.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 3 de outubro de 2017

-E quem é o meu próximo?-José Salviano

9 de Outubro de 2017
Cor: VerdeEvangelho - Lc 10,25-37
Naquele tempo: 25Um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: 'Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?' 26Jesus lhe disse: 'O que está escrito na Lei? Como lês?' 27Ele então respondeu: 'Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!' 28Jesus lhe disse: 'Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás.' 29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: 'E quem é o meu próximo?' 30Jesus respondeu: 'Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto. 31Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. 33Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: 'Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais.' E Jesus perguntou: 36'Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?' 37Ele respondeu: 'Aquele que usou de misericórdia para com ele.' Então Jesus lhe disse: 'Vai e faze a mesma coisa.'Palavra da Salvação.(CNBB).E quem é o meu próximo? O meu próximo é todo aquele ou aquela que está próximo de mim.  E esta proximidade nem sempre é de ordem geográfica, mas sim, por afinidade, por afeição, por laços amorosos, por laços familiares...
Exemplo. O meu irmão que reside na Espanha, está geograficamente distante de mim. Porém, sendo sangue do meu sangue, mesmo existindo um espaço geográfico entre nós, eu e ele estamos sempre bem próximos um do outro.O mandamento mais importante, é: AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO.
Assim, quem pensar  que a sua vida é somente sua, está marcado para ser infeliz o tempo todo nesta vida terrena, e por consequência, na vida futura.O egoísta pensa que a vida é sua. Somente sua. E, portanto, ele entende que pode fazer dela o que bem entende, sem se importar com os demais que o rodeiam, só os manipulando, ou usando em seu benefício próprio.Viver uma vida isolada, como uma ilha, tentando satisfazer todos os nossos intentos, nossos desejos, sem se importar com as pessoas que necessitam de nós, da nossa companhia, da nossa opinião, do nosso sorriso, da nossa repreensão, do nosso calor humano, é escolher a solidão em plena multidão, é se candidatar a infelicidade.Tem gente que diz: Ninguém me ajuda. Por que eu tenho de ajudar os outros?  Ninguém me dá nada. Por que eu tenho de dar minhas coisas, meu dinheiro aos outros?  Eu não vou desinteirar o meu dinheiro!Na verdade, QUANTO MAIS VOCÊ DER, MAIS VOCÊ RECEBE. É a lógica da vida. É A LÓGICA DE DEUS.  Deus lhe dá em dobro, o que você dá aos outros, principalmente aos necessitados. Não acredite nestas palavras. EXPERIMENTE, E VERÁS!
Pois NÃO FOMOS FEITOS PARA NÓS MESMOS, MAS SIM, PARA DEUS E PARA O IRMÃO.PARA AMAR A DEUS E AO IRMÃO.Todo aquele e aquela que pensa e age assim, NUNCA LHE FALTARÁ NADA!Nem o seu sustento, nem afeto, nem ajuda, nem alegria, pois estão sempre na companhia de Deus nas horas difíceis, nos momentos de dor, nos momentos incertos, nos quais. Aqueles egoístas estão sofrendo, pois quem planta colhe.Se você ajuda a uma pessoa que está em dificuldade, lá mais adiante, um dia, alguém também vai aparecer do nada para lhe ajudar quando você estiver precisando.  E esse alguém, pode ser considerado um anjo de Deus. Alguém que Ele lhe enviou, para lhe ajudar, pois O Pai nunca abandona aqueles e aquelas que se dedicam, se importam com o sofrimento dos irmãos e irmãs.
Minhas irmãs, e meus irmãos. A parábola do bom samaritano nos mostra claramente a lógica de Deus. Nos mostra o que Deus quer de nós. Nos mostra o como devemos ser para um dia alcançar a glória eterna. Nos mostra o que precisamos fazer para que os nossos clamores sejam ouvidos por Deus.
E é interessante notar, que muitas vezes, nós nem pedimos em oração algo que estamos precisando, e assim do nada, Deus nos envia o seu socorro. Por que, Ele, Deus, sabe melhor do que nós, o que estamos necessitando.Aquele pobre homem que fora atacado pelos assaltantes, foi ignorado por pessoas as quais deveriam dar o bom exemplo, como pode acontecer hoje, bem aqui do nosso lado, com pessoas as quais consideramos modelos de caridade.
Aquele samaritano, que ninguém daria nada pela sua caridade, foi quem o socorreu. Foi quem se importou de verdade, na prática, pelo irmão caído, derrubado, necessitado. Assim, aquele samaritano desprezado pelos judeus que se achavam escolhidos de Deus, pode ser interpretado, considerado como UM ANJO DE DEUS.ALQUÉM ENVIADO POR Deus para socorrer o irmão derrubado no chão, fruto de uma violência. Tenha um bom dia. José Salviano.  


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário