.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

“BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES E BENDITO É O FRUTO DO TEU VENTRE!”- Olivia Coutinho.

 
ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA – SOLENIDADE
 
Evangelho de 20 de Agosto de 2017
 
Evangelho de Lc1,39-56
 
Neste Domingo, a Igreja celebra a Assunção de Nossa Senhora! 
O dogma da Assunção e da Imaculada Conceição de Maria, estão intimamente ligados, ambos proclamam a santidade de Maria!
É importante não confundirmos Assunção, com  Ascensão.  Assunção  e Ascensão, são duas palavras parecidas, mas de significados distintos.
 A ascensão, é de Jesus, significa que Ele, sendo o próprio Deus, subiu ao céu, pelo o seu próprio poder, não foi levado. Já, a Assunção, é de Nossa Senhora, é um dos dogmas Marianos mais importante,  significa, que ela foi levada por Deus ao céu, não subiu por si própria.   
A festa da Assunção de Nossa Senhora alimenta em nós, a esperança, de um dia estarmos, como Ela, na Glória do céu!
Esta solenidade nos convida a refletir, sobre o sentido da nossa existência, o para “quê” viemos ao mundo e como devemos conduzir a nossa vida.
 Maria, com o seu exemplo, nos ensina, que o sentido da nossa existência, está em nos colocar a serviço de Deus, deixando-nos conduzir pelo o seu Filho Jesus. Mais do que ninguém, ela serviu a Deus, colocando-se como sua serva, abrindo mão de todos os seus projetos pessoais para abraçar o projeto de Deus!
O evangelho que a liturgia desta solenidade, coloca diante de nós, nos apresenta Maria como modelo de vida cristã, um modelo que deve ser seguido por todos nós!
Nossa vida, se pautada no exemplo, desta grande mulher, com certeza, será uma vida frutuosa!
Assim que recebera o anuncio, de que ela seria a mãe de Jesus, Maria ficou sabendo da gravidez de Isabel. Movida pelo o amor ao próximo, ela não  pensa em si, pensa em Isabel, que era uma mulher de idade avançada e que certamente precisaria de maiores cuidados na sua gravidez!
Sem hesitar, Maria se põe a caminho, indo ao auxílio de Isabel! Com este gesto abnegado, ela nos dá um grande exemplo de solidariedade, nos mostrando, que o amor é mais do que sentimento, muito mais do que palavras, o amor é gesto concreto, é decisão de ir ao encontro do outro, de inteirar-se de suas necessidades, para ajudá-lo!
Subindo montanhas, carregando Jesus em seu ventre, Maria se tornou  a primeira discípula de Jesus, primeira missionária do Pai a levar seu Filho ao outro!
A narrativa nos fala ainda, de dois encontros marcantes, o encontro de duas mães: Maria e Isabel, uma se alegrando com a alegria da outra, e juntas agradecendo a Deus, pelo o dom da fecundidade, afirmando, que o poder de Deus é infinito.
No encontro destas duas mães, acontece simultaneamente o encontro de duas crianças, que estavam sendo gestadas no ventre destas duas  mulheres distintas; no ventre da jovenzinha de Nazaré, estava sendo gestado Jesus, e no ventre antes estéril, da anciã Isabel, João Batista!
"Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre. (Lc1, 41."  "Bem aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor prometeu." Ao ouvir estas palavras de  Isabel, Maria, diz: " A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva..." Este, é  o canto do MAGNIFICAT, neste canto,  Maria expressa de modo transbordante, a sua gratidão pela a imensidão de maravilhas que Deus realizou em sua vida! Realizações, que Ela reconhecia, não serem somente em seu favor, mas em favor de todos, uma vez que, pelo o Filho que ela carregava no ventre, a salvação entraria na humanidade!
O canto do MAGNIFICAT é um canto de gratidão e de humildade, nele, Maria reconhece o poder, a majestade do Senhor, e se submete humildemente à sua vontade, proclamando-se bem aventurada!
Com Maria, aprendemos que a humildade nos aproxima da perfeição e que ao dizermos "sim" a Deus, Ele nos transforma em “grandes” mesmo dentro da nossa  pequinês! Podemos também, assim como ela, louvar a Deus, dizendo: A minha alma engrandece o Senhor, porque olhou para a humildade de seu servo ( a) “ O Todo Poderoso fez grandes coisas em meu favor...”
Ao se entregar inteiramente a serviço de Deus, Maria participou ativamente da história da salvação, enfrentando todos os desafios, desde a concepção de Jesus, até a sua morte de cruz! E mesmo com o coração transpassado de dor, ela manteve-se de pé aos pés da cruz. 
O papel desempenhado por Maria, na encarnação e na morte de Jesus, nos deixa um grande exemplo, exemplo,  de mulher forte, de alguém que ama, que não se deixa abater pelo o  sofrimento, porque confia no poder e na misericórdia de Deus! Com o seu testemunho, aprendemos a sermos inteiros no amor, a dar passos ao encontro de Jesus, indo ao encontro do outro!
Que nossos corações, sejam  iluminados pela  a luz da bondade, a  luz que iluminou o coração de Maria, a grande defensora dos pobres e sofredores!
"Deus cativou Maria e ela se deixou cativar por Ele!"
 Com o seu "sim" Maria colocou o Filho de Deus, no meu e  no seu coração.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

2 comentários:

  1. Lindo texto. Iluminado! Parabéns e obrigado por nos trazer "LUZ".

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Linda reflexão! Que sejamos iluminados com a mesma luz que iluminou o coração de Maria! Amém!

    ResponderExcluir