.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

-Os discípulos disseram: É um fantasma!-José Salviano

8 de Agosto de 2017

Cor: Branco
Evangelho - Mt 14,22-36


Depois que a multidão comera até saciar-se,
22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barco
e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar,
enquanto ele despediria as multidões.
23Depois de despedi-las,
Jesus subiu ao monte, para orar a sós.
A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho.
24A barca, porém, já longe da terra,
era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário.
25Pelas três horas da manhã,
Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar.
26Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar,
ficaram apavorados, e disseram:
'É um fantasma'. E gritaram de medo.
27Jesus, porém, logo lhes disse:
'Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!'
28Então Pedro lhe disse:
'Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro,
caminhando sobre a água.'
29E Jesus respondeu: 'Vem!'
Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água,
em direção a Jesus.
30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo
e começando a afundar, gritou: 'Senhor, salva-me!'
31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse:
'Homem fraco na fé, por que duvidaste?'
32Assim que subiram no barco, o vento se acalmou.
33Os que estavam no barco,
prostraram-se diante dele, dizendo:
'Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!'
34Após a travessia desembarcaram em Genesaré.
35Os habitantes daquele lugar, reconheceram Jesus
e espalharam a notícia por toda a região.
Então levaram a ele todos os doentes;
36e pediam que pudessem, ao menos,
tocar a barra de sua veste.
E todos os que a tocaram, ficaram curados.
Palavra da Salvação.(CNBB).

Os discípulos ficaram com muito medo, e acharam que Jesus era um fantasma.
Também nós temos medo dos fantasmas da nossa vida. O fantasma do aluguel que sobe, do preço da carne, do feijão, o fantasma do salário que não dá para cobrir as nossas necessidades, o medo de assaltos, e de toda violência espalhada por todos os lados, até nas cidades que antes eram as mais pacatas.
Mais felizmente, eis que Jesus, porém, logo lhes disse, a eles os discípulos e a nós hoje: Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!
Então, meus irmãos. É Jesus que nos diz hoje, para que tenhamos coragem, e não tenhamos medo de enfrentar a realidade existencial.
Apegados a Ele, somos fortes, somos poderosos, até podemos fazer milagres. Podemos atravessar  os perigos da noite escura, dos caminhos escabrosos, e chegar do outro lado são e salvos. Coragem! Disse Jesus. Não desanimemos, meus irmãos e irmãs. As ameaças dessa vida podem nos assustar, mais Jesus está nos dizendo: não tenha medo!
O medo faz parte da autopreservação, da autodefesa, ou seja, do instinto de sobrevivência. Porém, medo em excesso, é falta de confiança em Deus. Ficar apavorado diante dos monstros e fantasmas que temos de enfrentar no nosso dia a dia e também à noite, é uma demonstração de falta de fé.
E foi o que Jesus disse a Pedro: Homem fraco na fé, por que duvidaste? Pedro ficou com muito medo de afundar, e exatamente por isso, ele começou a mergulhar.
Exemplo. Se você está com medo de perder a sua namorada, pode ter certeza que vai perdê-la. Sabe por que? Porque o seu medo é perceptível. Ela está percebendo a sua insegurança, e conclui que você está se sentindo inferior a ela. Portanto, ela entende que merece coisa melhor que você, e então decide trocar de namorado. O mesmo acontece com a moça.
Medo é falta de fé. Apavorar-se diante dos perigos da estrada desta vida, é o mesmo que dizer: Eu não reconheço Deus como o meu protetor, meu Senhor e meu Deus!     
O mar da vida é por vezes muito agitado, perigoso e muito assustador. São muitos os fantasmas que nos ameaçam, nos paralisa de tanto medo.
Tem um ditado que diz: A vida é dura para quem é mole. Esse ditado quer dizer que quem é preguiçoso, quem não confia em Deus,  não consegue lutar pela sobrevivência, e logo afunda no mar da nossa existência. Portanto, a vida é dura principalmente para quem não tem fé em Deus aquele que nos momentos de dificuldades, está sempre pronto para ouvir o nosso grito de socorro, pedindo a Ele que nos salve, porque estamos afundando!
É isso. Tem gente que só se lembra de Deus na hora que a tempestade começa. Só se lembram de Deus na hora do incêndio, do terremoto, do tiroteio, e de todas as adversidades as quais nos faz perceber a duras penas o quanto somos frágeis. Que nos faz chegar  a conclusão de que não adianta todas as armas e  todo dinheiro do mundo! Pois o dinheiro não garante a nossa segurança vital.        
As constantes tempestades que enfrentamos nessa vida servem para testar a nossa fé. Pois a nossa coragem de enfrentar os ventos contrários depende do tamanho da nossa fé.
        
Apavorados os discípulos acharam que era um fantasma! Às vezes não acreditamos no que aconteceu. Dizemos: Para mim minha filha não morreu. Eu vejo a qualquer hora ela entrando por aquela porta... Outros dizem na hora do apuro: Isso não está acontecendo...
           
Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!  Precisamos ouvir Jesus nos dizendo aos ouvidos. Coragem! Eu estou aqui. Eu estou do seu lado. Não tenha medo, confie em mim.  Eu posso tirar você dessa enrascada em que você se meteu por sua própria culpa, por ter usado de forma errada a liberdade que lhe dei. Se me ouvisse antes, se você me procurasse todos os dias da sua vida, se depositasse toda sua confiança em mim, se buscasse o bem e evitasse o mal, se amasse a Deus em primeiro lugar e a teu irmão e tua irmã como a você mesmo, esta tragédia não teria lhe acontecido.
           


Coragem! Tenha fé! José Salviano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário