.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

“OS COBRADORES DE IMPOSTOS E AS PROSTITUTAS VOS PRECEDEM NO REINO DE DEUS.”- Olivia Coutinho


 26º DOMINGO DO TEMPO COMUM  

Dia 01 de Outubro de 2017 

Evangelho de Mt21,28-32

         Estamos iniciando o mês de outubro, mês, em que a Igreja nos convida a refletir sobre a importância de nos tornarmos missionários do Senhor, propagadores da Boa Nova do Reino!
O espírito missionário se fundamenta na experiência com Jesus. Quando  fazemos  esta experiência, sentimos necessidade de partilhá-la com o outro, no desejo de que ele possa  também, fazer a mesma experiência que fazemos. É a partir daí, que nos tornamos missionários.
 Nossa missão, não se limita em somente levar algo ao outro, pois no exercício da missão, é comum, descobrirmos algo no outro, que nos faz crescer.
A missão nos ajuda a crescer, nos  permite criar novos laços, novas relações, a ter um  jeito novo de olhar a vida e de ser igreja!
Fazer com que Jesus se torne mais conhecido, é compromisso de toda a comunidade que vive e que quer transmitir a sua fé, no Cristo ressuscitado. Uma comunidade cristã, só é fiel à sua vocação, se ela for missionária.
O Evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, nos adverte sobre o perigo que corremos, quando ficamos somente na interpretação da palavra de Deus, e não a trazemos para a nossa vida!
A palavra de Deus, é fonte de vida, quando embebedamos desta fonte, dizemos "sim" a Ele, e é a partir do nosso "sim" sincero, que  Ele  vai agindo no mundo, através de nós!
Conhecer a palavra de Deus, e não vivê-la, é conhecer a verdade e optar pela mentira. Era o que acontecia com os líderes religiosos do tempo de Jesus, eles conheciam bem as escrituras, mas não viviam o que pregavam, colocavam pesados fardos nos ombros das pessoas, e eles mesmos, ficavam somente no discurso, não viviam o que falavam.
Jesus desmascara estas autoridades dizendo: “Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no reino dos céus.” Isto é, este povo excluído, vistos por eles, como pecadores, ouviram a pregação de João e se converteram, endireitando suas vidas, enquanto que estes líderes, não deram crédito a pregação de João, não buscaram a conversão.
Para despertar nestes líderes, e hoje em nós, a importância de uma revisão de vida, Jesus conta  a parábola dos dois filhos convocados pelo pai a trabalhar na vinha.
O pai representa Deus, e os dois filhos, representam duas posturas diferentes diante o chamado de Deus. 
Esta parábola, chama a nossa atenção, para a responsabilidade do nosso "sim." Quantas vezes dizemos sim, a Deus, mas não cumprimos o que assumimos! O “não” do primeiro filho, representa os cobradores de impostos e as prostitutas, estes, a princípio, disseram não a Deus, optando por caminhos contrários, mas depois, se arrependeram e se converteram. Já o “sim” do segundo filho, representa os líderes religiosos daquele tempo e  muitos de nós, que dizemos "sim"  a Deus, mas  um "sim" que fica somente na palavra.
Com qual dos filhos nos identificamos? Com aquele que  disse não, mas que depois se arrependeu e foi trabalhar na vinha? Ou com aquele que disse "sim" mas que o seu sim, ficou somente na palavra?
O operário da vinha do Senhor, não  fica somente no discurso, ditando o que o outro deve fazer, ele põe a mão na massa,  ensina fazendo, como Jesus ensinava!
O nosso "sim" a Deus, deve ser sincero, deve ser um "sim" que brote do coração, um "sim" sincero, que nos coloque a serviço do Reino, como foi o "sim" de Maria.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário: