.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

O Senhor quer receber de nós a colheita-Helena Serpa

8/10/2017  - 27º Domingo do Tempo - 1ª Leitura - Isaias 5,1-7  -   estamos correspondendo às expectativas do Senhor?”
Antes, a vinha do Senhor era o povo de Israel, escolhido para dar frutos de conversão. Hoje, nós somos a vinha do Senhor, cuidada, cercada, adubada por Ele para produzir uvas de boa qualidade. No entanto, assim como a vinha da história, nós também frustramos a expectativa de Deus, que poderá ainda perguntar a si mesmo: “O que poderia eu ter feito a mais por minha vinha e não fiz”? Esta pergunta, nós podemos faze-la a nós mesmos: “o que seria preciso Deus fazer a mais por mim para que eu possa corresponder a sua expectativa? ” As nossas ações provocam reações e consequências. Muitas vezes, para que produzamos mais frutos precisamos, como a vinha, ser devastados, desmanchados e até pisoteados. Nós nunca concebemos que, para que possamos melhorar necessitamos ficar num estado ainda pior.  Só se arruma o que está desarrumado, assim sendo, temos que reconhecer o nosso estado de pecado, de desobediência, de rebeldia e que necessitamos de cura, de libertação e de perdão. Isso já é o primeiro passo para que sejamos lavados pelo sangue de Cristo e tenhamos uma vida profícua. Que neste mês missionário possamos refletir sobre a nossa verdadeira missão na vinha do Senhor. – Você tem percebido a qualidade dos frutos que oferece ao mundo? – São uvas de verdade ou uvas selvagens? – São frutos de santidade ou de impiedade?

Salmo - Sl 79,9.12.13-14.15-16.19-20 (R. Is 5,7a)

R. A vinha do Senhor é a casa de Israel.

Como o salmista nós também hoje pedimos a atenção de Deus para a nossa situação de pecado que nos tira da nossa verdadeira vocação de santidade. Só o Senhor poderá nos libertar das garras dos nossos inimigos e nos purificar para que tenhamos serventia. Foi a sua mão direita que nos plantou, portanto, peçamos a sua proteção e a Sua assistência para que nunca mais nos deixemos ser massacrados.

2ª Leitura - Filipenses 4,6-9 -  “contribuindo para que haja mais paz e harmonia no mundo”
Nesta carta São Paulo aconselha aos filipenses algo que para nós também é primordial!  Ao invés de ficarmos inquietos diante dos fatos e acontecimentos, apresentar a Deus as nossas necessidades, em oração e súplica. De tal modo, ele também nos ensina a manter os nossos pensamentos em Jesus Cristo, nosso Senhor. Sabemos que os nossos pensamentos são uma motivação para os nossos sentimentos e as nossas ações e que, dependendo das nossas cogitações, nós podemos desenvolver sentimentos de medo, de revolta, de indignação ou manifestações de alegria, de paz e de concórdia.   Quando nós nos voltamos para Deus e entregamos a Ele a nossa mente, por meio da oração e do louvor ou quando ocupamos o nosso tempo no serviço a Deus e ao próximo, naturalmente experimentamos um clima de paz e de confiança. A melhor receita para ultrapassar a barreira das nossas dificuldades é nos voltar para os nossos irmãos e irmãos, pois assim perceberemos que o nosso sofrimento, muitas vezes, é muito mais ameno. Tudo o que desejarmos ao nosso próximo, com certeza voltará para nós. A paz de Jesus se manifesta em nós e por nosso intermédio poderá atingir os quatro cantos da terra. Apressemo-nos, pois, a acatar os conselhos de São Paulo, tendo pensamentos bons e agradáveis e, então, estaremos contribuindo para que haja mais paz e harmonia no mundo. – Você sente paz no seu coração? – Com que você tem ocupado os seus pensamentos? – Você é promotor (a) da paz de Jesus? – Você se inquieta com os acontecimentos ou procura descobrir o lado bom deles?

Evangelho - Mateus 21,33-43 - “O Senhor quer receber de nós a colheita”
Os judeus não aceitaram a salvação de Jesus e, por isso, o reino foi tirado do povo de Israel e entregue a nós, a fim de que pudéssemos dar bons frutos, não só materialmente falando, mas na qualidade de vida humana e espiritual com santidade e justiça.  Portanto, somos os vinhateiros de hoje, aqueles a quem o proprietário entregou a sua vinha. Precisamos, então refletir se nós também, como os vinhateiros da parábola, estamos cumprindo com a nossa missão de colaboradores de Deus na construção do mundo.    Talvez nem tenhamos consciência de que somos nós os responsáveis por entregar a colheita do nosso trabalho, na hora precisa, em que os emissários do Senhor se apresentarem.   Muitas vezes, preferimos construir o reino dos céus ao nosso modo e nos esquecemos de edifica-lo aqui na terra em conformidade com o projeto do coração do Pai. Por qualquer coisa nos desviamos da obra de Deus, atropelamos os planos divinos e confundimos o Seu mistério de amor pela humanidade. Devemos, então, ter consciência de que o que nos foi entregue hoje, amanhã poderá nos ser tirado. O Senhor quer receber de nós a colheita e, se não estivermos plantando, nada teremos para entregar a Ele quando voltar.  Jesus Cristo é o alicerce para a obra de Deus no mundo, é a pedra que os construtores rejeitaram, mas que se tornou a pedra angular, isto é, a pedra central da nossa fé. Se a rejeitarmos preferindo as nossas próprias convicções nunca conseguiremos sucesso na nossa missão.  O Senhor continua mandando os seus emissários, para que voltemos atrás na nossa soberba e autossuficiência.      - Se pedissem hoje contas a você qual seria a colheita que  teria para entregar ao proprietário? - O que você entende por pedra angular?  Quem é Jesus na sua vida?


Um comentário:

  1. Se fôssemos chamados hoje para prestarmos conta da vinha que o o Dono nos confiou, que resultado apresentaríamos? Frutos de qualidade como planejou e esperava? Paremos e reflitamos sobre nossa conduta como vinhateiros e os frutos que dela estamos extraindo! Que as reflexões do dia de hoje nos animem e nos conduzam para uma farta e exuberante colheita!

    ResponderExcluir