.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 16 de maio de 2017

-A videira que não dá frutos-José Salviano

17 de Maio de 2017
Cor: Branco
Evangelho - Jo 15,1-8



Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos:
1'Eu sou a videira verdadeira
e meu Pai é o agricultor.
2Todo ramo que em mim não dá fruto
ele o corta;
e todo ramo que dá fruto,
ele o limpa, para que dê mais fruto ainda.
3Vós já estais limpos
por causa da palavra que eu vos falei.
4Permanecei em mim
e eu permanecerei em vós.
Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo,
se não permanecer na videira,
assim também vós não podereis dar fruto,
se não permanecerdes em mim.
5Eu sou a videira
e vós os ramos.
Aquele que permaneceu em mim, e eu nele,
esse produz muito fruto;
porque sem mim nada podeis fazer.
6Quem não permanecer em mim,
será lançado fora como um ramo e secará.
Tais ramos são recolhidos,
lançados no fogo e queimados.
7Se permanecerdes em mim
e minhas palavras permanecerem em vós,
pedí o que quiserdes
e vós será dado.
8Nisto meu Pai é glorificado:
que deis muito fruto
e vos torneis meus discípulos.
Palavra da Salvação.(CNBB).

Jesus é a videira e nós somos os ramos que deveremos permanecer ligados, conectados.  Devemos ainda ou principalmente produzir frutos de amor e de evangelização, senão o Pai, que foi comparado por Jesus como o agricultor, nos cortará.
A poda da árvore, da videira, é dolorosa, porém, tem seus bons resultados. Reforça a videira, e a fará produzir frutos. 
Deus efetua uma poda em nós, quando deixamos de produzir frutos bons, e seguimos pelos caminhos tortuosos.  E isso é para o nosso bem, para a nossa salvação, para que voltemos a casa do Pai, como o fez o filho pródigo.
Se o ramo é cortado da árvore, ele murcha e seca porque morreu. Nenhum de nós consegue sobreviver a vida da graça se estamos desligados de Deus. “Sem mim nada podereis fazer”.
Permanecer na amizade de Deus é a melhor opção da nossa vida terrena. E foi Jesus mesmo que o disse: “Se vocês permanecerem em mim, podem pedir o que quiseres que eu vos darei”.
A seiva que vem da videira e de todas as árvores, é que dá vida aos ramos.  Nós somos os remos e O Pai é a videira. Se permanecermos ligados a Ele, tudo poderemos fazer, como disse Jesus.
A seiva da videira é como a graça de Deus a agindo em nós, nos iluminando, nos guiando, nos inspirando, protegendo e santificando-nos. 
Por frutos, Jesus quis dizer, o ato de evangelizar. Não basta ser um cristão devoto. Para ser um cristão autêntico, temos de ensinar a palavra por testemunho, atos e por explicações, que é a catequese propriamente dita, através de palestras, encontros etc.
        
Assim como o ramos que for tirado da videira não poderão dar mais frutos, cada um de nós se não estiver ligado em Deus, não dará frutos. Não podemos evangelizar de verdade se não estivermos com Deus e em Deus. Foi por isso que Jesus recomendou que permanecêssemos nele, com Ele, e desse modo Ele permaneceria também conosco, Ele prometeu estar em nós.
        
Reparem que Jesus frisou bem. Insistiu em nos explicar a importância de estarmos n'Ele e com Ele e por Ele para que pudéssemos produzir o frutos desejados, adequados.  Estando na graça de Deus, nós produzimos muitos frutos. Mas se não estivermos com Ele, nada poderemos fazer. E assim como os ramos que não produzem frutos serão lançados ao fogo, aqueles que não produzirem frutos serão queimados no fogo eterno onde haverá choro e ranger de dentes. Por isso precisamos prestar bastante atenção na palavra de hoje. Devemos tomar muito cuidado com a exigência de Deus em Jesus. Isto porque todos nós principalmente os batizados, somos catequistas.


Caríssimas de caríssimos. Continuemos a produzir frutos para que não sejamos cortados da Videira que nos proporciona a vida!


Tenha um bom dia. José Salviano.

Um comentário:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir