.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 29 de agosto de 2017

-PRECISAMOS SEGUIR A JESUS-José Salviano.

22º DOMINGO DO TEMPO COMUM
3 de Setembro de 2017
Cor: Verde
Evangelho - Mt 16,21-27


Naquele tempo:
21Jesus começou a mostrar a seus discípulos
que devia ir à Jerusalém
e sofrer muito da parte dos anciãos,
dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei,
e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.
22Então Pedro tomou Jesus à parte
e começou a repreendê-lo, dizendo:
'Deus não permita tal coisa, Senhor!
Que isto nunca te aconteça!'
23Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse:
'Vai para longe, Satanás!
Tu és para mim uma pedra de tropeço,
porque não pensas as coisas de Deus
mas sim as coisas dos homens!'
24Então Jesus disse aos discípulos:
'Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo,
tome a sua cruz e me siga.
25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la;
e quem perder a sua vida por causa de mim,
vai encontrá-la.
26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro
mas perder a sua vida?
O que poderá alguém dar em troca de sua vida?
27Porque o Filho do Homem
virá na glória do seu Pai, com os seus anjos,
e então retribuirá a cada um de acordo com a sua
conduta.
Palavra da Salvação.(CNBB).

Quais são as pedras de tropeço da nossa caminhada? Quais são os obstáculos que nos impedem de sermos verdadeiros cristãos? São os falsos amigos, são aqueles que procuram nos prejudicar por inveja? Ou será que são aqueles e aquelas que nos arrastam para fora do caminho da casa do Pai?
Precisamos ser o fermento que transforma a massa, que muda o rumo maligno das coisas deste mundo. Precisamos ser catequistas pela palavra, pelo agir, e pelo testemunho. Precisamos ser como Jesus, aquele que contrariou a ideologia dominante naqueles tempos. Uma ideologia que marginalizava os pequenos, e idolatrava os grandes.
Hoje, tudo se repete. Não mudou nada. Os humildes são massacrados por tantas injustiças, enquanto os espertos desfrutam de grandes privilégios!
Precisamos fazer uma leitura diferente da realidade que nos envolve, uma leitura crítica dessa realidade que nos cerca e nos encanta com mil e uma mentiras, com propagandas mentirosas, que nos faz a cabeça para sermos consumistas, egoístas, viciados, pecadores, e indiferentes às coisas de Deus. 
Por que precisamos não nos deixar seduzir pelo mundo, mas sim, deixar-nos seduzir por Deus, transformando a nossa maneira de pensar, de julgar e de valorizar segundo o Evangelho e não segundo os valores da sociedade de consumo, para que possamos distinguir o que é da vontade de Deus, em vez  de seguir os valores do mundo a fim de   sermos úteis ao seu Plano de Salvação, que também é nosso.


PRIMEIRA LEITURA–Jeremias no início de sua vida profética ficou encantado com Deus todo poderoso, ao ponto de afirmar: ” Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir”. Jeremias renunciou a tudo para ouvir Deus e seguir seus passos anunciando a todos a sua Palavra. No entanto, depois de certo tempo de total dedicação, as coisas deram erradas e ele teve uma grande decepção. Zombaram de Jeremias e o perseguiram. O sofrimento do profeta foi tão grande que ele quis desistir. Porém, Deus não o tinha abandonado. Pelo contrário, Deus esteve o tempo todo do seu lado. E assim, no meio do desânimo, Jeremias sentiu um fogo ardente da presença de Deus dando-lhe coragem e um novo ânimo para continuar, apesar de todo o sofrimento e das forças contrárias.
          
Prezados irmãos, e irmãs. Hoje está acontecendo coisa parecida com os nossos jovens. Em muitas paróquias, notamos a igreja vazia deles nas missas. Temos adultos, e muitos idosos. Porém, os jovens estão noutra. Estão fora. O que está acontecendo? O fato é que, o mundo atual, está dizendo aos nossos jovens, que ir à igreja, assistir à  missa (participar), é coisa do passado, é coisa dos nossos avós. Alguns jovens que insistem em continuar fiéis ao seguimento de Deus, como é o caso dos coroinhas, têm de enfrentar as críticas dos outros jovens da sua idade. Na escola, nos "points das galelas" onde todos se reúnem, na esquina e mesmo andando pela rua. Jeremias sofreu a mesma coisa. Mas Deus o libertou.
           
Caríssimos. Vamos incluir os jovens em nossas orações. Mas façamos com mais vigor e muita devoção. Vamos colocar diariamente os nossos jovens nas nossas orações de grupos da paróquia, porque de fato estamos nos esquecendo deles e portanto, somos também culpados pelo que está acontecendo! Rezemos por eles para que o amor de Deus os abrase como o aquele fogo que recarregou a coragem do profeta Jeremias. Rezemos para que Deus envie do Céu esse fogo e que ele aqueça as suas almas, suas mentes de forma que tomados pela força do Alto, eles reanimem, e não se impressionem mais com os comentários dos "amigos", os comentários daqueles que estão fora do Plano de Deus e que estão atrapalhando a participação dos nossos jovens na vida da paróquia. 
           
Rezemos para que o Deus forte, o Deus poderoso, o Deus imortal liberte os nossos jovens, liberte os nossos filhos da má influência dos colegas, amigos, namorados e namoradas, dessa opressão organizada pelo maligno, e os dê coragem de enfrentar com naturalidade, com sorriso, com superioridade, com personalidade firme de quem tem um caráter forte e decidido a seguir o Plano de Deus, custe o que custar, não se importando com o que pensam os demais.

SEGUNDA LEITURA - Paulo dirigindo-se aos Romanos aconselha-os a se oferecerem em sacrifício vivo. E é isso o que devemos fazer, seguindo os conselhos inspirados de Paulo: Não nos deixar seduzir pelo mundo, mas sim, deixar-nos seduzir por Deus, transformando a nossa maneira de pensar, de julgar e de valorizar segundo o Evangelho e não segundo os valores da sociedade de consumo, para que possamos distinguir o que é da vontade de Deus, em vez  de seguir os valores do mundo a fim de   sermos úteis ao seu Plano de Salvação, que também é nosso.



EVANGELHO  -  Jesus estava consciente da sua missão na Terra, e avisou aos seus amigos que deveria ir a Jerusalém e lá sofrer nas mãos das autoridades, ser morto, mas no terceiro dia Ele voltaria à vida.

Os discípulos, pegos de surpresa por aquela conversa, não entenderam nada do que estava ouvindo. Pedro, por amor e pela amizade ao Mestre, se adiantou e numa atitude de proteção ao amigo, chamou a atenção de Jesus  censurando o que acabara de falar, desejando que isso nunca lhe acontecesse.

Meus irmãos, minhas irmãs. Eis que a reação de Jesus pode parecer para nós hoje, muito agressiva e um tanto desumana, tendo em vista que Pedro só estava se preocupando com a sua segurança, e sua resposta pareceu contundente: “Vai para longe, satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço porque não pensas coisas de Deus, mas sim, as coisas dos homens ."

Porém, analisando a luz do contexto, vamos entender melhor a atitude de Jesus. Ele não ofendeu a Pedro, que numa atitude de amizade e de zelo por Ele, falou daquele jeito. Acontece que apalavra “satanás” naquele contexto significava adversário. Significa aquele que está contrário a nós, e não por nós, e não ao nosso favor. Aquele que não entendendo em profundidade o significado de um projeto, reage de forma errada em relação aos seus objetivos.

Por isso, Jesus continuou. Tu és para mim uma pedra de tropeço porque não pensas coisas de Deus, mas sim, as coisas dos homens. Jesus disse assim porque estava se referindo ao mistério da morte, do sofrimento, da paixão e da cruz pelo qual ele sabia que iria passar. E era o plano anunciado pelos profetas e que teria de ser realizado através da sua pessoa.

Caríssimos. O cristão autêntico é aquele que escuta a Palavra de Deus, e não questiona. Mas pelo contrário, deve buscar interpretá-la, segui-la, e ensiná-la aos demais irmãos e irmãs.
           
O mundo nos afasta de Deus, nos ridicularizando por sermos cristãos.  Como aconteceu a Jeremias. Vamos recorrer a Força do Alto para que possamos enfrentar as forças contrárias, e renunciar aos nossos instintos, a pressão desfavorável dos amigos, dos familiares, renunciar ao luxo, à riqueza, para seguir Jesus.
Aí, aquele amigo aquela namorada, aquele namorado, lhe diz:  O que vou ganhar com isso?
Vamos assumir, encarar o desprezo de alguns amigos, e a nossa resposta pode ser aquele mesma afirmação de Jesus: “Que adianta o homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida?”
           
Vamos pedir a Cristo Jesus que através do Espírito Santo nos ilumine nas respostas que devemos dar aos nossos amigos e até familiares que nos pressionam, que nos questionam, que tentam nos desviar do caminho da verdade, nos desviar do amor de Deus.  Amigos que pensam assim, na verdade não são amigos de verdade. Precisamos mostrar para eles do que  adianta sermos considerados os tais, os da hora, os modernos, os famosos, os colunáveis, os espertos, os preferidos das garotas, ou dos garotos, os maiorais e mais não sei o que pelo mundo, se temos uma alma vazia, e se perdemos a nossa VIDA VERDADEIRA, QUE É A VIDA ETERNA.
          
Agora deu para você entender o porquê Jesus disse que devemos abandonar mulheres e filhos para seguir a Deus e anunciar o Evangelho?  É porque se não conseguimos mostrar a eles que o Reino de Deus é prioridade em nossas vidas, então os largamos de lado, pegamos a nossa viola e vamos cantar em outro lugar. Porém, não os abandonemos, pois eles fazem parte das nossas cruzes.  E precisamos largar tudo, pegar a nossa cruz e seguir O Mestre, assumir o seu Plano de Amor por nós!
           
Mas você só poderá fazer isso depois que o fogo de Deus o pegar em cheio, fazendo você sentir aquele arrepio da presença do Espírito de Deus ao seu lado... Então você sorrindo e feliz dirá: Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir!
Que Deus o abrase ainda hoje, com o fogo do seu amor.

Tenha um bom e santo domingo - José Salviano.


3 comentários:

  1. Linda reflexão. Forte como as palavras de Jesus. Abençoado seja o senhor que me fez entender as palavras do meu Cristo. Vou usar como auxilio na reflexão que teremos hoje em nosso encontro semanal. Bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Pelo comentário vou aproveitar a reflexão amanhã com os catequisandos Crisma e Eucaristia segunda Etapa Bom final de semana Que o Sagrado Coração de Jesus os Abençoe


    ResponderExcluir
  3. Excelente comentário a respeito das leituras e do Evangelho. Nos faz entender melhor o plano de Deus em nossa vida. Tem me ajudado bastante na preparação para a celebração da palavra.

    ResponderExcluir