.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

A misericórdia é a primeira regra para a vivência do amor ao próximo-Helena Serpa




Quem quer ir a Jerusalém com Jesus?-Diac. José da Cruz



Evangelho: Lucas 9, 51-56


Quem quer ir a Jerusalém com Jesus? No Evangelho de hoje,  dois discípulos vão à frente fazendo o anúncio, mas ao entrar na Samaria, ficaram indignados, pois se negaram a receber e dar hospedagem a Jesus. Afinal ele ia a Jerusalém e era um judeu e Samaritanos eram considerados impuros pelos judeus, que são mal vistos pelos samaritanos.
Jesus toma a decisão de ir a Jerusalém, porque sabe que lá terminará sua missão de maneira trágica e, humanamente falando, a missão será um fracasso. Quem quer se unir a alguém que caminha para o fracasso? Ainda que em sua vida, principalmente nos três anos de ministério, Jesus tenha dado provas mais que suficientes de que Deus estava com Ele, e que ele era o Filho de Deus, o Messias esperado. “E virão muitas Nações poderosas procurar Iahweh dos Exércitos em Jerusalém...Naqueles dias dez homens agarrarão um judeu pelas vestes e dirão: “Nós iremos contigo porque ouvimos dizer que Deus está convosco”. Por que não parece se cumprir essa maravilhosa profecia de Zacarias, na primeira leitura desta liturgia?
Porque nem sempre o Espírito que nos anima, como discípulos de Jesus, é o Espírito de um Deus decidido a amar totalmente até as últimas consequências, mas o espírito de grandeza e poder, que nos fazem pensar que estamos acima das pessoas e temos poder sobre elas, como os dois que queriam fazer descer fogo do céu,  para consumir os que se negaram a receber Jesus. Só está verdadeiramente com Jesus quem assume o SERVIR, deixando o JULGAR para Deus. (Diácono José da Cruz – E-mail jotacruz3051@gmail.com)  Revisor: Prof. JCBarbosa



9/10/2017  - 2ª-feira da 27ª Semana do Tempo Comum - 1ª Leitura - Jonas 1,1-2,1.11   - “consequências da omissão”
A mensagem do livro de Jonas nos serve de reflexão no que se refere à nossa filiação divina e o nosso compromisso de cristãos. Como filhos e filhas de Deus, batizados (as) em Jesus Cristo e imersos (as) no mistério da Igreja nós fazemos parte do Seu Corpo, por isso, estamos inseridos no Seu projeto de salvação. Não podemos nos eximir da responsabilidade de anunciar ao mundo o que o Senhor nos mandar pronunciar. Jonas quis fugir da missão de abrir os olhos dos ninivitas por causa das suas ações perversas. Assim fazendo ele estava se omitindo em fazer um bem e contribuir para a salvação daquele povo. O seu ato de fugir, no entanto, provocou uma situação ainda mais difícil, pois levou o pavor para os passageiros do navio que o acolheu. Assim também acontece com cada um de nós que, fugindo de Deus, se omite de assumir responsabilidades. As consequências são também desastrosas para nós e para aqueles (as) que “viajam” conosco. No entanto, Jonas compreendeu a tempo, ser ele o causador da “fúria  dos ventos” e teve a coragem de  reconhecer a sua falta e, mesmo correndo risco de vida, mandou que o lançassem ao mar. O Senhor providenciou um abrigo para ele. Com o exemplo de Jonas nós aprendemos que nunca é tarde para reconhecer os nossos erros e omissões.  Quando confiamos em Deus a Sua misericórdia nos resguarda e, novamente, nos torna aptos (as) para cumprir os votos que assumimos como Seus filhos e filhas.  Mesmo tendo errado e desviado do caminho, ao reconhecer o seu pecado, Jonas fez com que Deus se revelasse aos marinheiros que se renderam diante do milagre quando “cessou a fúria do mar”. Portanto, nunca será tarde para nós. Enquanto aqui estivermos, mesmo errando, diante do nosso arrependimento, o Senhor nos garante, vida, pão e veste para que possamos levar adiante a missão de atrair para Ele todos que ainda não O conhecem.- Você também vive fugindo de Deus? - Quais têm sido as consequências da sua omissão? - Você tem medo de voltar atrás e reconhecer o erro? - O que você está esperando para assumir diante das pessoas o seu erro?

Salmo - Jonas 2,2. 3. 4. 5. 8 (R. 7c)

R. Retirastes minha vida do sepulcro, ó Senhor!

 A força da oração é uma segurança nas horas de angústias. A oração de Jonas serve de exemplo para nós. Mesmo sofrendo as consequências dos nossos atos nós podemos nos voltar para o Senhor porque somente Ele pode tirar a nossa vida do sepulcro. Faça você também essa oração e experimente a vida nova que o Senhor quer lhe conceder.

Evangelho - Lucas 10,25-37 - “a misericórdia é a primeira regra para a vivência do amor ao próximo.”
Os mestres da lei sempre procuravam confundir Jesus com questionamentos que punham em jogo o cumprimento da Lei de Deus, no entanto, consciente de que a Lei de Deus é o Amor, Jesus ia muito mais além do que era convencional, para que transparecesse a mensagem evangélica. Ele, então, lhes mostrava que amar o próximo é acolher a todos os que se aproximam de nós para ajudá-los, e ao mesmo tempo, também envolver-se com aqueles estão necessitados. Durante a nossa caminhada terrestre, algumas vezes somos o necessitado, em outras ocasiões, somos nós os bons samaritanos ou os donos da hospedaria. Nunca seremos autossuficientes a ponto de não precisar de ninguém que nos socorra. Por isso, em qualquer situação em que nos encontremos, como necessitados ou como colaboradores, somos convocados pelo Senhor a amar o próximo como a nós mesmos. Às vezes nós ajudamos as pessoas e as socorremos por obrigação ou a contragosto, no entanto a própria Palavra do Evangelho nos mostra que a misericórdia é a primeira regra para a vivência do amor ao próximo. Por isso, o mestre da lei respondendo à pergunta de Jesus sobre quem seria o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes, confirmou:  “é aquele que usou de misericórdia para com ele”. A misericórdia, então, é o sinal para que possamos ser “o próximo” de alguém. Agir com misericórdia é fazê-lo por amor a Deus.  É acolher a miséria do outro com o amor de Deus e não somente com o nosso amor imperfeito e interesseiro. – Como você costuma agir: como o sacerdote, como o levita, como o samaritano, como o hospedeiro? – Ou você sempre é aquele que desce de Jerusalém para Jericó, se mete em enrascadas e está sempre precisando que alguém se aproxime de si?
- Você já experimentou ser aquele que está necessitado e espera o socorro de alguém? - Quando ajuda alguma pessoa você o faz por amor a Deus e com o amor de Deus?





3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Estando filiados a Deus pelo batismo, supliquemos por sua graça e sejamos misericordiosos com nossos irmãos quando formos requeridos e deixemos que a misericórdia do nosso irmão nos ampare quando necessitarmos, tudo por amor a Deus e com o amor de Deus!

    ResponderExcluir