.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

AMAR COMO JESUS AMOU! – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 29 de outubro de 2017.
Evangelho de Mt 22, 34-40.

Os fariseus viviam armando arapucas pra Jesus, por isso perguntaram pra Ele qual o maior mandamento, porque eles tinham 613 mandamentos, desses 248 eram preceitos, 365 eram proibições. Dividiram os mandamentos em duas classes: graves e leves, mas não concordavam em determinar quais eram os graves e quais os leves.
Queriam pegar Jesus de qualquer maneira. Diante disso, Jesus resume todos os mandamentos em dois. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Devemos amar a Deus em si mesmo, como o sumo Bem, fonte de todo o nosso bem. Por isso, acima de todas as coisas, de todo o coração, de toda a alma, com toda a mente e com todas as formas, como disse Jesus. Não da boca pra fora, mas Deus deve vir primeiro em nossa vida. Nada e nem ninguém deve ocupar o lugar de Deus. E para completar esse amor, é preciso amar o próximo como a nós mesmos. Somente quem ama o irmão, ama a Deus. Falar que amamos a Deus é fácil, o difícil, o desafio está em viver esse amor, no amor ao próximo.
“Se alguém disser ‘eu amo a Deus’, mas odeia seu irmão, é um mentiroso, pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê” (1Jo 4,20). Existe uma ligação íntima entre o amor a Deus e ao próximo. Não é possível amar a Deus sem amar o próximo.
Quantas pessoas dizem que amam a Deus, mas vivem em brigas com seus irmãos, não conseguem perdoar as pessoas, guardam mágoas, rancores e ódio no coração. Quanta gente diz que ama a Deus, frequenta as missas, comunga e cumpre com as obrigações religiosas, mas é incapaz de ter um gesto de solidariedade com o próximo, não se compromete com os trabalhos pastorais da comunidade e ainda fala mal das pessoas que estão se empenhando nos trabalhos pastorais e da falam da vida alheia. Quanta gente comete atos de injustiça contra o irmão, rouba, calunia, mata e diz que ama a Deus. Isso é amar a Deus?
S. João nos explica o que é amor: "Jesus deu a vida por nós. Portanto, também nós devemos dar a vida pelos irmãos. Se alguém possui riquezas neste mundo e vê o seu irmão passar necessidade, mas diante dele fecha o seu coração, como pode o amor de Deus permanecer nele?” (1Jo 3,16-17).
Por isso o maior mandamento é amar a Deus e ao próximo. Quem cumpre esses dois mandamentos estará cumprindo todos os outros.
Como nos diz São Paulo em 1Cor 13, 4-7, o amor é paciente e benévolo, não é invejoso, não é insolente, não é orgulhoso, não é ambicioso, não procura o próprio interesse, não se irrita, não pensa mal, não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Os dois mandamentos são semelhantes porque o verdadeiro amor ao próximo não é mais que um desdobramento do verdadeiro amor a Deus. O amor ao próximo, fundado no amor a Deus, forma como que um mesmo preceito. Cristo com essas palavras deu à humanidade mais uma de suas lições sábias e eternas. É a lição da caridade cristã, manifestando-se na fraternidade de todos os homens.
Viver esse dois mandamentos é o grande desafio do cristão! Muitos santos viveram em alto grau esses mandamentos, portanto todos nós podemos também vivê-los com esforço, oração e com poder do Espírito Santo.
Abraços em Cristo!

Maria de Lourdes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário