.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

João Batista-Newton Hermógenes

Como João Batista e Jeremias, denunciar o mal e anunciarmos o Reino de Deus.

Newton Hermógenes - Evangelho (Mc 6,17-29)

O evangelho de Marcos capítulo 6 do versículo 17 ao 29 narra um texto da vida do profeta João Batista que não fecha os olhos, que não se omite, e, não se cala diante das injustiças dos poderosos, mas que em nome de Deus denuncia publicamente o pecado do rei Herodes, mesmo que isto lhe custe a própria vida. João chamava a atenção do rei por ter tomado a irmã do seu irmão, e Herodes, judeu como era apesar de seus pecados, conhecia os mandamentos da Lei de Deus, mas, não conseguia cumpri-los, porque o poder mundano falava mais alto, poder este que o corrompia. Neste mesmo texto, vemos que o rei tinha medo de João por considera-lo homem santo e justo, mas, o colocara na prisão por insistência da mulher de seu irmão, com quem era amasiado. Esta mulher ainda não satisfeita com a prisão do profeta aproveita a festa de aniversário do monarca, que já embriagado talvez não só pela bebida, mas pelo clima que o ambiente proporcionava, e mais ainda, embriagado pela beleza da filha de Herodíades que pediu que sua filha dançasse pra ele, promete então metade de seu reino ou o que ela quisesse.  Já tudo armado, a mãe orienta à filha que pedisse então ao rei a cabeça de João Batista, o que o ele prontamente atende, com muita tristeza, pois sabia ser João um profeta de Deus.
Aqui vemos duas situações: uma a de João um homem de Deus que não se recua do seu compromisso de anunciar o reino de Deus, de defender a justiça e proclamar a verdade, mesmo sabendo que isto poderia causar a sua morte, e a outra, a de Herodes judeu que a princípio parecia ser um homem temente a Deus, mas que se deixa corromper pelo poder, e se envolvendo com os prazeres do mundo, fica cego e surdo aos clamores de Deus, se atolando cada vez mais no pecado, a ponto de cometer uma das maiores injustiças, o assassinato de João Batista.

Como Jeremias, jovem e valente profeta de Deus do antigo testamento, guiado pela sua fé, João cumpre a sua missão de anunciar a destruição de uma sociedade corrupta, a fim de assentar as bases de um novo reino, preparando o caminho do Senhor, “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus!” (Mat. 3:2); “O machado já está posto à raiz das árvores. E toda a árvore que não der fruto bom será cortada e lançada ao fogo.” (Lucas 3:9).  Como Jeremias e João Batista, nós não podemos fugir ao nosso compromisso de filhos de Deus, e ainda como profetas do altíssimo, nós possamos dizer tomados de atitude: “Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas” (Sl 70).  Como pode um verdadeiro filho de Deus se omitir diante dos erros, ou ser conivente com o pecado? A Bíblia nos fala da correção fraterna, e é nosso dever corrigir os que erram, ´para não sermos cumplices dos delitos praticados por outras pessoas. É preciso ter a coragem de Jeremias e de João Batista para anunciar o reino de Deus, é preciso ter a coragem de lutar pela justiça, é preciso falar a verdade, mesmo que todos se voltem contra nós.  E para concluir ficam aqui as palavras de Jesus: “Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados”. “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céu”. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário