.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

O amor supõe inteireza de pensamentos, palavras e ações!-Helena Serpa

25/08/2017 - 6ª. feira  XX semana do tempo comum – Rute 1, 1.3-6.14-16.22 – “a recompensa sempre vem com uma medida dobrada”
Esta leitura nos relata a vida de Rute, uma das mulheres da Bíblia que é para nós como uma amostra da capacidade que tem o ser humano de ser fiel e assumir uma aliança que dure eternamente. Apesar das nossas fragilidades e limitações, nós também, como Rute, possuímos uma força interior que nos ajuda a perseverar em tudo a que nos propomos  realizar. Aparentemente, Noemi, que ficara viúva, e perdera os dois únicos filhos estaria fadada a viver sozinha, se não fosse a fidelidade de Rute, uma das suas noras.  Legitimamente, Rute não teria a obrigação de acompanhar a sua sogra no retorno a uma terra que nem era a dela, para um povo que não era o seu, nem tampouco para o Deus que não lhe era conhecido. Ela estava desobrigada de qualquer vínculo com o seu passado. Estava livre! No entanto, o seu espírito de amizade desinteressada e o sentimento de amor enraizado na aliança que ela havia consolidado com o seu marido fez com que tomasse a decisão de seguir adiante para um mundo desconhecido. Se nós continuássemos hoje a acompanhar a história de Rute iríamos conhecer o desfecho da sua vida e testemunhar todas as maravilhas que lhe aconteceram como recompensa pela sua fidelidade. Para nós fica a lição de que nunca sairemos perdendo nada quando nos propomos a ser fiéis às pessoas com as quais  fazemos aliança. Rute se deixou ficar livre de todas as conveniências que poderiam impedi-la de seguir o espírito de solidariedade que a guiou para acompanhar a mãe do seu marido morto. Ela não pensou nela própria, mas no bem que poderia fazer a outrem. Quando nos esquecemos de nós mesmas, das nossas conveniências e abdicamos dos nossos direitos e interesses próprios e nos dispomos a fazer em função do outro, por amor a uma causa, nós podemos ter a certeza de que a recompensa virá com uma medida dobrada e o desfecho da nossa vida será consequência da nossa oferenda. – O que você teria feito na situação de Rute? – Você acha que vale a pena ser fiel até as últimas consequências? – Você seria capaz de largar tudo para ser solidária a alguém necessitado? 

Salmo 145 – “Bendize, ó minha alma, ao Senhor”!
Há dentro da nossa alma um apelo que nos põe naturalmente dependentes do auxílio de Deus, nosso Criador. Mesmo que nem O conheçamos nem O enxerguemos, nós inconscientemente esperamos o Seu auxílio. No entanto, quando nos conscientizamos de que somos dependentes do Seu Amor e nos voltamos para Ele começamos a viver o processo de ser feliz. Aí é que conseguimos experimentar a ação do Deus Salvador. Hora nós somos os cegos, hora somos as viúvas, os órfãos, mas de alguma forma nós sabemos que contamos com o auxílio do Deus forte e poderoso. Por isso, o louvor é uma exigência de todo o nosso ser que clama: “bendize ó minha alma, ao Senhor!”

Evangelho Mateus 22, 34-40 - “o amor supõe inteireza de pensamentos, palavras e ações!”
Neste Evangelho Jesus nos revela que amar a Deus acima de todas as coisas e amar ao próximo, como nós nos amamos, é a chave para que possamos viver toda a Lei e os profetas. Portanto, amar é o nosso chamado e a nossa vocação! A Lei e os profetas estão contidos na Palavra que Deus deixou para direcionar a nossa vida rumo à felicidade e nela o significado do amor que Deus nos propõe é diferente do sentido que naturalmente nós apreendemos no mundo. De muitas maneiras nós, homens e mulheres, temos vivido “o amor” nos nossos relacionamentos. As juras e as promessas de hoje são facilmente esquecidas amanhã. Para que o amor que temos a Deus seja considerado válido é preciso que ele se manifeste por meio do amor que vivenciamos nas nossas relações com o nosso próximo e conosco mesmo. Jesus nos recomenda a amar a Deus com o coração, a alma e o entendimento, a fim de que seja algo encarnado e enraizado em nós e não somente de fachada e aparência nem de palavras e juras. O coração é o centro do nosso ser interior, na alma estão os nossos sentimentos e emoções e o entendimento significa a nossa percepção cognitiva, faculdade de entender de conceber e de julgar as coisas. Portanto, o amor supõe inteireza de pensamentos, palavras e ações. Porém, tudo parte do Amor de Deus que é a fonte que alimenta a nossa capacidade de amar, primeiramente a Ele e ao nosso próximo na mesma medida em que nos amamos. Partindo daí nós pressupomos que só podemos amar os nossos irmãos se também amarmos a nós mesmos. Não podemos dar o que não temos. O amor de Deus é gratuito, está à nossa disposição, consequentemente, se quisermos ser felizes e construir um mundo mais afortunado precisamos deixar que o amor seja a primeira regra na nossa vida. – Você ama a si mesmo (a)? – Você tem cuidado de você? – Como você tem demonstrado que ama a Deus de todo o coração, alma e entendimento? – Você tem certeza de que é amado (a) por Deus?   - Você tem amado ao próximo como a si mesmo? 


5 comentários:

  1. Por natureza já somos todos amados por Deus amar o próximo e a nós mesmos como a nós mesmos é uma resposta desse amor que Deus tem por cada um de nós cada dia que amamos alguém que está perto de nós cada dia que estamos acolhendo alguém que está perto de nós que cuidamos de alguém estamos respondendo aquilo que antes de nós amarmos já é amado

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito da liturgia comentada um abraço a todos vocês que Deus espírito e mente para que cada dia nós também possamos aprender com vocês

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    SANTA MARIA, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  4. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  5. DEUS PAI DE MISERICORDIA PERDAO POR MEUS PECADOS ,IRMAOS E IRMAS QUE A PAZ ESTEJA EM TODOS OS CORAÇOES AMEM

    ResponderExcluir