.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

AMAR E PERDOAR! PERDOAR E AMAR – Maria de Lourdes Cury Macedo


Domingo, 17 de setembro de 2017.
Evangelho de Mt 18,21-35.

         Somos fracos, imperfeitos, pecadores, donos da verdade, humanos demais, por isso Deus nos mostra a dimensão do seu amor misericordioso que tem por todos nós, nos ensinando a virtude do perdão e do amor.
         Nossa vida está repleta de caídas. Deus sempre se mostra disposto a nos perdoar, é isso que o cristão tem que aprender com Deus, ser misericordioso, ter compaixão de quem erra e perdoar sempre. O perdão é a essência dos ensinamentos de Jesus. O perdão deve ser profundamente sincero como o de Deus. O perdão gera a paz, e o ódio gera o desejo de vingança e a violência.
         Para nos mostrar a obrigação de perdoar sempre, Jesus usou a expressão “setenta e sete vezes perdoar”. Nós cristãos seguidores de Jesus precisamos viver esse ensinamento, se quisermos ser seus discípulos. O número sete e seus derivados na Bíblia têm um significado simbólico, é plenitude, é totalidade, é sempre, infinitamente.
         Jesus conhecendo a dificuldade do ser humano em perdoar contou uma linda parábola para ensinar o que acontece com os corações duros que não perdoam, mas querem ser perdoados.
         Um servo que devia grande quantia foi levado à presença do rei que queria ajustar as contas com quem lhe devia.  Como não tinha como pagar pediu, suplicou que esperasse até poder pagar sua dívida. Diante da cena do servo suplicante, o rei, com uma bondade excessiva, revoga sua ordem e perdoa-lhe tudo.
         Em seguida deparamos com uma segunda cena que contrasta com a primeira, com a misericórdia do rei. Ao sair diante do rei, provavelmente feliz por ter recebido o perdão da fabulosa dívida, esse servo se encontra com uma pessoa que lhe devia uma quantia pequena. Não foi misericordioso como o rei, não aprendeu a lição e protestou contra aquele que lhe devia, exigindo que lhe pagasse logo a dívida.
         O homem não tendo condições de lhe pagar, pediu paciência, que esperasse mais um pouco, implorou que aguardasse algum tempo. Ele pagaria depois. Mas não foi ouvido. Acabou indo para a cadeia.
         Mais uma cena, os conhecidos desse servo, que sabiam o que rei lhe havia feito, ao notarem sua conduta desumana e sem misericórdia, foram contar ao rei. Esse o chama, censura-o e castiga-o.
         O rei da parábola é Deus. O que devia a Ele pode ser um de nós, pois todos nós temos dívidas impagáveis com Deus, e Ele quer que acertemos nossas contas com Ele. Ele quer a nossa conversão. Quer que sejamos semelhantes a Ele, perdoando nossos irmãos.
         O grande ensinamento dessa parábola é o perdão e o amor misericordioso. Perdão que se deve conceder ao irmão que errou, que nos ofendeu ou nos magoou por algum motivo. Perdão que esse servo sem misericórdia devia conceder ao seu companheiro, da mesma forma como o rei havia se compadecido dele.
         Podemos concluir que Deus, nosso Pai, usará de justiça com aquele que não perdoou. “Com a mesma medida com que medirdes os outros, sereis medidos”, diz Jesus.
         Quando rezamos o Pai-nosso dizemos: “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”, essa é a oração que Jesus nos ensinou, perdoar os nossos inimigos por amor a Deus. Deus faz cair a chuva sobre os justos e pecadores. O sol existe para todos. Continuamente somos convidados a ser perfeitos como o nosso Pai celestial é perfeito (Mt 5, 43-48).
         Deus nosso Pai por sua infinita misericórdia perdoou e continua perdoando nossas dívidas, que são nossos pecados. É preciso que permaneçamos com nossas contas em dia, continuamente Deus está batendo a nossa porta pedindo que paguemos o que devemos. Vamos estar em dia, nos vigiando, vivendo o ideal do amor que Deus nos propõe.
         Nós gostamos de ser perdoados, por isso precisamos perdoar também. Quando o rancor, o ódio, a vingança surgirem em nosso coração, lembremos que Deus misericordioso nos ensina perdoar e amar. Amar e perdoar. Amemo-nos como Cristo nos amou. Não nos esqueçamos do mandamento de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Nosso irmão sempre merece ser perdoado, eis o grande desafio do cristão. O rancor, a raiva e o ódio nos corroem por dentro, nos destroem e vão aos poucos, nos matando.
         Deus nos perdoa, sim, mas com uma condição, que perdoemo-nos mutuamente uns aos outros. Jesus veio trazer a reconciliação. O Pai nos dá sua misericórdia a fim de podermos repartir com nossos irmãos que necessitam de perdão.
         Amar e perdoar! Perdoar e amar! Eis a lição dessa parábola.

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes


Nenhum comentário:

Postar um comentário