.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

"AMARÁS O SENHOR TEU DEUS DE TODO O TEU CORAÇÃO...” – Olivia Coutinho

 
Dia 09 de Outubro de 2017
 
Evangelho de Lc10,25-37
 
Vivemos num mundo onde tudo gira em torno das coisas materiais, em meio a uma sociedade fixada na ideia da competitividade, que tenta nos desvirtuar dos bens duráveis.
Em meio a tantos adversários do projeto de Deus, Jesus não se cansa de nos apresentar a sua proposta de vida nova, que ao contrário do mundo, tem como parâmetro o ser!
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, um mestre da lei, aproxima-se  de Jesus e o interroga, não, para obter algum aprendizado, mas na intensão de colocar Jesus em dificuldade: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” Jesus responde com outra pergunta: “O que está escrito na lei?” Ele respondeu corretamente, e Jesus completou: “Faze isso e viverás.” Não satisfeito, o mestre da lei, o interroga  novamente: “E quem é o meu próximo?” Jesus sabia, qual era a intenção dele, mas mesmo assim, responde mais esta pergunta de fundo maldoso, desta vez, contando uma parábola, conhecida como a  parábola do Bom Samaritano.
Com esta parábola, Jesus, não só desmascara o mestre da lei, que se mostrava conhecedor da palavra de Deus, mas não a colocava em prática, como também, nos adverte quanto ao perigo de ficarmos somente no conhecimento da palavra de Deus e não a trazermos para a nossa vida!
Ao contrário do sacerdote e do levita, que passaram por um homem ferido, caído à beira do caminho e não o socorreu,  em obediência a lei, que não lhes permitia tocar em pessoas que estava sangrando,  para não se tornar impuro, um samaritano o socorreu. O  homem ferido, que fora vítima de um assalto, era um judeu, e como sabemos, judeus e samaritanos eram inimigos declarados, o que não impediu, que o samaritano o socorresse.  O amor daquele  Samaritano,  falou mais alto do que as divergências que havia entre eles, ele não considerou a nacionalidade daquele  que precisava de ajuda, ele viu, um “ser” caído no chão, necessitado de ajuda  e o socorreu!
Quem ama desta forma, ama com o coração de Jesus, é capaz de abraçar neste amor, até mesmo um inimigo! É este o amor, desejado por  , um amor que Ele quer, que todos nós cultivemos no nosso coração, um amor que supere toda e qualquer divergência, que não fique somente no sentimento, na intenção, e sim, um amor transformado em ações!
Na parábola, o samaritano, que não tinha o conhecimento das leis, deu um grande testemunho de amor ao próximo, ao socorrer um homem considerado inimigo do seu povo, enquanto que o sacerdote e o levita, ficaram presos na  lei, criadas pelos os judeus, desconsiderando a lei maior,  a lei principal, que é a lei do amor!
Não somos verdadeiros, quando dizemos que amamos a Deus, mas não temos atitudes de amor para com o próximo, como o sacerdote e o levita da parábola, pois é o nosso amor ao próximo, que confirma o nosso amor a Deus!
Fala-se muito sobre o amor ao próximo, mas vive-se pouco este amor.
Jesus está sempre nos apontando o caminho que devemos percorrer, para chegarmos  ao coração do Pai, que é o caminho do amor, um caminho, que às vezes, pode nos parecer difícil, mas nunca intransponível, pois o próprio amor abre caminhos!
Não pode haver sintonia entre o homem e Deus,  sem a vivência do amor, pois Deus é amor, Ele nunca se separa de nós, apesar das nossas ingratidões, é a falta de amor, que nos separa de Deus, daí, a insistência de Jesus, em querer que todos nós, vivamos o amor!
A nossa identidade, o que nos distingue como cristão, é a nossa vivencia no amor!
O mandamento do amor é um mandamento sempre novo, pois o amor é atual, o amor nunca entra em decadência!
O amor, quando vivido na prática, nos possibilita viver a nossa humanidade de forma divina!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. BELA REFLEXÃO, COMO SEMPRE! QUE DEUS TE ABENÇOE E ILUMINE SEMPRE!

    ResponderExcluir