviará como um defensor, como um advogado. (Paráclito quer dizer defensor = advogado).
Os apóstolos estão tristes e com medo. Mas Jesus lhes fala, mostrando que existe uma forma de superar o medo, a separação e a morte, essa forma é o amor. Ele diz “Se vocês me amam, observam os meus mandamentos”.
Se lermos um pouco antes (Jo 13, 34) vamos ver que Jesus ensinou qual seria o seu mandamento, uma regra de ouro, o segredo da felicidade. “Eu dou a vocês um mandamento novo: Amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês, vocês devem amar uns aos outros”.
Aí está o resumo do mandamento de Jesus. Ele nos ensina que vivendo no amor, a comunidade está amando Jesus e observando seus mandamentos. Assim, para saber se os cristãos são de fato seguidores de Jesus, é só avaliar a capacidade de amor que um tem pelo outro dentro e fora da comunidade. Jesus afirma que quem ama observa os seus mandamentos. Amar é prolongar, é continuar a ação de Jesus em favor de todos.
Como hoje as pessoas poderão descobrir o amor de Deus por elas? Somente através de nós. Porque tudo o que fazemos ao próximo com amor, estamos tornando presente, vivo, o Cristo ressuscitado. Deus quer chegar a todos, mas através de nós. Assim Deus se manifesta, se revela no cristão que ama seu irmão, por amor a Jesus. Cada ato de amor em favor ao próximo, cada gesto de amor que temos é Deus se manifestando por meio de nós. Jesus se faz presente por meio de nós. Deus age através de nós, pelos nossos ouvidos, pela nossa generosidade, bondade, perdão, compreensão, misericórdia, amor... Quem ama o próximo, ama Jesus. Quem não ama o próximo, não ama Jesus.
Neste texto Jesus prometeu aos discípulos não deixá-los órfãos. Ele pedirá ao Pai que lhes envie um defensor, um advogado, para estar para sempre com eles, sustentando e fortalecendo todos na luta da vida, permanecendo para sempre na vida da comunidade.
Mas para receber esse Espírito Santo existe uma condição: o Amor a Jesus e a vivência dos seus mandamentos que se resumem em amar uns aos outros como Ele nos amou.
Jesus promete enviar o Espírito Santo, o Espírito que estará presente em todas as ações dos cristãos em defesa da liberdade e da vida, como fez Jesus.
O Espírito Santo é chamado de Espírito da Verdade, Ele tem a missão de ensinar. Como Deus, Ele ensina a verdade pura. Ele realiza no mundo a realidade de Deus que é a Verdade. Jesus é a verdade. Assim os discípulos saberão distinguir entre o que é de Jesus e a ação maléfica do mundo.
Da mesma forma que Jesus, os discípulos enfrentam um mundo hostil, difícil, um mundo da mentira, que se opõe ao Espírito da Verdade. Enfrentam este mundo para transformá-lo. E a força para isso vem do Espírito que abre novos caminhos para a prática de Jesus no meio dos cristãos.
Também entende-se por “mundo” aquela parte do coração do homem na qual ainda reina o mal, o ódio, o desejo de vingança, os maus sentimentos. São os presos às paixões, a vida mundana, animalizada. São aqueles só desejam o que é material e vivem apegados à mentira. Esse é o mundo onde o Espírito não pode entrar.
A Comunidade cristã, que vive no amor, experimenta a força do Espírito de Jesus, doador da vida. Se a comunidade não se deixa guiar pelo Espirito da Verdade, acabará sendo seduzido pelo mundo e se afastará de Jesus. Mas se se deixa guiar pelo Espírito o protegerá das ciladas do mundo lhe garantindo uma vida de fidelidade a Deus.
Jesus fala que vai para o Pai e que o mundo não o verá mais, mas somente a comunidade. Por que? Porque Jesus continuará se manifestando agora nas pessoas que viverem o grande Amor que Ele ensinou e viveu, deixando o Espírito Santo agir neles. Assim Jesus viverá nos cristãos que amam, Jesus permanecerá entre nós.  


2 comentários:

  1. MARIA DE LOURDES, bela reflexão; Uma pena que já me preparei para o Domingo. A você um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. ótima reflexão, me ajudou muito,que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir