.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

“MUITOS SÃO CHAMADOS E POUCOS SÃO ESCOLHIDOS.” – Olivia Coutinho

 
28º DOMINGO DO TEMPO COMUM
 
Dia 15 de Outubro de 2017
 
Evangelho de Mt22,1-14
 
Deus tem um projeto de vida plena, destinado a todos! Todos são chamados  a desenvolver este projeto, que é nos apresentado por Jesus. É um engano pensar, que este chamado, seja feito somente para os que são vistos como bons, o chamado de Jesus, é extensivo a todos, Ele não faz restrição de pessoas. O que vale para Jesus, é o sim, que se dá, ao seu chamado, pois no coração de quem o aceita, já houve transformação, afinal, ninguém aceita um chamado de Jesus, sem estar disposto a mudar de vida.
O Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos apresenta a parábola do rei que preparou um grande Banquete para comemorar a festa de casamento do seu Filho!
O rei, desta parábola, é Deus, o filho, é Jesus! Jesus  é o noivo, a festa, é o encontro de Jesus com a humanidade, Ele veio reconstruir a aliança (casamento) de amor entre Deus e o homem, uma aliança, que fora quebrada pelo o pecado!
A alegria do Rei, (Deus) era ver a sua casa cheia de convidados para festejar o casamento do seu filho! É esta, a alegria de Deus:  Ver seus filhos participando do Banquete da vida, que é chamado por  Jesus, como o Reino de Deus!
O Reino de Deus é festivo, é alegre, Jesus o compara com um Banquete, porém, a entrada para este Banquete, não é livre, pois não se trata de um  direito nosso,  requer convite, e este convite, é a graça de Deus destinada a todos! Quem acolhe a graça de Deus, tem o seu lugar garantido neste Banquete, preparado carinhosamente pelo Pai, porque irá viver, de acordo com a sua vontade!
O Reino dos céus  é uma oferta de amor,  mas nem todos participarão deste Banquete da vida, não porque sejam  impedidos de participar, e sim, pelo fato de recusarem à graça de Deus!
O Banquete já está preparado, o convite é para todos, acolher a graça de Deus, é uma questão de escolha! 
São muitos, os que recusam a participar do Banquete preparado por Deus! Uns, porque já fizeram opção pelos os  banquetes do mundo, outros, até sentem atraídos pela o convite de Jesus, chegam a dar passos na sua direção, mas recuam, por medo do compromisso, se justiçando atrás das mais variadas desculpas: só depois que eu terminar os meus estudos, quando os meus filhos crescerem, depois que eu me aposentar... E assim, muitos, vão adiando o seu sim, a Deus. Há também, os que estão diante do Banquete, mas não se  sentam à mesa com Jesus, são os que estão presentes na igreja, mas não estão vestidos com a roupagem do amor! Estes, por fora, aparentam estarem próximos de Deus, mas na prática, estão distantes, fazem coisas, mas não vivem o amor!
Mesmo diante de tantas recusas, de tantos desleixos, tantas ingratidões, Deus não desiste do humano, Ele insiste conosco, não cansa de nos enviar mensageiros, (profetas) para nos alertar sobre as consequências da recusa ao seu convite!
Somos convidados a ter uma intimidade profunda com o noivo, que é Jesus, a sentar à sua “mesa” para nos saciar do grande Banquete preparado pelo o Pai, ser indiferente a este convite, é ignorar o projeto de vida plena,  idealizado por Deus.
Como é bonita, a ação de Deus, no coração daquele que aceita o chamado de Jesus, que se abre para acolher a sua proposta!
Quem experimenta a grandiosidade do amor de Deus, vive as alegrias de fazer parte do grande Banquete: o Banquete da vida!
A nossa vida terrena, só tem sentido, se for vivida na perspectiva de alcançarmos a eternidade.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

4 comentários:

  1. Obrigado Olivia por sua colaboração

    ResponderExcluir
  2. Cara Olivia, suas reflexões muito me ajudam na preparação para celebração da palavra. Que o Espírito Santo continue lhe iluminando. Meu abraço.

    ResponderExcluir
  3. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir