.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

-O vosso interior está cheio de maldades-José Salviano.

17 de Outubro de 2017
 
Cor: Vermelho
Evangelho - Lc 11,37-41

 
Naquele tempo: 
37Enquanto Jesus falava, 
um fariseu convidou-o para jantar com ele. 
Jesus entrou e pôs-se à mesa. 
38O fariseu ficou admirado 
ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos 
antes da refeição. 
39O Senhor disse ao fariseu: 
'Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, 
mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 
40Insensatos! Aquele que fez o exterior 
não fez também o interior? 
41Antes, dai esmola do que vós possuís 
e tudo ficará puro para vós. 
Palavra da Salvação.(CNBB).
 
“Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades”.
Jesus desmascarou o fariseu que o criticou por ter comido sem lavar as mãos, no ritual como os judeus faziam. Jesus não está menosprezando a higiene, mas sim, combatendo uma prática sem sentido usada pelos judeus. Antes das refeições, eles faziam um verdadeiro ritual, começando pelas mãos. Acreditavam que toda impureza interior deveria ser limpa com a água.
Jesus lhes repreende e mostra que a pureza da alma, dos nossos pecados, é conseguida através da esmola, e de toda caridade.
...dai esmolas e tudo ficará puro...
Quanta gente encontramos por aí, toda limpa e bonita por fora, homens bem vestidos, de ternos e gravata, e até maquiados para aparecer muito bem na televisão, porém, o seu interior, está cheio de corrupção, de mentiras, de manobras desonestas, e de muito “ANTI POVO”.
Esta é uma palavra nova que começa a circular nos meios políticos. “ANTI POVO”. São aqueles, que fazem de tudo para defender os seus interesses, e prejudicar o povo.
Os negros foram libertados da escravidão cruel, porém, hoje vivemos um novo tipo, uma nova modalidade de escravidão.
Salários, de fome, prostituição por um prato de comida, casamentos do tipo “golpe do baú”, assaltos causados pela miséria, pela má distribuição da renda, e por outras tantas injustiças, que impulsionam até pessoas honestas a lançar mão da violência para matar a fome.
Que mundo é esse! Quando tudo isso vai parar?
Jesus enquanto Deus sabia muito bem que temos de ter regras de higiene, para evitar as contaminações, e consequentemente, as doenças. Porém, Jesus reprimiu a mania dos judeus lavarem as mãos de forma ritual, não necessariamente por higiene em si, mas pela tradição e deixando de lado as coisas que realmente nos tornam impuros:  que são os nossos pensamentos, palavras e obras.  É evidente que se comermos veneno, ou comina contaminada, isso vai fazer muito mal ao nosso organismo, porém a nossa alma ficará inalterada. Pois o que vem de fora para dentro do nosso corpo, não fará mal à nossa alma. Por outro lado, não adianta nada nos preservar dos vírus,  fungos, bactérias, toxinas... se mantemos os nossos pensamentos envenenados de ódio, nossa memória contaminada de lembranças ruins e de mágoas do nosso irmão, nossa mente programada para fazer o mal ao nosso semelhante, etc.
Pois tudo isso nos fará muito mal, ou seja o pior mal. Porque nos deixará indignos de merecer a vida eterna.
           
Os fariseus e alguns dos escribas vindos de Jerusalém tinham se reunido em torno de Jesus. E perceberam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as lavar.
(Com efeito, os fariseus e todos os judeus, apegando-se à tradição dos antigos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos; e, quando voltam do mercado, não comem sem ter feito abluções. E há muitos outros costumes que observam por tradição, como lavar os copos, os jarros e os pratos de metal.)  Os fariseus e os escribas perguntaram-lhe: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos impuras?
Jesus disse-lhes: Isaías com muita razão profetizou de vós, hipócritas, quando escreveu: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Em vão, pois, me cultuam, porque ensinam doutrinas e preceitos humanos (Is 29,13).
Deixando o mandamento de Deus, vos apegais à tradição dos homens.
Tendo chamado de novo a turba, dizia-lhes: Ouvi-me todos, e entendei.
Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa manchar; mas o que sai do homem, isso é que mancha o homem.
Porque é do interior da mente dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos,
adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, desonestidade, inveja, difamação, orgulho e insensatez.
Todos estes vícios procedem de dentro e tornam impuro o homem.
Caríssimos. Ter hábitos de higiene é indispensável para preservar a nossa saúde. Porém, não nos esqueçamos de manter nossa mente higienizada de toda maldade, de toda impureza que nos faz tanto mal.
 
Tenha um bom dia. José Salviano
 
 
 

4 comentários:

  1. ótimo, muito bom Salviano. muito preciso nas realidades literalmente. Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem explanado, na geração atual, pouco difere da época, com todo avanço da ciência e tecnologia, vemos muitos vivem preocupados com aparências, muitas cirurgias plásticas, muito silicone, griffes, enfim existe um marketing globalizado onde os mais ricos continuam explorando os mais pobres, com uma distribuição de renda perversa, onde o trabalho não tem valor,onde aqueles que são ANTI POVO, se unem aos EMPRESÁRIOS e praticam todo tipo de injustiça, usando muitas vezes os meios televisivos, para alienar(principalmente novelas que não traz uma gota de cultura a população) boa parte da população inclusive com instruções nocivas e destrutivas às famílias,indo totalmente contra os ensinamentos de Cristo, que são:amor, justiça, misericórdia e caridade .Havendo uma quebra ou seja uma inversão de valores, visando apenas obtenção de lucros, privilégios, poder e dinheiro(normalmente conseguidos de maneira ilícita) esquecendo-se que todos são filhos do mesmo Pai Eterno.

    ResponderExcluir
  3. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  4. Leio diariamenta o comentário deste blog, e temos a destacar que sempre enfatiza a aplicação e vivência das virtudes tais como: caridade, misericórdia, justiça, verdade e amor dentre outras,(doutrina pregada por JESUS CRISTO} e sempre há exemplos dos atos que devemos afastar, tais como corrupção, egoismo, inveja que é praticado por nossos administradores.

    ResponderExcluir