.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

“QUEM PERDER A SUA VIDA POR CAUSA DE MIM VAI ENCONTRÁ-LA.”-Olívia Coutinho

 
Dia 11 de Agosto de 2017
 
Evangelho de Mt16,24-28

No Reino de Deus, o conceito de ganhar e perder, é  o oposto do conceito de ganhar e perder, para o mundo! 
O modelo de vida, proposto pelo o mundo, vai ao contrário do que nos é proposto por Jesus.  O que o mundo entende como ganhar a vida, para Jesus, é perdê-la! 
Quem recusa as propostas do mundo,  para aceitar o modelo de vida proposto por Jesus, é visto pela sociedade, como alguém que está perdendo sua vida, por não aproveitar os “prazeres” que o mundo oferece! Enquanto que para Jesus, as pessoas, que na visão do mundo, estão perdendo a vida, são justamente, as  que estão ganhando a vida, isto é, ganhando a vida em plenitude,  pois elas,  fazem escolhas certas,  aproveitam a vida, dentro do plano de Deus! 
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus é muito claro para com os discípulos,  e esta clareza chega a nós!
“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.”
Há um contraste entre o que diz Jesus,  e a mentalidade do mundo, que preconiza o gozo da vida sem limitações. É bom entendermos: Jesus não coloca a vida presente e a vida futura em contraste, Ele não desvaloriza essa vida terrena, pelo o contrário, Ele nos pede,  para  valorizarmos este presente, vivendo de acordo com  a vontade de  Deus! Não esqueçamos: é vivendo bem a vida presente, que ganharemos a vida futura!
Jesus nunca nos pediu algo, que Ele não tenha feito primeiro, tudo que Ele nos pede para fazer, Ele já o fez antes de nós!
Os discípulos, embora convivendo diretamente com Jesus, tiveram muitas dificuldades em entender o seu messianismo, em entrar na dinâmica do Reino, eles não conseguiam desvencilhar das coisas do mundo: fama, poder, ter. Na mente deles, Jesus não deveria aceitar um desfecho tão trágico para a sua vida, a revelação da  morte de Jesus,  soou para eles, como um fracasso.
Certamente, não foi fácil para os discípulos, aceitarem  a ideia de um fim tão trágico de alguém que só fazia o bem, a quem  eles haviam depositado o destino de suas vidas. Aceitar a cruz, foi um grande  desafio para eles, que só foram compreender o seu verdadeiro sentido, depois da ressurreição de Jesus! Foi a partir da ressurreição de Jesus, que os discípulos  abraçaram a cruz, fazendo o mesmo caminho que Jesus fez, dando a vida pela causa do Reino!
Quem está disposto a seguir Jesus, não deve iludir com facilidades, pois o seguimento a Ele é exigente, implica em mudanças radical do seu modo de viver, exige muito mais do que boa vontade, do que entusiasmo exige compromisso, fidelidade e disposição de deixar muitas coisas para trás!  O seguimento a Jesus, exige também, consciência do rumo a ser tomado, despojamento de si mesmo e de coragem para  assumir a cruz de cada dia. 
Não tem como seguir Jesus sem a cruz, pois a nossa adesão a Ele, tem consequência, nos leva a atitudes, que contrariam os opositores do projeto de Deus, estes, com certeza, irão nos ferir, de alguma forma, tentar obstruir o nosso caminho. 
A nossa opção por Jesus,  tem que ser radical, não podemos ficar,  com um pé na sua barca e outro no mundo!  Quem está decidido a seguir Jesus, deve apresentar-se a Ele, completamente livre de qualquer apego.
“Que poderá alguém dar em troca da sua vida?” A resposta, com certeza, nós já temos: nada, pois nada deste mundo supera o valor da vida, da vida em Jesus, vida, em plenitude!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

4 comentários:

  1. Que reflexão linda!!!
    As suas reflexões me levam a compreender melhor a Palavra de Deus. Obrigada. ��

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  3. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir