.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 27 de agosto de 2017

“NÃO TE É PERMITIDO FICAR COM A MULHER DO TEU IRMÃO.” – Olivia Coutinho.

 
MARTÍRIO DE JOÃO BASTISTA
 
Dia 29 de Agosto de 2017
 
Evangelho de Mc6,17-19
 
Muitos de nós temos consciência da importância do seguimento a Jesus, de testemunhá-lo no nosso dia a dia,  mas a dificuldade em viver a radicalidade exigida pelo o evangelho, nos puxa para trás. Às vezes, até damos passos neste seguimento, mas nos acovardamos diante as ameaças que vão surgindo pelo o caminho, devido ao nosso modo diferente de viver, um jeito não compatível  com os padrões exigidos pela a sociedade.
A sociedade  ridiculariza os  que  fundamentam suas  vidas, nos valores do evangelho,  impondo-lhes  modelos de vida que fogem a verdade do evangelho. Os que resistem a esta imposição, não aderindo ao modernismo do mundo, são descartados e muitas vezes perseguidos.   
Tudo isso, que acontece nos dias de hoje, acontecia  também,  no tempo de Jesus. Tanto João Batista  quanto o próprio Jesus,  morreram por  não se acovardarem, diante as forças contrárias ao evangelho.
Se queremos entrar na vida eterna, precisamos pautar a nossa vida, no exemplo   de Jesus e de João Batista, não cedermos aos mecanismos usados pelo o mundo moderno, que segue na contramão do evangelho.
Hoje, a Igreja celebra o martírio de João Batista, o único santo,  cujo os dois nascimentos,  são   celebrados: o nascimento para a vida terrena (24/06)  e o nascimento para a vida eterna (29/08).
O evangelho  desta celebração, narra o martírio de João Batista, uma cena dura de se imaginar, mas que, nos trazem  exemplos, que devem ser seguidos, por todos os seguidores de Jesus.  
João Batista, morreu porque disse a verdade a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão.” Esta advertência  de João,  causou um grande  incômodo  a Herodes, principalmente, à mulher, com quem ele  vivia ilegalmente diante de Deus.
Tomada pelo o ódio, Herodíades, procurava uma forma de se vingar de João Batista, e para alcançar o seu intento, ela  não teve escrúpulos em  usar a própria filha, como cúmplice do bárbaro assassinato. 
Herodes, apesar de gostar da pessoa de João, cedeu  aos caprichos de sua mulher,  permitindo que o mal se apossasse dele, e assim, mandou degolar o profeta. O problema de Herodes,  não era com a pessoa de João, o que o incomodava, era  a verdade que ele pregava.
Como sabemos, a verdade incomoda quem vive na mentira, e como não se tem meios de eliminar a verdade, o incomodado, tenta  eliminar quem o  denuncia, (profeta) o que não consegue, pois nem a morte faz calar  a voz  do profeta, o profeta morre, mas suas palavras continuam no mundo, como continuam  as palavras de João: “convertei-vos e crede no evangelho.” “Eis o cordeiro de Deus...”
Os donos do poder, assim como Herodes,  continuam  não suportando a verdade, porque vivem mergulhados  na mentira, é  nós, como seguidores de Jesus, não podemos compactuar com tantas trapaças, por medo das perseguições. Tenhamos coragem de denunciar, de não calar diante a injustiças que desfilam diariamente diante de nós.
E se algum dia, formos perseguidos, por denunciar as injustiças, não nos entristeçamos, sintamos confortados com uma bem-aventurança: “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus” (Mt 5,10).
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    SANTA MARIA, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir