.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Vinde para a festa-Helena Serpa

15 de Outubro de 2017 28º Domingo do Tempo comum - Isaías 25, 6-10ª - “O Banquete é a Salvação”
O Banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro está à disposição de toda a humanidade, pois é a Salvação que o Senhor preparou para todos os povos. Assim, esta profecia antecipa o que iria acontecer quando Jesus Cristo viesse ao mundo para entregar-se por nós e remover a ponta da cadeia que nos aprisionava. Quando chegou a plenitude dos tempos o Filho do Homem veio ao mundo e cumpriu a Sua Missão de Salvador das nações. Portanto, hoje, nós já podemos ter acesso a este Banquete aqui na terra e a esperança de que no céu, definitivamente, nós participemos da alegria de termos sidos libertos do pecado. A Salvação de Jesus é para todos os dias e não apenas para quando morrermos.  Enquanto aqui vivemos nós sentimos a força da ressurreição de Jesus que nos arrancou do estado de pecado e desolação agindo na nossa vida. No entanto, vivemos ainda na expectativa do grande encontro com o Senhor dos exércitos e a esperança nos motiva e embala os nossos sonhos. Aí, então, definitivamente não haverá mais morte, nem sombra, nem dor, mas apenas a felicidade plena. Seria muito bom que todos nós nos amparássemos na Palavra do Senhor porque, então, perceberíamos que as Suas promessas se cumprem desde já. Estamos livres da culpa que recaiu sobre nós, temos pleno acesso ao Banquete do Senhor. A mesa está posta, e alegria, paz, santidade, bondade, justiça, fraternidade e amor, são-nos oferecidos à cada momento. Não podemos perder tempo. - Você entende como acontece o Banquete? – Você se sente convidado a participar? – Você se sente livre da cadeia do inimigo? – Como você imagina este Banquete, no céu?  

Salmo - Sl 22,1-3a.3b-4.5-6 (R. 6cd)
R. Na casa do Senhor habitarei, eternamente.
Os efeitos da salvação de Jesus, nós os sentimos, desde já, durante a nossa travessia aqui mesmo na terra, quando Ele nos toma pela mão e nos leva a descansar em verdes pastagens, isto é, em terreno seguro onde nós desfrutamos da Sua companhia. Jesus é o nosso Pastor, é Ele quem nos guia nos caminhos mais seguros.  É também Ele quem nos ajuda a atravessar os vales tenebrosos da nossa vida. Enquanto aqui estamos nós cultivamos a esperança de um dia habitar eternamente na casa do Senhor e gozarmos para sempre da plenitude da Sua presença. Por isso, devemos sempre afirmar: ”O Senhor é o meu pastor, nada me faltará!”

2ª Leitura - Filipenses 4,12-14.19-20 - “na miséria ou na abundância”

Nesta leitura São Paulo nos dá uma amostra de como pensa e age alguém que, porque já encontrou a verdadeira felicidade e o sentido da sua vida, não está sujeito às contingências do tempo presente. Em toda situação que enfrentar, ele terá confiança na providência de Deus e saberá que nunca será abandonado, por isso, permanece tranquilo. Tomando esta palavra como referencial, nós também, poderíamos fazer o exercício de sempre repetir: “tudo posso naquele que me dá forças ” e esperar confiantes qual a saída que o Senhor nos mostrará para resolvermos as nossas dificuldades. No entanto, muitas vezes, ao invés disso, nós nos atordoamos nos confundimos e ficamos no mato sem saída. Uma das coisas que mais deixam o coração de Deus triste é, com certeza, a nossa falta de confiança no Seu plano para a nossa vida. Se afirmamos que o Senhor é nosso pastor e que nada nos faltará podemos ter a certeza de que Ele também proverá esplendidamente todas as nossas necessidades e abençoará às pessoas que Ele escolheu como instrumento na nossa vida. – Você também sabe viver na miséria ou na abundância? – De onde você tem tirado força para enfrentar os problemas que surgem? – Você também tem afirmado que o Senhor é seu pastor e que nada lhe faltará?

Evangelho - Mateus 22,1-14 “Vinde para a festa”


Ao longo dos tempos Deus tem chamado todos os povos para a festa das Bodas do Seu Filho com a humanidade, no entanto, ontem, como hoje há aqueles que se escusam e não aceitam o Seu convite. Naquele tempo Jesus falava para os fariseus que não O aceitaram como Enviado do Pai, mas hoje Ele se dirige a todos os que não ainda abraçaram a Salvação que Ele oferece. A festa é o reino dos céus acontecendo desde já na nossa vida, é a celebração da vida em comunhão com Ele pelo poder do Seu Espírito Santo. O Banquete está pronto e há muitas maneiras de participar deste encontro de amor. O Banquete é a Eucaristia, "fonte e ápice de toda a vida cristã " (Do Catecismo). “A Eucaristia é verdadeiro banquete, onde Cristo se oferece como alimento.  Participar da Ceia do Senhor é não somente participar da Ceia que Jesus celebrou como memorial de sua paixão, morte e ressurreição, mas também já antecipar e saborear, na força do Espírito Santo, a Ceia do Banquete celeste, quando o próprio Esposo, Jesus, será o alimento eterno para sua Esposa. Em outras palavras: é uma ceia que começa na terra e durará no céu, por toda a eternidade” Retirado do blog http://www.domhenrique.com.br/index.php/doutrina-catolica/354-a-eucaristia-como-banquete-escatologico-   No entanto, para que permaneçamos na festa do reino, precisamos nos apropriar da veste que identifica o cristão atento, ou seja, a justiça, a paz, o amor e todas as virtudes que o Evangelho nos ensina. A mentalidade do mundo não pode servir como veste para participarmos do Banquete  preparado para nós. – Você já participa do Banquete preparado por Deus para todos os povos? – Como você tem tentado participar desta festa? Qual a veste que você tem usado? – O que é a Eucaristia para você?


4 comentários:

  1. Boa tarde Helena! Paz e Bem! Muito obrigado por essas reflexões do dia a dia me ajuda muito a saber o significado de cada leitura de cada dia Deus os abençoe e te Ilumine
    sempre,

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite! O meu também muito obrigado pelas vossas reflexões diárias. Com certeza, sempre inspiradoras. Que o Espirito Santo sempre te ilumine e lhe conceda muita sabedoria e discernimento.

    ResponderExcluir
  3. Realmente as reflexões são importantes para poder transformar o coração aumentando assim em aprendizado. Que Deus a ilumine sempre. Eunice Sousa Aiquara BA

    ResponderExcluir
  4. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir