.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Fiel no pouco, fiel no muito-Helena Serpa

19 /11/ 2017 - 33º Domingo do Tempo Comum - 1ª Leitura - Pr 31,10-13.19-20.30-31 -  “a mulher temente a Deus consegue o equilíbrio em tudo”
 A mulher forte é aquela que teme o Senhor e a Ele se dispõe a servir colocando os seus dotes a serviço da sua família e do mundo. O autor sagrado nos diz que ela vale muito mais do que as joias e que não se pode mensurar o seu valor pela sua beleza ou por seu encanto.  Podemos perceber, então, como Deus inspirou aos homens para que fosse dada à mulher a dignidade que lhe pertence. Se todas as mulheres entendessem o zelo e o carinho de Deus Pai pela sua missão aqui na terra, talvez o mundo fosse outro. A mulher tem a chave para fazer o homem feliz e, assim também, constituir uma família feliz. Dentro de cada mulher há um profundo apelo espiritual que a distingue do homem e faz com que ela seja perspicaz, intuitiva e iluminada. Porém, devemos ter em mente que uma mulher sozinha, sem Deus, pode ser uma inimiga ferrenha da felicidade de um lar. Muitas vezes, é da mulher que dependem o sustento e a estabilização da família. Por isso, não é à toa, que a mulher temente a Deus consegue o equilíbrio em tudo o que realiza e, por isso, obtém a confiança do homem. Maria, mãe de Jesus é o exemplo da “mulher forte”, habilidosa, caridosa, fiel e nela todas as mulheres da terra deveriam espelhar-se. Que o Senhor toque os corações das jovens do mundo de hoje a fim de que possam resgatar a imagem da mulher que está tão banalizada e materializada pelos homens. – Como você define o papel da mulher na sociedade? – Você, como mulher, se acha valorizada?  - E você, como homem tem sabido valorizar a mulher? – Você encontra diferença entre a mulher temente a Deus e a mulher que vive alheia a Deus?

 

Salmo - Sl 127,1-2.3.4-5 (R. 1a)

R. Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!

Os que temem o Senhor são todos os que trilham os seus caminhos e andam conforme a sua justiça. O salmista põe a família que teme o Senhor em evidência e revela as consequências das suas ações. Será feliz, terá filhos sadios, terá trabalho, será abençoada e tudo para ela irá bem. Que nós possamos cantar também este salmo de todo o coração proclamando a felicidade que reina nas nossas famílias.

2ª Leitura - 1Ts 5,1-6   -   “ esperança e vigilância”

As coisas do mundo não nos dão paz nem segurança, pelo contrário, apenas nos anestesiam e nos tiram a visão do que é valioso aos olhos de Deus. Por isso, São Paulo nos convida a caminhar na luz e não nas trevas. Viver nas trevas é viver na ignorância, sem tomar conhecimento da Palavra de Deus, das suas exortações, da sua lei.   Os filhos da luz, filhos do dia, não podem dormir na ignorância nem serem pegados de surpresa. A Palavra de Deus está sempre nos alertando e abrindo os olhos. Se, dormimos, é porque a Ela não damos credito. Não sabemos qual o tempo nem a hora em que o Senhor virá, porém temos a certeza de que Ele um dia voltará para nos levar para a Terra que o Pai nos prometeu. Isto, porém, não deve ser motivo de temor, mas de esperança e de vigilância. - O que você espera como consequência da vida que tem vivido? - O fato de meditar a Palavra de Deus tem lhe feito recuar de fazer alguma coisa errada? - Você se considera  filho (a) da luz ou das trevas?

Evangelho -  Mateus 25,14-30 - “fiel no pouco, fiel no muito”

Todos sabemos que temos dons, e que Deus nos premiou com talentos e virtudes, porém muitas vezes desprezamos os carismas que trazemos e deixamos de lado as aptidões que possuímos, por preguiça, por desleixo, porque não damos muita importância, ou porque não valorizamos e desconhecemos o nosso potencial.  No mínimo, todo homem e toda mulher recebem das mãos de Deus o dom da vida!  É o talento mais simples e ao mesmo tempo o talento mais importante. Quantas vezes nós esperamos que aconteçam na nossa vida coisas extraordinárias quando o Senhor só quer de nós que possamos viver a nossa vida, com alegria e confiança Nele. O medo nos leva a destruir a nossa capacidade de viver feliz. O querer muito, o achar tudo pouco nos faz perder o tempo precioso da nossa vida e a enterrar as pequenas oportunidades de viver bem. Para sermos fiéis no muito precisamos primeiramente, ser fiéis no pouco. A justiça de Deus consiste em fazer valer o Seu Plano de Amor para a nossa vida. Justo é que todos usemos e usufruamos de tudo quanto Deus providenciou para a nossa felicidade. Se possuirmos algum dom e não o estivermos usando, que possamos, agora, reverter esse quadro aproveitando o tempo que nos resta, depositando no Banco da vida tudo o que recebemos das mãos do Criador. Não percamos tempo: - O que você tem feito dos talentos que Deus lhe deu?  - Se você sabe cantar, tocar, aconselhar, pintar, escrever, escutar, por que não o faz?  - Se você tem o dom da palavra, da profecia, do ensino, da intercessão, do serviço ao altar de Deus, porque não os oferece para fazer multiplicar os seus talentos?  - Você já parou para pensar na grandeza que é a sua simples vida?  - Você aprecia a sua vida ou acha que a do outro é melhor que a sua?


Nenhum comentário:

Postar um comentário