.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 1 de outubro de 2017

“... E PARTIRAM PARA OUTRO POVOADO.”- Olivia Coutinho

 
Dia 03 de Outubro de 2017
 
Evangelho de Lc9,51-56
 
Outubro, mês das missões, tempo motivador para que assumamos o nosso compromisso missionário,  na família, na  comunidade, na sociedade. 
Não tem como ser discípulo de Jesus, sem estar aberto à MISSIONARIEDADE, pois é próprio do discípulo, desejar e empenhar-se para que outros possam fazer  a mesma experiência que ele faz, no seguimento a Jesus!
 Evangelho  de hoje,  nos convida a refletir, sobre o início da caminhada de Jesus, rumo a cruz!
A caminho da morte, Jesus ensinava aos discípulos, o caminho da vida! “Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém...” A caminhada de Jesus, para Jerusalém, foi pedagógica, uma verdadeira aula prática para os discípulos, que iam aprendendo com Ele, que aproveitava todas as oportunidades que iam surgindo  pelo o caminho, para passar-lhes importantes ensinamentos.
 Ao longo desta caminhada, muitos se unindo a Jesus, chegavam a dar  passos com Ele, mas o abandonava durante o percurso, não entraram com Ele em  Jerusalém, por acharem duras demais, as exigências do seguimento. 
Antes desta caminhada, o seguimento a Jesus, era visto pelos os discípulos, como uma realização pessoal, como status, afinal, quem não queria estar junto daquele homem que arrastava multidões, que não temia os poderosos? Eles pensavam, que com Jesus, seus caminhos já estariam abertos, mas Jesus, com suas atitudes, lhes dizia o contrário: o caminho precisaria  ser feito!
Jesus era visto pelos os discípulos, como um  Rei, um Rei de grandes poderes, que iria enfrentar  os inimigos, com severidade, como faziam todos os reis! Na mente deles, os inimigos, seriam vencidos pela força física, mas Jesus,  lhes mostra o inverso, ao repreendê-los, quando Tiago e João, quiseram responder com violência, uma "ofensa" por parte dos samaritanos, que não quiseram acolher Jesus, no  território deles.
Negar hospedagem a alguém, na cultura judaica, era considerado como um fato grave, uma ofensa, mas a reação dos discípulos, não fora motivada somente por isto, foi também, por intolerância a quem pensava diferente.
Eles quiseram sobrepor  a Deus, ao quererem mandar descer fogo do céu para destruir os que negaram hospedagem a Jesus, não se dando conta, de que eles não tinham  este poder!
Esta atitude dos discípulos, contrasta com a de Jesus, que simplesmente, convida-os a  prosseguir o  caminho, indo com eles, para outro povoado.
Os discípulos ficaram surpresos, com a forma de Jesus lidar com as ofensas, diferente deles, que eram acostumados com o revide. A partir de então, eles começaram a entender as exigências do seguimento a Jesus, entendimento que foi acontecendo através de um processo lento, que se consolidou, após a sua ressurreição. Aqueles, que não foram com Jesus até a cruz, (discípulos) deram a vida pelo o evangelho!
Com este episódio, Jesus deixou claro para os discípulos, e hoje para nós: na dinâmica do Reino, não cabe vingança e nem intolerância a quem pensa diferente.
Muitos ainda hoje, abandonam o seguimento a Jesus no meio do caminho, por acharem duras demais as exigências deste seguimento.
Estar disposto a enfrentar as consequências do seguimento a Jesus, indo com Ele até a uma nova Jerusalém, é optar pela a vida! Desistir no meio do caminho, significa optar pela largueza do mundo, posicionando contrário a vida.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir