.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

O pecado é o caixão que nos prende-Helena Serpa

19/09/2017 - 3ª. feira XXIV semana comum   - 1 Timóteo 3,1-13 – “uma missão sublime
Nesta carta São Paulo se dirige a todos aqueles que aspiram ter uma função sublime dentro da hierarquia da Igreja, a saber, os diáconos, presbíteros e bispos e fala das condições necessárias para que sejam fiéis no exercício destes cargos. Assim, ele ajuíza sobre o Episcopado, que é o Ministério do Bispo, pastor da Igreja de Jesus Cristo e a Diaconia, ministério dos diáconos, aqueles que são chamados a colaborar nas funções do serviço voltado para a comunidade. De uma maneira geral, todos nós somos também chamados (as) a colaborar com Deus na edificação do reino dos céus.  Por isso, mesmo que nenhum de nós esteja almejando exercer funções dentro da hierarquia da Igreja, podemos acolher para nós todas as observações de São Paulo. Como pais e mães de família, como administradores na sociedade, como cristãos comprometidos, nós também precisamos seguir à risca o que São Paulo recomenda nessa carta. Deste modo, nós apreendemos com ele, como é a maneira de ser e agir que Deus espera de nós em qualquer função de  destaque que estivermos desempenhando, quer em casa, na comunidade, na Igreja e no mundo.  O nosso testemunho vale muito mais do que mil palavras ou pregações que ministramos às pessoas a quem orientamos. O primeiro lugar onde devemos exercer essa “missão sublime” é na nossa casa, com a nossa família. A família é a escola que educa para o mundo, mas é também o útero de Deus, onde aprendemos a amá-Lo sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos, como nos manda a Palavra de Deus. O que somos e o que vivemos aprendemos no berço. Quem não sabe governar a sua casa como governará a casa de Deus? Esta pergunta nós precisamos formular a nós mesmos (as) para não nos expor a contradições entre o dizer e o fazer. Muitas vezes nós cobramos muito dos padres, dos bispos, dos consagrados ao serviço de Deus, no entanto, nós também, como cristãos, batizados e filhos de Deus em Jesus Cristo, somos chamados a mostrar ao mundo que fomos criados à imagem e semelhança do Pai.  – Você almeja alguma função sublime? - Onde? - Qual é o papel que você desempenha na sua família? – Quais os frutos que a sua família tem dado ao mundo: bons ou maus? - O que o (a) agrada na sua família e o  que o (a) entristece? - O que precisa acontecer a partir de você para que sua casa seja “uma casa de Deus”?
 

Salmo  100 – “viverei na pureza do meu coração!

O salmista faz um propósito sincero de viver na pureza do seu coração no meio de toda a sua família. Trilhar o caminho do bem começando dentro da nossa própria família é o que nos fará caminhar para a santidade no meio do mundo. Quando aprendemos fazer o bem dentro de casa a nossa boa ação irá estender-se a toda a terra. Que nós possamos cantar com o salmista e fazer também como ele, o propósito de ser puro (a), diante de Deus e dos homens!
 
Evangelho – Lucas 7, 11-17 – “o pecado é o caixão que nos prende” 

O quadro que o Evangelho descreve, da viúva de Naim,  é um retrato fiel daquilo que acontece no mundo de hoje, quando verificamos o sofrimento e o pranto de tantas mães que acompanham o filho (a), “morto” (a) pela falta de esperança, pela droga, pela desarmonia, pela prostituição, pelas frustrações!  Naquele tempo, aquela mãe, viúva, teve a graça de encontrar Jesus e foi testemunha do milagre de ver o seu filho levantar-se pelo Seu poder. Hoje também Jesus continua fazendo milagres no meio do seu povo, atendendo ao apelo das mães que choram pelos seus filhos “mortos” pelo mundo. As mães de hoje, portanto, também precisam fazer como a viúva de Naim e apresentar seus filhos a Jesus, para que Ele possa tocar o “caixão”,  que prende,  escraviza e oprime a juventude.  Ontem, como hoje, o pecado é o caixão que nos prende e nos faz parecer mortos e sem esperança. Ele é a teia na qual o demônio envolveu a humanidade e, da qual, Jesus veio nos libertar.  Jesus não deixará de atender ao pedido de uma mãe que suplica pela salvação de seu filho. Ele olha para cada uma hoje e consola, dizendo, “Não chores”! A mãe que no caminho da sua vida encontra Jesus tem muito mais ânimo e condições para levar seus filhos até Ele para que sejam tocados e libertados. Hoje também, aos filhos Jesus ordena: “Jovem, levanta-te”! Mesmo diante da morte nós precisamos manter viva a chama da nossa fé, pois Jesus Cristo está sempre perto e continuamente terá compaixão de nós. Peçamos ao Senhor que Ele opere milagres ao nosso redor; que Ele enxugue as lágrimas de todas as mães que choram pelos seus filhos e, ao mesmo tempo, que Ele levante todos os jovens e as jovens que se sentem desanimados (as) pelo peso que o mundo põe às suas costas. Assim, nós também poderemos testemunhar os milagres que acontecem ao nosso redor e anunciar como aquele povo: “Deus veio visitar seu povo”! - Você conhece alguém que caminha no mundo, como um morto ou como uma morta? - O que você tem feito por essa pessoa? Você já a apresentou a Jesus? - Você tem sido testemunha de milagres?
- Você tem anunciado aos quatro ventos o que tem visto Jesus fazer?  - Se você for uma mãe nestas condições, apresente o seu filho a Jesus e Ele o curará!


4 comentários:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. joao lessa candido de morais19 de setembro de 2017 às 05:12

    SENHOR DEUS DE BONDADE E PODER,PERDAO POR MEUS PECADOS E PECADOS DO MUNDO ,OBRIGADO POR TUDO QUE SOU E TENHO,IRMAOS E IRMAS QUE A PAZ ESTEJA COM TODOS,JESUZ MANSO E HUMILDE DE CORAÇAO FAZEI O NOSSO CORAÇAO SEMELHANTE AO VOSSO AMEM

    ResponderExcluir
  3. José Maria Nascimento19 de setembro de 2017 às 05:30

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!
    Só para lembrar as qualidades que são incentivadas e exigidas na 1ª leitura: respeito, fidelidade, prudência, condescendência, ser pacífico, não exagerar nas bebidas, modéstia, desinteressado (não visar lucro vergonhoso, não ser ambicioso nas coisas terrenas), ter palavra (não mentir e não ser volúvel), ter fé e consciência limpa.

    Excelentes comentários. Sobre o Evangelho de Lucas, no mesmo sentido do Comentário de Santo Ambrósio «Tratado sobre o Evangelho de S. Lucas», 5, 89, 91-92 :
    «Jovem, Eu te ordeno, levanta-te»
    Mesmo que os sintomas da morte tenham afastado por completo a esperança de vida, mesmo que os corpos dos defuntos jazam perto do túmulo, ainda assim, à voz de Deus, os cadáveres preparados para a decomposição voltam a erguer-se, recuperam a fala; o filho é devolvido a sua mãe, é chamado do túmulo, é arrancado ao túmulo. Qual é o teu túmulo? São os teus maus hábitos, é a tua falta de fé. É deste túmulo que Cristo te liberta, é deste túmulo que ressuscitarás, se ouvires a Palavra de Deus. Ainda que o teu pecado seja tão grave, que não consigas lavar-te a ti mesmo pelas lágrimas do arrependimento, a Igreja tua Mãe chorará por ti, ela que intervém a favor de todos os seus filhos, qual mãe viúva por seu único filho. Porque se compadece, por uma espécie de dor espiritual que lhe é natural, ao ver os seus filhos serem conduzidos à morte por pecados fatais. […] 

    Que ela chore, pois, esta Mãe piedosa, e que a multidão a acompanhe; que não seja apenas uma multidão, mas uma multidão considerável, a compadecer-se desta Mãe terna. Então ressuscitarás do túmulo, dele serás libertado; os carregadores deter-se-ão, começarás a falar como um vivo e todos ficarão estupefactos. O exemplo de um só servirá para corrigir muitos, que louvarão a Deus por nos ter concedido tais remédios para evitarmos a morte. (http://www.tv.arautos.com.br/evangelho.html?id=273)

    ResponderExcluir
  4. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir