.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Lavar as mãos antes de comer-Diác. José da Cruz

TERÇA FEIRA DA  XVIII SEMANA DO TEMPO COMUM 08/08/2017
1ª Leitura Números 12, 1-13
Salmo 50/51, 3ª “Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade”
Evangelho Mateus 15, 1-2.10-14
Lavar as mãos antes de comer, na nossa cultura é questão de higiene e saúde, porém, no emaranhado de leis do Judaísmo, relacionadas ao rito de purificação, deixar de lavar as mãos é algo inconcebível que se constitui em uma transgressão da Lei de Moisés. Os discípulos de Jesus não lavam as mãos porque não veem necessidade, Jesus é aquele que irá purificar a toda humanidade com a sua morte Redentora na cruz. A purificação das mãos com a água, é apenas um sinal prefigurativo  da  verdadeira e definitiva purificação.
Como se vê, os Fariseus e os Escribas estavam bem desatualizados, embora fossem conhecedores profundos  da Lei e os Profetas contidos na Torá. Os Discípulos não tinha esse conhecimento, mas souberam ver algo novo e diferente em Jesus de Nazaré, unidos a ele e em comunhão de vida com ele, seus primeiros seguidores se aperceberam que era uma Relação Divina, e isso lhes foi revelado não pela carne, mas pelo próprio Deus. A Revelação também acontecera  ao Povo de Israel, principalmente na Lei dada a Moisés, entretanto, a Lei apontava um caminho, uma direção a seguir, os Escribas e Fariseus não souberam interpretar a Lei e os Profetas, não souberam ver em toda aquela bela tradição de Israel, uma prefiguração da Plenitude que viria em Jesus Cristo inaugurando um tempo novo onde Deus iria escrever a sua Santa Lei, não mais em tábuas de pedra, mas no coração do homem, fonte da Vida, das virtudes e dos desejos maus.
Por esta razão Jesus lhes adverte que esse tempo já chegou e o que torna puro ou impuro um homem é o que sai de dentro dele, bom ou ruim. Em outras palavras, a relação com Deus e com o Sagrado se dá no mais  íntimo do ser humano, e não mais nos gestos exteriores ou nos rituais de purificação.  Essa exortação escandalizou os entendidos da Lei e os Profetas, que queriam colocar-se como guias e orientadores do povo, mas de nada sabiam, e por isso Jesus os chama de Guias cegos que guiam outros cegos.
Assim é o homem da pós-modernidade que se deixa conduzir apenas por aquilo que vê e apalpa, confia exageradamente no conhecimento e na ciência, achando que ali está a salvação da humanidade, quando na verdade não consegue enxergar um palmo adiante do nariz. O pior é que, na humanidade, sempre há em grande número os que preferem seguir por esses caminhos traçados por mãos humanas, que ao fim da jornada terminará no abismo em que o próprio homem cavou para si e seus seguidores, ao descartar em definitivo a Revelação Divina... ( Diácono José  E-mail jotacruz3051@gmail.com)



Nenhum comentário:

Postar um comentário