.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

-JESUS CAMINHANDO SOBRE AS ÁGUAS-José Salviano.

19º DOMINGO DO TEMPO COMUM
13 de Agosto de 2017
Cor: Verde
Evangelho - Mt 14,22-33


Depois da multiplicação dos pães,
22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca
e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar,
enquanto ele despediria as multidões.
23Depois de despedi-las,
Jesus subiu ao monte, para orar a sós.
A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho.
24A barca, porém, já longe da terra,
era agitada pelas ondas,
pois o vento era contrário.
25Pelas três horas da manhã,
Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar.
26Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar,
ficaram apavorados, e disseram:
'É um fantasma'.
E gritaram de medo.
27Jesus, porém, logo lhes disse:
'Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!'
28Então Pedro lhe disse:
'Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro,
caminhando sobre a água.'
29E Jesus respondeu: 'Vem!'
Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água,
em direção a Jesus.
30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo
e começando a afundar, gritou: 'Senhor, salva-me!'
31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse:
'Homem fraco na fé, por que duvidaste?'
32Assim que subiram no barco, o vento se acalmou.
33Os que estavam no barco,
prostraram-se diante dele, dizendo:
'Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!'
Palavra da Salvação.(CNBB)

Muitas vezes pensamos que na oração, é só nós que falamos com Deus, pedindo, agradecendo...
Deus fala conosco nas nossas orações. E isso acontece geralmente naquelas interrupções, que chamamos de distrações.
Precisamos prestar mais atenção, pois Deus fala conosco, diretamente, não só através de fatos de pessoas, mas também diretamente nos nossos próprios pensamentos.
Não só podemos como devemos viver em constante diálogo com o Pai.
ATENÇÃO! Isso acontece principalmente quando estamos dignos da presença de Deus, quando estamos vivendo sem pecados, e de preferência, quando comungamos o seu corpo e o seu sangue por meio da Eucaristia.
Ao entardecer Jesus subiu a montanha para rezar.  Veio a noite e Ele continuou ali, em silêncio total a falar com o Pai.
Isso é maravilhoso quando Deus nos acorda para orar no silêncio da noite, quando Ele nos acorda para ouvirmos  a sua voz nos dizendo o que devemos escrever como comentário ao seu Evangelho, quando Jesus nos acorda para trabalhar na vinha, para prepararmos a próxima homilia que irá conduzir os fiéis ouvintes à conversão, ou para nos orientar no preparo do encontro catequético com os jovens... Jesus gosta de falar conosco logo ao amanhecer, logo que acordamos. Orar no silêncio é falar com Deus, e é também escutar Deus.
A oração é ponto de contato da nossa alma com o Criador. Para nos reparar dos nossos constantes pecados, desde os veniais até para nos arrepender e nos preparar para a absolvição dos pecados mortais. A oração eleva a nossa alma até o Deus altíssimo, é através dela que nos reconhecemos pecadores necessitados da misericórdia do Pai que nos abraça e nos acolhe de forma amorosa. É na oração que agradecemos por tudo o que temos e somos, e tudo isso procede do Deus  todo poderoso, Criador do universo infinito. A oração é o meio pelo qual fazemos os nossos pedidos a Aquele que tem tudo, que pode tudo, e não se alegra com o nosso sofrimento.  Podemos falar com Deus a qualquer hora e em qualquer lugar. Naqueles tempos, a montanha era o lugar preferido para se aproximar de Deus. Para falar com Deus basta apenas elevar o nosso pensamento a Ele, na fila do ônibus, dirigindo o carro, caminhando, em tudo o que estamos fazendo.  Porém, é necessário reservarmos um ou mais momento do nosso dia para que de forma concentrada, e de preferência de olhos fechados para não nos distrair, falar com o Pai  na mais completa  seriedade, e desprendimento.         
Essa oração profunda nos liberta do nosso corpo, e eleva a nossa alma ao alto, e nos faz sentir filhos do Deus bondoso, e pode também até nos causar arrepios, pela presença do Espírito de Deus do nosso lado. É essa oração que precisamos fazer diariamente. Nem precisa ser tão demorada, mais precisa ser feita num momento de total entrega do nosso ser decaído, esgotado, sofrido e necessitado da força e do carinho do Pai, assim como da sua graça protetora que nos recarrega para continuar a caminhada, nos recarrega para vencer a dor, o pecado, as tentações, o egoísmo. Nos recarrega para que possamos continuar  perdoando as ingratidões e maldades dos nosso irmãos. 
Caríssimos. Rezemos, oremos ao Deus Pai altíssimo que vive esperando a nossa mão estendida como a criança indefesa e frágil que  busca e segura na mão da mãe, ou do pai buscando  sua proteção e seus cuidados pois eles estão sempre do seu lado prontos para cuidar dela, custe o que custar.
O vento era contrário. Por sua vez, os discípulos na barca enfrentavam um forte vento do lado oposto, que representa as dificuldades dessa vida as quais enfrentamos com muita dificuldade quando estamos sem Deus, ou que enfrentamos com coragem, e com menos dificuldade quando deixamos que Deus governe a nossa vida.  Ninguém, por mais santo que seja, está livre de tormentas, ninguém está livre de passar por problemas naturais nesta vida terrena. Mas só Jesus pode nos dar a mão quando estamos afundando. E afundamos exatamente por que duvidamos, como aconteceu com Pedro.
No mar da vida é assim. A vida é dura para quem é mole. Esse ditado quer dizer que quem é preguiçoso não consegue lutar pela sobrevivência, e logo afunda no mar da nossa existência. A vida é dura também e principalmente, para quem não tem fé em Deus aquele que nos momentos de dificuldades, está sempre pronto para ouvir o nosso grito de socorro, pedindo a Ele que nos salve. É isso. Tem gente que só se lembra de Deus na hora que a tempestade começa. Só se lembram de Deus na hora do incêndio, do terremoto, do tiroteio, e de todas as adversidades as quais nos faz perceber a duras penas o quanto somos frágeis. Que nos faz chegar  a conclusão de que não adianta todas as armas e  todo dinheiro do mundo! Pois o dinheiro não garante a nossa segurança vital.
As constantes tempestades que enfrentamos nessa vida servem para testar a nossa fé. Pois a nossa coragem de enfrentar os ventos contrários depende do tamanho da nossa fé.
Apavorados os discípulos acharam que era um fantasma! Às vezes não acreditamos no que aconteceu. Dizemos: Para mim minha filha não morreu. Eu vejo a qualquer hora ela entrando por aquela porta... Outros dizem na hora do apuro: Isso não está acontecendo...
Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!  Precisamos ouvir Jesus nos dizendo aos ouvidos. Coragem! Eu estou aqui. Eu estou do seu lado. Não tenha medo, confie em mim.  Eu posso tirar você dessa enrascada em que você se meteu por sua própria culpa, por ter usado de forma errada a liberdade que lhe dei. Se me ouvisse antes, se você me procurasse todos os dias da sua vida, se depositasse toda sua confiança em mim, se buscasse o bem e evitasse o mal, se amasse a Deus em primeiro lugar e a teu irmão e tua irmã como a você mesmo, esta tragédia não teria lhe acontecido.
Pedro começou muito bem em a sua aventura inédita de andar sobre as águas. Ele estava confiante no poder de Deus em Jesus. Porém  em um dado momento, ele voltou a se mesmo, voltou a sua realidade de um ser humano limitado, imperfeito, não merecedor da graça de Deus e  por isso sentiu o vento forte, ele ficou com muito medo esqueceu-se do poder de Jesus que o havia convidado a caminhar sobre as águas e começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me!"
E qual foi a resposta de Jesus? Jesus poderoso, bondoso, porém justo disse a Pedro: "Homem fraco na fé, por que duvidaste?" 
E aquele fato histórico causou uma grande transformação nos discípulos pescadores. Os que estavam no barco, prostraram-se diante dele, dizendo: Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!
Muitos ilusionistas já andaram sobre as águas. Mas tudo não passou de truques. Uns andaram pendurados em cabos de aço cobertos de silicone para não ser visto pela câmera, outros andaram em cima de uma plataforma de madeira  colocada a um palmo abaixo da superfície da piscina, e assim por diante.
Jesus não fez nenhum truque. Jesus fez milagres de verdade, pois a Ele foi dado todo poder no céu e na terra.
Não duvidemos do poder e da boa vontade de Deus para nos salvar, e assim não afundemos nas águas revoltas dessa vida, e estaremos prontos para sermos conduzidos  às águas calmas da glória eterna sempre jutos do Pai.

Tenha um bom domingo-José Salviano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário